ibgc
ibgc
 
ibgc
 
Decreto e projeto de lei buscam instituir Política de Governança Pública baseada em pesquisa do TCU
 
Em 22 de novembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou o Decreto nº 9.203, que dispõe e aplica imediatamente, no âmbito federal, política de governança da administração pública. Na mesma data, foi apresentado o texto de um projeto de lei (PL 9163/2017) sobre o mesmo assunto, encaminhado para o Congresso Nacional e que, se aprovado pelas casas legislativas, ampliará a política de governança para os demais poderes, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Leia mais.
 
ibgc
 
Em Pauta
 
Conheça a evolução do programa CCI
 
ibgc O programa de certificação de conselheiros IBGC (CCI) completará, no próximo dia 05/03, dez anos de seu lançamento. Para continuar fiel aos seus objetivos, o IBGC apresentou à comunidade CCI, em 23/11, uma série de melhorias no processo de certificação de novos conselheiros de administração, que deverá entrar em vigor em abril de 2018. Leia mais.
   
 
 
IBGC publica livro sobre governança corporativa e a integridade empresarial
 
No último dia 27/11, para celebrar os seus 22 anos de fundação, o IBGC lançou o livro Governança Corporativa e Integridade Empresarial – Dilemas e Desafios, em coquetel em sua sede. O livro reúne 21 artigos escritos por profissionais com experiência em governança e trata de temas como compliance, gestão de risco, sustentabilidade e a ação de agências reguladoras. Leia mais. ibgc
   
 
 
IBGC realiza em Boston programa avançado para acionistas de empresas familiares
 
Entre os dias 12 e 16 de novembro, aconteceu a primeira edição do Programa Avançado de Governança para Acionistas de Empresas Familiares, em Boston (EUA). O curso foi uma iniciativa do IBGC em parceria com a PwC e o Cambridge Family Enterprise Group, fundado e presidido por John Davis, renomado estudioso em governança familiar. Leia mais.
   
 
Nova publicação do IBGC visa inspirar o pensar estratégico
 
ibgc Com o objetivo de inspirar os conselheiros a pensar estrategicamente, o IBGC lançou, no dia 08/11, mais a publicação: O Papel do Conselho de Administração na Estratégia das Organizações. "O documento quer colocar em destaque o pensar estratégico, porque se o conselho dominá-lo, ele pode se tornar um ativo real para a empresa", explicou Eliana Camargo, conselheira de administração e coordenadora da comissão de Estratégia do IBGC.
Leia mais.
   
 
ibgc Capital Aberto
 
Como relatar os princípios e práticas do Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas
 
Ao relatar as suas práticas de governança, as companhias precisam se preocupar com a clareza e autenticidade das informações, e não se o seu modelo atende a todas as boas práticas de mercado. Essa foi a recomendação de Claudia de Oliveira Hasler, gerente de Aperfeiçoamento de Normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sobre como preencher o novo formulário de referência que incorpora as recomendações do Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. Claudia participou, no dia 17/11 na sede do IBGC, da primeira atividade do ciclo de palestras "Implantação Consciente das Novas Regras". Leia mais.
 
 
ibgc Empresas Familiares
 
Artigo: Complementares, mas distintas
 
Empresas familiares têm papel decisivo no desenvolvimento econômico mundial. Entre 70% e 90% do PIB global vem dessas organizações, de acordo com o Family Firm Institute. Na América Latina e no Sudeste Asiático, a parcela de negócios controlados por famílias também varia entre 70% e 90%, segundo dados da consultoria McKinsey. Esse não é um fenômeno recente nem exclusivo de países em desenvolvimento.Empresas familiares têm papel decisivo no desenvolvimento econômico mundial. Entre 70% e 90% do PIB global vem dessas organizações, de acordo com o Family Firm Institute. Na América Latina e no Sudeste Asiático, a parcela de negócios controlados por famílias também varia entre 70% e 90%, segundo dados da consultoria McKinsey. Esse não é um fenômeno recente nem exclusivo de países em desenvolvimento. Na Alemanha, França e Itália, famílias detêm o controle de 75% das empresas, estima a European Family Businesses, federação europeia que representa associações nacionais de empresas familiares do Velho Continente; no Reino Unido, a parcela é de 65%. Algumas das maiores companhias dos Estados – e do globo – também são ligadas a famílias, como Berkshire Hathaway, Ford e Walmart. Leia mais.
 
 
"Não adianta você ter uma ideia se ninguém quiser comprar"
 
Qualquer novo empreendimento para dar certo precisa avaliar o mercado e, principalmente, definir uma robusta proposta de valor, segundo Mirela Rappaport, sócia-fundadora da InvestPort. Ela participou, no último dia 29/11, da 8ª Edição do Fórum Exclusivo para Empresas Familiares do IBGC. Leia mais.
 
   
IBGC pelo Brasil
   
ibgc
 
3ª edição do Seminário de Governança do Rio Grande do Sul teve público 40% maior
 
3ª edição do Seminário de Governança do Rio Grande do Sul teve público 40% maior que o anterior O IBGC e a American Chamber of Commerce for Brazil (AMCHAM) de Porto Alegre promoveram, no dia 17/11, o 3º Seminário de Governança Corporativa do Rio Grande do Sul. Este ano, o evento teve como tema "A Importância da Adoção das Melhores Práticas de Governança para as Empresas Familiares". Leia mais.
   
 
ibgc
 
 
ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc ibgc
 
MAIS INFORMAÇÕES
11 3185 4200 / ibgc-comunica@ibgc.org.br / http://ibgcemfoco.wixsite.com/ibgcemfoco