Segmento
Conselheiros
de Administração
CCI - 12 créditos
Duração - 24h


Conheça os palestrantes da última edição
Avançado para
Conselheiros de Administração

O nível de dedicação e preparação requeridos aos conselheiros de administração tem se elevado progressivamente, tornando o treinamento e a educação continuada desses profissionais uma das maiores preocupações em governança.

Desenhado para fortalecer as competências desenvolvidas no Curso para Conselheiros de Administração, este treinamento oferece ferramentas para melhorar o desempenho do órgão central do sistema governança. Traz também atualização sobre os temas críticos para o conselho, como forma de garantir o papel de liderança desse colegiado nas organizações.

Oscar Boronat apresenta as novidades do Curso Avançado para Conselheiros de Administração

O que você vai aprender

COMUNICAÇÃO

A mecânica da comunicação no Conselho e a transmissão da mensagem para os membros

TOMADA DE DECISÃO

A importância da composição dos perfis para a tomada de decisão e o exercício do pensamento estratégico

CULTURA CORPORATIVA E PERFIS DE INTERAÇÃO

A importância da cultura organizacional e como ela interfere nos relacionamentos entre os membros do Conselho

APRESENTAÇÃO DE CASES

Relato de experiências e situações vividas por participantes do mercado em relação a temas específicos

ATUALIDADES E TENDÊNCIAS

Apresentações sobre temas relevantes que estão em evidência

Objetivos do curso

Discutir a eficácia e efetividade do papel do conselheiro de administração

Aprimorar as competências comportamentais do conselheiro

Atualizar os conselheiros sobre os temas críticos para o conselho, como forma de garantir o papel de liderança desse colegiado nas organizações

A quem se destina o curso?

Ex-alunos do curso para Conselheiros de Administração do IBGC, Conselheiros Certificados IBGC e membros de conselhos de administração e Consultivo.

Pré-seleção

A fim de garantir a adequação do programa às necessidades do profissional, os currículos dos candidatos serão previamente analisados, sendo facultado ao IBGC o critério para garantir a melhor diversidade e perfis em cada em turma.

Conheça os palestrantes da 10ª edição

Antonio Carlos Pipponzi

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI- USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP). Desde 1977 trabalha na Droga Raia, onde foi Diretor Administrativo e Financeiro de 1982 a 1993, Diretor Superintendente de 1994 a 2003 e Presidente de 2003 até 2011, quando foi realizada a fusão da Droga Raia com a Drogasil. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da RD Raia Drogasil S.A. e também do IDV Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, além de atuar como Embaixador do Endeavor.

Alberto Camões

Sócio-fundador do Grupo Stratus, firma brasileira de gestão de fundos de private-equity voltada ao middle-market. Atualmente é presidente ou membro de conselhos de administração de cinco empresas (Maestro, Stogas, Flex, Just Fit, BBM). Nos últimos 20 anos participou ou liderou mais de uma dúzia de outros conselhos de administração, inclusive o da primeira empresa com participação de fundos de private equity que foi listada e fez IPO no Bovespa Mais, a Senior Solution. Foi Partner do fundo Newbridge Latin America, afiliado ao Texas Pacific Group (TPG). Foi Head de fusões e aquisições do Banco Pactual. Trabalhou na McKinsey & Co. por vários anos, em projetos estratégicos, operacionais e organizacionais em diversos setores econômicos, no Brasil, México e EUA. Foi no início de sua trajetória profissional engenheiro de campo sênior da Schlumberger, empresa líder mundial em serviços petrolíferos, tendo trabalhado no México e Argentina. Engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, com MBA pelo Insead.

Alberto Camões

Sócio-fundador do Grupo Stratus, firma brasileira de gestão de fundos de private-equity voltada ao middle-market. Atualmente é presidente ou membro de conselhos de administração de cinco empresas (Maestro, Stogas, Flex, Just Fit, BBM). Nos últimos 20 anos participou ou liderou mais de uma dúzia de outros conselhos de administração, inclusive o da primeira empresa com participação de fundos de private equity que foi listada e fez IPO no Bovespa Mais, a Senior Solution. Foi Partner do fundo Newbridge Latin America, afiliado ao Texas Pacific Group (TPG). Foi Head de fusões e aquisições do Banco Pactual. Trabalhou na McKinsey & Co. por vários anos, em projetos estratégicos, operacionais e organizacionais em diversos setores econômicos, no Brasil, México e EUA. Foi no início de sua trajetória profissional engenheiro de campo sênior da Schlumberger, empresa líder mundial em serviços petrolíferos, tendo trabalhado no México e Argentina. Engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, com MBA pelo Insead.

