Segmento
Conselheiros
de Administração
CCI - 12 créditos
Duração - 24h


Curso
Avançado para
Conselheiros de Administração

O nível de dedicação e preparação requeridos aos conselheiros de administração tem se elevado progressivamente, tornando o treinamento e a educação continuada desses profissionais uma das maiores preocupações em governança.

Desenhado para fortalecer as competências desenvolvidas no Curso para Conselheiros de Administração, este treinamento oferece ferramentas para melhorar o desempenho do órgão central do sistema governança. Traz também atualização sobre os temas críticos para o conselho, como forma de garantir o papel de liderança desse colegiado nas organizações.

Oscar Boronat apresenta as novidades do Curso Avançado para Conselheiros de Administração

O que você vai aprender

COMUNICAÇÃO

A mecânica da comunicação no Conselho e a transmissão da mensagem para os membros

TOMADA DE DECISÃO

A importância da composição dos perfis para a tomada de decisão e o exercício do pensamento estratégico

CULTURA CORPORATIVA E PERFIS DE INTERAÇÃO

A importância da cultura organizacional e como ela interfere nos relacionamentos entre os membros do Conselho

APRESENTAÇÃO DE CASES

Relato de experiências e situações vividas por participantes do mercado em relação a temas específicos

ATUALIDADES E TENDÊNCIAS

Apresentações sobre temas relevantes que estão em evidência

Objetivos do curso

Discutir a eficácia e efetividade do papel do conselheiro de administração

Aprimorar as competências comportamentais do conselheiro

Atualizar os conselheiros sobre os temas críticos para o conselho, como forma de garantir o papel de liderança desse colegiado nas organizações

A quem se destina o curso?

Ex-alunos do curso para Conselheiros de Administração do IBGC, Conselheiros Certificados IBGC e membros de conselhos de administração e Consultivo.

Pré-seleção

A fim de garantir a adequação do programa às necessidades do profissional, os currículos dos candidatos serão previamente analisados, sendo facultado ao IBGC o critério para garantir a melhor diversidade e perfis em cada em turma.

Instrutores

Alberto Camões

Sócio-fundador do Grupo Stratus, firma brasileira de gestão de fundos de private-equity voltada ao middle-market. Atualmente é presidente ou membro de conselhos de administração de cinco empresas (Maestro, Stogas, Flex, Just Fit, BBM). Nos últimos 20 anos participou ou liderou mais de uma dúzia de outros conselhos de administração, inclusive o da primeira empresa com participação de fundos de private equity que foi listada e fez IPO no Bovespa Mais, a Senior Solution. Foi Partner do fundo Newbridge Latin America, afiliado ao Texas Pacific Group (TPG). Foi Head de fusões e aquisições do Banco Pactual. Trabalhou na McKinsey & Co. por vários anos, em projetos estratégicos, operacionais e organizacionais em diversos setores econômicos no Brasil, México e EUA. Foi no início de sua trajetória profissional engenheiro de campo sênior da Schlumberger, empresa líder mundial em serviços petrolíferos, tendo trabalhado no México e Argentina. Engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, com MBA pelo Insead.

Alexandre G. Silva

É Presidente do Conselho de Administração da EMBRAER e Conselheiro da Fíbria, Ultrapar, Votorantim Cimentos e Nitroquímica. Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou na Varig e no Centro Técnico Aeroespacial – CTA, em São José dos Campos. Presidiu a CELMA, empresa de revisão de turbinas aeronáuticas, durante o seu processo de privatização, concretizado em 1991. Continuou como Presidente da CELMA até 1996, quando a empresa foi adquirida por um de seus sócios controladores, a GE. Permaneceu na Presidencia da agora GE CELMA ate 2001, quando tornou-se Presidente e CEO da GE do Brasil, onde ficou ate final de 2007.

Alexandre G. Silva

É Presidente do Conselho de Administração da EMBRAER e Conselheiro da Fíbria, Ultrapar, Votorantim Cimentos e Nitroquímica. Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou na Varig e no Centro Técnico Aeroespacial – CTA, em São José dos Campos. Presidiu a CELMA, empresa de revisão de turbinas aeronáuticas, durante o seu processo de privatização, concretizado em 1991. Continuou como Presidente da CELMA até 1996, quando a empresa foi adquirida por um de seus sócios controladores, a GE. Permaneceu na Presidencia da agora GE CELMA ate 2001, quando tornou-se Presidente e CEO da GE do Brasil, onde ficou ate final de 2007.

