Seminário Sul debate tendências em governança

Evento promoveu painéis e homenagens aos fundadores e coordenadores gerais do capítulo Santa Catarina, que completou 10 anos

  • 02/05/2024
  • Angelina Martins
  • Eventos

Especialistas debateram as últimas tendências em governança, inovação, sustentabilidade e liderança durante o Seminário Sul 2024 - Governanças Múltiplas: cenários, modelos e casos, realizado no dia 30 de abril, em Santa Catarina, na Vila dos Araçás - Lagoa da Conceição.

Em sua fala de abertura, a diretora-geral do IBGC, Valeria Café, enfatizou que a realização de um evento com o porte do seminário “só é possível graças ao trabalho de muitos, principalmente dos nossos associados, que voluntariaram seu tempo e experiência para fazer a curadoria dos conteúdos de hoje”, destacando os coordenadores dos capítulos IBGC no Sul do país, integrados por:

Paraná - Janete Anelli, coordenadora geral; e coordenadores, Adriano Machado, Dirceu Nunes de Faria Júnior, Marcos Leandro Pereira e Nilva Amalia Pasetto.
Rio Grande do Sul - Michelle Squeff, coordenadora geral; e coordenadores Andrea Pampanelli, Carlos Alberto Diehl e Clarice Martins Costa.
Santa Catarina - Léia Wessling, coordenadora geral; e coordenadores, Andriei José Beber, Bruno Bartelle Basso, Silvia Regina da Silva Marafon e Zélia Breithaupt Janssen.

Valeria apresentou aos mais de 200 participantes, números atuais dos capítulos Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina: “A atuação do IBGC nos capítulos cresce a cada dia por conta da dedicação de vocês à causa da governança corporativa. Hoje, 50% da nossa base de associados está nos capítulos do IBGC. Isso é uma ótima conquista”.

A diretora-geral do IBGC aproveitou o momento e apresentou alguns números para destacar a relevância local para o instituto:
- Mais de 630 associados nos capítulos PR, RS e SC.
- Em 2020, os três estados representaram 17,6% do PIB nacional, praticamente um sexto do total.
- A região Sul tem a segunda maior concentração de startups do Brasil, com 2.209, de acordo com Startups Report Brasil 2022-2023.
- Em 2023 o Sul empregou de maneira formal 8 milhões de pessoas, concentradas principalmente nas áreas de agropecuária, indústria, construção civil, comércio e setor de serviços.

No evento foram também celebrados os 10 anos do capítulo Santa Catarina, com um coquetel em homenagem a seus fundadores e aos coordenadores gerais nesse período: Alfredo Burghi (fundador e coordenador geral em 2015 e 2017); Bruno Salmeron (fundador); Carlos Rocha Velloso (fundador e coordenador geral 2019); Léia Bloemer Wessling (coordenadora geral 2024); Marcelo Gasparino da Silva (fundador e coordenador geral 2013) e Sergio Luiz Gargioni (fundador).

Antes de entregar as placas comemorativas aos homenageados, Márcia Aguiar, diretora de marketing e relacionamento disse acreditar que “todos saiam do evento com muitos novos conhecimentos e grandes reflexões”.

“A nossa homenagem aos fundadores e coordenadores é com mosaicos de cartão, produzidos a partir da coleta de cartões que, após o uso, seriam descartados na natureza. Estes cartões são triturados e transformados em produtos com valor agregado e utilidade”, explicou a diretora, enfatizando o direcionamento do instituto a ações de baixo impacto ambiental.

Ela convidou os presentes para participarem da terceira edição do Governança 360, no dia 15 de maio, e enfatizou o 25° Congresso IBGC que será realizado nos dias 8 e 9 de outubro, no WTC Events Center, em São Paulo.

Da programação do seminário constaram os painéis:
- Walk the talk: Cultura de integridade, com Viviane Lunelli, presidente da Lunelli Indústria do Vestuário, Alberto Conrad Lowndes, presidente da HACO; com moderação de Bruno Basso, coordenador do capítulo.
- Cidades inteligentes e governança de stakeholders, com Eduardo Eichenberger, fundador e CEO da Global Governance e Marcelo Gomes, CEO da Hurbana.
- Inovação e sustentabilidade na geração de valor para os negócios, com Eduardo Smith, CEO da Softplan e Ines Francke, gerente sênior de sustentabilidade, inteligência e governança da Natura & Co, e moderação de Andriei Beber, coordenador do capítulo.
- Modelos de negócios e governanças possíveis, com Diego Ramos, vice-presidente da ACATE e diretor geral da Teltec Solutions, Mauro Bellini, membro do comitê de inovação e estratégia da Marcopolo e Sergio Cadore, presidente do conselho de administração da Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí – Viacredi; e moderação de Michelle Squeff, coordenadora geral do capítulo Rio Grande do Sul.
- Liderança e a decisão colegiada nos conselhos, com Sandra Guerra, fundadora da Better Governance, conselheira há 29 anos e autora do livro "A Caixa-Preta da Governança"; e moderação de Léia Wessling, coordenadora geral do capítulo Santa Catarina.
- Governança para o futuro: cenários e o papel dos conselhos, com Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa da Gartner, e Mauro Cunha, conselheiro independente em diversas empresas, como Embraer, Klabin e AES Brasil; com moderação de Silvia Marafon, coordenadora do capítulo Santa Catarina. 

Foto: Fabrício Sousa


As comissões do IBGC são compostas integralmente por associados do instituto que atuam de forma colaborativa em 16 frentes temáticas. Conheça aqui as comissões e seus membros.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC