Segunda-feira
1 de outubro


Sessão de Abertura do Congresso

Uma nova visão para o sistema de governança corporativa

Palestrante:

Ricardo Setubal, presidente do Conselho de Administração do IBGC


Sessão

Legado e inovação: convergências e dilemas

Nesta sessão serão abordadas, sob o ponto de vista de presidentes de grandes companhias, as possíveis convergências entre legado e inovação. E ainda, quais os dilemas que surgem para altos executivos que desejam integrar esses dois mundos: o direcionamento para a inovação e a necessidade de perpetuidade e legado das empresas. Os palestrantes falarão também sobre o papel da liderança no fomento à inovação e à adoção de novos modelos de gestão e negócios e de que forma esses desafios se unem à governança.

Palestrantes:

Fabio Schvartsman, presidente da Vale

Sergio Rial, presidente do Santander Brasil

Tania Cosentino, presidente da Schneider Electric América Latina


Sessão

Panorama internacional de fomento à inovação

Nesta sessão será apresentado o panorama internacional de inovação, considerando os múltiplos stakeholders envolvidos nos ecossistemas israelense e americano. A ideia é que se possa fazer uma leitura crítica sobre como podemos aprender com os ecossistemas de realidades tão distintas e aproveitar essas lições para trazer para a mesa investidores, governo, universidade e instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Palestrantes:

Evan Epstein, fundador e Partner da Pacifica Global

Guilherme Ary Plonski, mestre e doutor em Engenharia de Produção, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)

Coffee Break


Sessão

Conciliando inovação e objetivos de curto prazo

Inovação e resultados de curto prazo são elementos mutuamente excludentes? Esta é a pergunta-chave que irá nortear esta sessão, que contará com a participação de Rodrigo Galindo. O executivo falará sobre os estágios de governança que a Kroton percorreu, bem como a geração de valor no curto e longo prazos, a partir de projetos de transformação digital e mecanismos de inovação nas estruturas internas.

Palestrante:

Rodrigo Galindo, CEO da Kroton


Sessões Paralelas

Sessão

Trilha Familiar

Legado que inspira: desafios da inovação em empresas familiares

Esta sessão irá apresentar os contrapontos entre legado e inovação no contexto de empresas familiares. A relação de legado com inovação se dá a partir de valores sólidos e se pode destacar, nesse sentido, o espírito empreendedor como grande catalisador da inovação.

Palestrantes:

Jacques Marcovitch, professor Emérito da FEA-USP

Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa

Sessão

Trilha Mercado de Capitais

Caminhos para implantar e manter uma cultura de inovação e atrair investidores

Esta sessão abordará os caminhos percorridos por empresas de setores tradicionais para implantar e manter uma cultura voltada à inovação, além dos principais desafios e estratégias para contorná-los. A sessão trará, também, maneiras de conciliar uma estratégia de longo prazo e inovação diante da pressão por resultados de curto prazo no mercado de capitais, sem perder de vista a necessidade de atrair e reter investidores.

Palestrantes:

Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex

Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury

Almoço


Sessões Paralelas

Sessão

Trilha Familiar

Legado que se renova: casos de inovação em empresas familiares

Como equilibrar na balança a necessidade de preservação dos valores com a renovação e transformação saudável de empresas familiares? Esta é a questão que orientará esta sessão, que apresentará o papel das novas gerações na renovação de negócios familiares, seguida da apresentação de caso de sucesso.

Palestrantes:

Daniel Mendez, fundador e Presidente da Sapore

Helena McDonnell, partner da Cambridge Institute for Family Enterprise

Sessão

Trilha Mercado de Capitais

Estruturas e modelos de governança que favorecem a inovação

Esta sessão falará sobre como o mercado de capitais avalia as diferentes estruturas societárias e o impacto na governança e no fomento à inovação. Nesse sentido, a visão de longo prazo aparece como elemento essencial, considerando os aspectos que vêm sendo avaliados. Serão discutidas as estruturas de governança que mais favorecem a inovação, bem como novos modelos adotados. Por um lado, ouviremos sobre as estruturas de “uma ação, um voto”; e em contraponto, outras estruturas societárias que têm sido adotadas por empresas com perfil inovador.

Palestrantes:

Henrique Lang, sócio do Pinheiro Neto Advogados

Maria Helena Santana, conselheira de Administração de Companhias Abertas

Raman Subramanian, head of Americas and EMEA, Equity Solutions Research da MSCI

Coffee Break


Sessão

Impactos da inovação no relacionamento institucional

A inovação aporta novas complexidades no relacionamento das empresas com a sociedade e os governos, principalmente. Esta sessão visa discutir sobre como a inovação poderá ajudar as empresas a se tornarem mais robustas na prática ética, tomando para si o protagonismo no relacionamento institucional com os diversos públicos. E ainda, quais são as oportunidades que se colocam frente aos inúmeros desafios que surgem nesse campo.

Palestrante:

Walfrido Warde, sócio-fundador do Warde Advogados

Moderador:

Henrique Lian, head of public affairs & media relations da Proteste


Sessão

Governança no Brasil: avanços e retrocessos

* Programação sujeita a alterações.