Antonio Carlos Pipponzi

Foi CEO da Droga Raia de 1984 a 2010 e é Chairman da Raia Drogasil S.A. Desde 2011, é também Presidente do IDV (Instituto Desenvolvimento do Varejo) e Embaixador ENDEAVOR. É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica USP, Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas

Celso Ienaga

Engenheiro de Produção pela Poli-USP, Especialização em Áreas de Wealth Management pela Wharton School, Corporate Strategy pela Harvard Business School, Business Strategy pela University of Michigan, Service Marketing pela UC Berkeley, Organizational Development por IESE Business School(Spain) e Strategic Management e TQM pela AOTS (Association for Overseas Scholarship–Japan). Sócio principal da Dextron Management Consulting (boutique especializada em estratégia corporativa, finanças corporativas e governança corporativa em empresas familiares e multinacionais) desde 1992 e da DXCapital Business Advisory (assessoria focada na intermediação de operações de M&A) desde 2007. Anteriormente a Dextron, o Sr. Ienaga foi Sócio e Diretor de Consultorias Estratégicas Internacionais (Arthur D. Little, Ernst & Young, KepnerTregoe), de Holding de Investimentos, de Empresas Nacionais e Internacionais (ex.: Grupo Villares, ABB). Associado ao IBGC desde 2005, membro do Comitê de Estratégia desde 2011, ele já atuou e/ou atua como conselheiro de empresas nos setores de varejo, implementos agrícolas, produtos químicos, produtos de consumo, produtos e serviços em saúde, alta tecnologia e start ups. Mais recentemente, o Sr. Ienaga tem atuado como investidor e mentor de startups nas áreas de saúde, educação e agribusiness.

Celso Ienaga

Engenheiro de Produção pela Poli-USP, Especialização em Áreas de Wealth Management pela Wharton School, Corporate Strategy pela Harvard Business School, Business Strategy pela University of Michigan, Service Marketing pela UC Berkeley, Organizational Development por IESE Business School(Spain) e Strategic Management e TQM pela AOTS (Association for Overseas Scholarship–Japan). Sócio principal da Dextron Management Consulting (boutique especializada em estratégia corporativa, finanças corporativas e governança corporativa em empresas familiares e multinacionais) desde 1992 e da DXCapital Business Advisory (assessoria focada na intermediação de operações de M&A) desde 2007. Anteriormente a Dextron, o Sr. Ienaga foi Sócio e Diretor de Consultorias Estratégicas Internacionais (Arthur D. Little, Ernst & Young, KepnerTregoe), de Holding de Investimentos, de Empresas Nacionais e Internacionais (ex.: Grupo Villares, ABB). Associado ao IBGC desde 2005, membro do Comitê de Estratégia desde 2011, ele já atuou e/ou atua como conselheiro de empresas nos setores de varejo, implementos agrícolas, produtos químicos, produtos de consumo, produtos e serviços em saúde, alta tecnologia e start ups. Mais recentemente, o Sr. Ienaga tem atuado como investidor e mentor de startups nas áreas de saúde, educação e agribusiness.

Eliana Dutra

Primeira MCC Master Coach Certified pela International Coach Federation da América do Sul. Sócia-diretora da PRO-FIT Coach e Treinamento. Larga vivência em planejamento estratégico, recursos humanos e: Mentor Coach; Executive Coach; Criação de programa de formação para coaches profissionais; Criação e aplicação de programas de coaching em grupo objetivando treinamento e desenvolvimento da capacidade de liderança, qualidade de vida, gerenciamento de crise e administração de conflito; Criação de programas de Coaching para grupos de até 18 pessoas, por telefone; Formação de facilitadores para programas de coaching em grupo. Formação: Mentor Coach – Invite Change – USA; Coaching – Coach University – USA – 280 horas; Train the trainer – Coach University – USA – 32 horas; Fórum – Landmark Education – Fort Launderdale – Flórida; Especialização em Administração pela COPPEAD/UFRJ; Graduação em literatura pela PUC/RJ; ASTD San Francisco, California – 1998. Destaques: Autora do livro: COACHING – O QUE VOCÊ PRECISA SABER; Palestrante em Congressos de diversas regionais da ABRH; Primeira brasileira associada à ACTO; Associada à ICF desde 2000.

Gil Giardelli

Fundador e estudioso de inovação e Economia Digital. Estudou Desenho Industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP), Mass Communication na King’s College London, e Radical Innovation, Social Data, Beyond Innovation no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Lecionou na ESPM, FIA-LABFIN/PROVAR, INEPAD-USP e como professor convidado na Stanford University e MIT. Colunista de inovação na Band News foi eleito o 4º mais inovador da indústria Digital.

Gil Giardelli

Fundador e estudioso de inovação e Economia Digital. Estudou Desenho Industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP), Mass Communication na King’s College London, e Radical Innovation, Social Data, Beyond Innovation no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Lecionou na ESPM, FIA-LABFIN/PROVAR, INEPAD-USP e como professor convidado na Stanford University e MIT. Colunista de inovação na Band News foi eleito o 4º mais inovador da indústria Digital.

João Laudo de Camargo

Advogado pela PUC-RJ e mestre em direito comparado pela George Washington University. Atua há mais de 40 anos na área de direito empresarial. Foi Procurador do Município do RJ, Diretor da CVM e Diretor Jurídico da BNDESPAR. Atualmente é sócio do Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados, Procurador Aposentado do Estado do RJ e Coordenador Geral do Capítulo do IBGC no Rio de Janeiro. Palestrante em matérias relacionadas em direito societário e de governança corporativa. Autor de diversos textos jurídicos de natureza societária e do mercado de capitais.