Cristina Palmaka

Cristina Palmaka é Presidente da SAP Brasil desde outubro de 2013 e atua no setor de TI há mais de 30 anos. É reconhecida por sua abordagem estratégica para liderar equipes e empresas na busca de resultados bem-sucedidos através da inovação e do foco em negócios. Antes de ingressar na SAP, Cristina atuou em cargos executivos seniores de grandes empresas de tecnologia, entre elas Microsoft, HP e Philips. Seu vasto conhecimento e experiência em estratégias de liderança e vendas têm sido fundamentais para ampliar a mensagem sobre como a tecnologia pode facilitar o crescimento dos negócios e apoiar o desenvolvimento econômico dos países. Ao longo de sua trajetória profissional, Cristina recebeu importantes reconhecimentos do mercado, incluindo a premiação "Executivo de Valor" de 2016 (CEO do Ano) - voltado para líderes empresariais do país e que é concedido pelo Valor Econômico, o mais prestigiado jornal brasileiro de Economia e Negócios e o “Top CEO Brasil” de 2017, lista feita pela revista Forbes que elege os 25 principais presidentes de empresas do País.

Fernando Antonio Ribeiro Serra

É Doutor em Engenharia pela PUC-Rio e foi Diretor Acadêmico da HSM. É professor e pesquisador do PPGA da Universidade Nove de Julho. Tem atuado como conselheiro e consultor de empresas, além da mentoria de executivos. Tem como especialidade alinhamento estratégico e tomada de decisão executiva. Atuou e atua como executivo e consultor em empresas de porte, antes e depois de se dedicar à vida acadêmica. Possui mais de 20 anos de atuação na área de ensino como coordenador de cursos, professor e pesquisador, tendo atuado como professor em instituições de renome no Brasil, onde obteve grande êxito e reconhecimento na construção de cursos e produtos educacionais para empresas e executivos. É autor de livros nas áreas de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo.

Fernando Antonio Ribeiro Serra

É Doutor em Engenharia pela PUC-Rio e foi Diretor Acadêmico da HSM. É professor e pesquisador do PPGA da Universidade Nove de Julho. Tem atuado como conselheiro e consultor de empresas, além da mentoria de executivos. Tem como especialidade alinhamento estratégico e tomada de decisão executiva. Atuou e atua como executivo e consultor em empresas de porte, antes e depois de se dedicar à vida acadêmica. Possui mais de 20 anos de atuação na área de ensino como coordenador de cursos, professor e pesquisador, tendo atuado como professor em instituições de renome no Brasil, onde obteve grande êxito e reconhecimento na construção de cursos e produtos educacionais para empresas e executivos. É autor de livros nas áreas de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo.

João Laudo de Camargo

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (1977). Mestre em Direito Comparado na George Washington University (1979). Atua há mais de 35 anos na área de Direito Empresarial, com sólida experiência na realização de operações estruturadas (project finance) e outras relacionadas com o mercado de capitais.Foi sócio do Escritório de Advocacia Laudo de Camargo, Procurador do Município do Rio de Janeiro, Diretor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, Diretor Jurídico da BNDES Participações S/A – BNDESPAR, Membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é Sócio Sênior do Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados e Coordenador do Capítulo do IBGC no Rio de Janeiro. Realiza palestras sobre Governança Corporativa e é autor de vários artigos publicados em jornais e revistas especializadas.

Maximiliano Carlomagno

É sócio fundador da Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa. Trabalhou com 16 das 100 empresas mais inovadoras do Brasil entre elas Boticário, Avon, Roche, Ache Sanofi, Coca-Cola, Braskem, Danone, Alphaville Urbanismo, Volvo, ArcelorMittal, Brasilprev, Banco Cetelem entre outras. É administrador e mestre em administração com ênfase em estratégia empresarial. Professor convidado de cursos de MBA. Certificate em Estratégia e inovação pelo MITSloan com cursos de extensão em Berkeley, Columbia e Stanford. Investidor anjo de startups, membro do conselho de aceleradora de startups WOW, presidente do comitê de inovação da Amcham, coordenador do GT de governança em Startups do IBGC e mentor de empreendedores na Endeavor. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática e Práticas dos inovadores. Foi palestrante do Latin America Conference em Boston no MIT.

Maximiliano Carlomagno

É sócio fundador da Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa. Trabalhou com 16 das 100 empresas mais inovadoras do Brasil entre elas Boticário, Avon, Roche, Ache Sanofi, Coca-Cola, Braskem, Danone, Alphaville Urbanismo, Volvo, ArcelorMittal, Brasilprev, Banco Cetelem entre outras. É administrador e mestre em administração com ênfase em estratégia empresarial. Professor convidado de cursos de MBA. Certificate em Estratégia e inovação pelo MITSloan com cursos de extensão em Berkeley, Columbia e Stanford. Investidor anjo de startups, membro do conselho de aceleradora de startups WOW, presidente do comitê de inovação da Amcham, coordenador do GT de governança em Startups do IBGC e mentor de empreendedores na Endeavor. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática e Práticas dos inovadores. Foi palestrante do Latin America Conference em Boston no MIT.

