ibgc
ibgc
 
ibgc
 
Em junho de 2017, o Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, anunciou que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) lançará, até o final do ano, o "Indicador de Governança – IG-SEST", que analisará a aderência das empresas estatais aos princípios de governança corporativa e a adequação aos requisitos da Lei 13.303/2016. Criada em 21 de julho de 2016 por meio do decreto n. 8.818, a SEST substituiu o antigo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), ampliando suas competências. Para compreender o impacto do indicador na mensuração da governança das estatais, o IBGC em Foco deste mês entrevistou Mauro Ribeiro Neto, diretor do Departamento de Governança e Avaliação de Estatais da SEST, para a seção "Panorama Regulatório". Leia mais.
 
ibgc
 
Em Pauta
 
ibgc
 
Confira alguns dos principais destaques do 18º Congresso Anual IBGC, maior evento de governança corporativa do país. Evento realizado entre os dias 02 e 03 de outubro, reuniu aproximadamente 720 pessoas. Leia mais.
 
Artigo: "Por mais e melhores comitês de auditoria"
Por Alberto Whitaker e Luiz Martha
 
A atuação do comitê de auditoria, órgão de assessoramento e apoio ao conselho de administração, vem ganhando cada vez mais visibilidade e relevância na estrutura de governança das empresas e organizações brasileiras. Seu papel inclui apoiar o conselho no monitoramento da qualidade das demonstrações financeiras e dos controles internos e na avaliação e acompanhamento de questões relativas à conformidade, à integridade e ao gerenciamento de riscos da organização. Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) indicam que a presença de comitês de auditoria (ou de comitês dedicados a esse tema) nas empresas listadas em bolsa cresceu de 14,3% em 2005 para 31,9% em 2015.
Leia mais.
 
 
Lançamento da Cartilha de Implementação do Código Amec de Stewardship
 
Stewardship é um conceito novo, que mesmo fora do Brasil, não tem mais de 20 anos. Segundo Mauro Cunha, presidente-executivo da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), a melhor tradução para o conceito é a utilizada no título do Código Amec de Stewardship: princípios e deveres dos investidores institucionais. "O conceito remete a uma condução dos negócios em termos estratégicos e institucional. São princípios e deveres que regem, que dão concretude ao dever fiduciário do investidor institucional", explicou Cunha, durante evento de lançamento da cartilha de implementação, do código em 12 de setembro. Leia mais.
 
   
Ladislau Dowbor: "O capitalismo passa por mudanças profundas"
   
ibgc O sistema capitalista está entrando em uma nova fase, em que a produção de bens físicos perde importância, a velocidade e conexão das transações financeiras aumenta e as decisões passam a ser tomadas com base no resultado de complexos algoritmos e big data. E a consequência dessa mudança não será boa: maior concentração de renda, crise das instituições políticas e desastres ambientais. Quem pintou esse quadro nada otimista foi o economista Ladislau Dowbor, que esteve presente no seminário da Global Reporting Initiative no Brasil, realizado no dia 5 de setembro, na sede do IBGC. Dowbor é professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas e está lançando seu novo livro: Na Era do Capital Improdutivo. Leia mais.
   
 
Especialista fala sobre como a estratégia impacta diretamente a atividade do CEO
 
No mundo corporativo muito se discute sobre a relação entre o CEO e os conselheiros da empresa. Visto que o primeiro executa a estratégia definida pelos membros do board e tem como obrigação trazer resultados. E, para explorar melhor essa delicada relação, a Comissão de Conselho de Administração convidou como palestrante Dante Iacovone, executivo com 30 anos de experiência como diretor e CEO de empresas multinacionais, que hoje atua também como conselheiro de administração em empresas de capital aberto. Leia mais.
 
 
ibgc
 
   
IBGC Desenvolvimento
   
ibgc Luiz Carlos de Queiros Cabrera ministra a disciplina de "Relacionamento e decisões colegiadas do Curso para Conselheiros de Administração do IBGC. Na entrevista a seguir, ele fala mais sobre a temática dos vieses comportamentais dentro dos boards e sua relação com o instituto.
Leia mais.
   
 
 
ibgc Governança Familiar
 
O que é preciso para construir uma família empresária de sucesso no longo prazo?
 
A maioria das empresas familiares deixa de crescer ou mesmo não sobrevive à terceira geração. Algumas famílias, no entanto, conseguem superar essas dificuldades e conseguem prosperar. E o que essas famílias empresárias fizeram diferente? Alguns pesquisadores da Cambridge Advisors to Family Enterprise, grupo comandado pelo renomado professor John Davis, analisaram a base dados da revista Forbes para rastrear alguns exemplos bem-sucedidos e entender o que eles fizeram diferente.
Leia mais.
 
ibgc Governança em Estatais
 
Os desafios da atuação em conselhos de empresas estatais
 
Dois conselheiros independentes de grandes empresas estatais listadas dividiram suas experiências com a comunidade de Conselheiros Certificados IBGC (CCI) na noite do dia 18/09, na sede do instituto, em São Paulo. De um lado, Guilherme Affonso Ferreira, representante dos preferencialistas no board da Petrobras. Do outro, Luis Eduardo Assis, ex-diretor do Banco Central e membro do conselho da Sabesp.
Leia mais.
 
 
 
IBGC pelo Brasil
 
No mês de setembro, os capítulos IBGC realizaram uma série cursos e palestras. Confira o que aconteceu em algumas das regionais do instituto. Leia mais.

 
ibgc
ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc
 
MAIS INFORMAÇÕES
11 3185 4200 / ibgc-comunica@ibgc.org.br / http://ibgcemfoco.wixsite.com/ibgcemfoco