Majo Martinez Campos

Majo Martinez Campos ingressou na Atento em 2007, no comando da Diretoria de RH. Em 2010, passou a integrar a Diretoria Corporativa de Desenvolvimento Organizacional da Companhia, em Madri, a fim de estabelecer as bases dessa atividade em nível internacional. Durante o período, foi responsável pela criação de políticas globais de pessoas e liderança, seleção, formação, motivação e reconhecimento não-financeiro de funcionários, desenvolvimento organizacional, gestão de clima, cultura, assessment, performance e sucessão. A executiva retornou ao Brasil para assumir a Vice presidência de Recursos Humanos, Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação Interna , tendo como um de seus principais desafios, implementar as políticas globais e colaborar com o crescimento do negócio no País. Com 31 anos de experiência na área, e ênfase em gerenciamento de equipes, principalmente, nos segmentos financeiro e de serviços, acumula passagens por empresas como ABN AMRO Real, Banco de Crédito Nacional e Banco Nacional. A VP é graduada em Psicologia e na Condução de Grupos e Diagnóstico Empresariais (Sociedade Brasileira em Dinâmica de Grupos), pós-graduada em Recursos Humanos pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e possui especialização em Recursos Humanos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), além de vários cursos de especialização em RH e administração de empresas no Brasil e no exterior.

Majo Martinez Campos

Majo Martinez Campos ingressou na Atento em 2007, no comando da Diretoria de RH. Em 2010, passou a integrar a Diretoria Corporativa de Desenvolvimento Organizacional da Companhia, em Madri, a fim de estabelecer as bases dessa atividade em nível internacional. Durante o período, foi responsável pela criação de políticas globais de pessoas e liderança, seleção, formação, motivação e reconhecimento não-financeiro de funcionários, desenvolvimento organizacional, gestão de clima, cultura, assessment, performance e sucessão. A executiva retornou ao Brasil para assumir a Vice presidência de Recursos Humanos, Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação Interna , tendo como um de seus principais desafios, implementar as políticas globais e colaborar com o crescimento do negócio no País. Com 31 anos de experiência na área, e ênfase em gerenciamento de equipes, principalmente, nos segmentos financeiro e de serviços, acumula passagens por empresas como ABN AMRO Real, Banco de Crédito Nacional e Banco Nacional. A VP é graduada em Psicologia e na Condução de Grupos e Diagnóstico Empresariais (Sociedade Brasileira em Dinâmica de Grupos), pós-graduada em Recursos Humanos pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e possui especialização em Recursos Humanos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), além de vários cursos de especialização em RH e administração de empresas no Brasil e no exterior.

Paulo Miguel

É diretor de investimentos e pesquisa econômica na GPS. Foi sócio e economista-chefe da Quest Investimentos entre 2005 e 2013. Foi professor de finanças internacionais e avaliação de empresas no INSPER/SP. É articulista econômico do jornal Folha de São Paulo. Paulo é mestre em economia pela FEA-USP e MBA pelo INSEAD.

Ricardo Egydio Setubal

Presidente do Conselho de Administração da Itautec. Membro do Conselho de Administração da Duratex. Membro suplente do Conselho de Adminstração da Itaú Investimentos. Administrador de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Fez curso de especialização em Harvard (Program Management Development). Membro do Conselho Familiar (Família ESA). Presidente do Conselho do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Ricardo Egydio Setubal

Presidente do Conselho de Administração da Itautec. Membro do Conselho de Administração da Duratex. Membro suplente do Conselho de Adminstração da Itaú Investimentos. Administrador de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Fez curso de especialização em Harvard (Program Management Development). Membro do Conselho Familiar (Família ESA). Presidente do Conselho do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Coordenador do curso

Oscar Boronat

Oscar Boronat é Conselheiro de Administração Independente, Especialista em Governança Corporativa e Coach de Lideranças. Foi CFO, COO e CEO da Pilkington BP na América do Sul e Europa. É Conselheiro de Administração Certificado e Coordenador da Comissão da Comunidade CCI do IBGC. Membro Certificado do ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social e do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. É Membro do Singapore Institute of Directors (MSID). Tem participado de Conselhos de Administração e Comitês em empresas multinacionais e familiares na América do Sul e Europa por mais de 25 anos. Economista pelo Mackenzie, MBA pela FIA, IEP pelo IMD/IMI e AMP pela Harvard Business School. Foi Professor Visitante da Judge Business School da Universidade de Cambridge de 2002 a 2004 e é Alumni Career Counsellor do IESE.

Próximas Datas

12ª Edição - SP

2,3 e 4 de abril

13ª Edição - SP

6,7 e 8 de novembro

Qual o valor do Investimento?

Associado
R$ 7.470,00

3 x no boleto
3% desconto à vista

Não Associado
R$ 9.270,00

3 x no boleto
3% desconto à vista

Informações Extras

Sede do IBGC

Av. das Nações
Unidas, 12.551
21º andar

Edifício WTC São
Paulo / SP

Política de desconto
para grupos, entrar
em contato:

secretaria@ibgc.org.br

carga horária 24h

Incluído almoço,
coffee breaks e
material didático
digital

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