Roberto Egydio Setubal

É Co-Presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A. Iniciou sua carreira no banco em 1980, tendo ocupado diversas posições até ser nomeado em 1994 para presidir a instituição até abril de 2017. Desde 1994 Roberto Setubal é membro da International Monetary Conference. De 1997 até 2000, foi Presidente da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e de 2011 a 2017 foi presidente do Conselho da instituição. É membro do Conselho de Administração do IIF (Institute of International Finance), tendo ocupado o cargo de vice-chairman entre 2003 e 2014. Em 2002, Roberto Setubal tornou-se membro do International Advisory Committee do Federal Reserve Bank de New York e em 2003 foi escolhido como membro do Conselho Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) onde permanece ainda hoje. Desde de 1º de outubro de 2017, Roberto Setubal passou a fazer parte do Conselho de Administração da Shell. É ainda membro-fundador e Presidente do Comitê Executivo da Fundação Itaú Social, que desenvolve programas sociais com foco em educação em parceria com UNICEF e outras ONGs. Roberto também é membro do Comitê Executivo do Instituto Itaú Cultural, braço do grupo focado na democratização e valorização da cultura nacional. Roberto Setubal é graduado em Engenharia de Produção, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Master of Science em Engenharia, pela Stanford University.

Roberto S. Waack

Diretor Presidente da Fundação Renova, dedicada à reparação e restauração do Rio Doce, MG. Sócio fundador da Amata S. A. onde exerceu a função de CEO e posteriormente Presidente de seu Conselho de Administração. Co-fundador da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura. Foi Presidente do Conselho Internacional do FSC – Forest Stewardship Council e do WWF no Brasil. Foi membro de conselhos de organizações como GRI – Global Reporting Initiative, Instituto Ethos, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ISE Bovespa e EPC/FGV – Empresas para o Clima da Fundação Getúlio Vargas, IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e de outras organizações nacionais e internacionais relacionadas à sustentabilidade, mudanças climáticas, florestas e agricultura. Foi presidente da Orsa Florestal e diretor de empresas farmacêuticas como Boehringer Ingelheim, Vallée e Pasteur Mérieux. Biólogo e Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo, com concentração na área da Nova Economia Institucional.

Roberto S. Waack

Diretor Presidente da Fundação Renova, dedicada à reparação e restauração do Rio Doce, MG. Sócio fundador da Amata S. A. onde exerceu a função de CEO e posteriormente Presidente de seu Conselho de Administração. Co-fundador da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura. Foi Presidente do Conselho Internacional do FSC – Forest Stewardship Council e do WWF no Brasil. Foi membro de conselhos de organizações como GRI – Global Reporting Initiative, Instituto Ethos, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ISE Bovespa e EPC/FGV – Empresas para o Clima da Fundação Getúlio Vargas, IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e de outras organizações nacionais e internacionais relacionadas à sustentabilidade, mudanças climáticas, florestas e agricultura. Foi presidente da Orsa Florestal e diretor de empresas farmacêuticas como Boehringer Ingelheim, Vallée e Pasteur Mérieux. Biólogo e Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo, com concentração na área da Nova Economia Institucional.

Oscar Boronat

Oscar Boronat é Conselheiro de Administração Independente, Especialista em Governança Corporativa e Coach de Lideranças. Foi CFO, COO e CEO da Pilkington BP na América do Sul e Europa. É Conselheiro de Administração Certificado e Coordenador da Comissão da Comunidade CCI do IBGC. Membro Certificado do ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social e do Conselho de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. É Membro do Singapore Institute of Directors (MSID). Tem participado de Conselhos de Administração e Comitês em empresas multinacionais e familiares na América do Sul e Europa por mais de 25 anos. Economista pelo Mackenzie, MBA pela FIA, IEP pelo IMD/IMI e AMP pela Harvard Business School. Foi Professor Visitante da Judge Business School da Universidade de Cambridge de 2002 a 2004 e é Alumni Career Counsellor do IESE.

Próxima Data

11ª Edição - SP

3,4 e 5 de dezembro

Qual o valor do Investimento?

Associado
R$ 7.470,00

3 x no boleto
3% desconto à vista

Não Associado
R$ 8.910,00

3 x no boleto
3% desconto à vista

Informações Extras

Sede do IBGC

Av. das Nações
Unidas, 12.551
21º andar

Edifício WTC São
Paulo / SP

Política de desconto
para grupos, entrar
em contato:

secretaria@ibgc.org.br

carga horária 24h

Incluído almoço,
coffee breaks e
material didático
digital

Baixe o
programa
completo,
clique aqui