Terça-feira
2 de outubro


Sessão

Transformação digital e seus impactos nas empresas e mercados

Vivemos em um mundo conectado e a revolução digital já transformou o modo como o mundo e os negócios são conduzidos. Mas como adaptar os negócios de maneira assertiva e aproveitar ao máximo os recursos e possibilidades que este cenário oferece? Trabalhar em sintonia com o mundo é fundamental! Liderança em tempos exponenciais, negócios disruptivos e novas formas de se fazer negócios são alguns dos temas que serão abordados.

Palestrantes:

Gil Giardelli, estudioso de inovação e Economia Digital

Silvio Meira, professor Emérito da UFPE e Pesquisador Sênior do ISI-TICS


Sessão

Panorama nacional de inovação

Nesta sessão será apresentado o panorama nacional de inovação, considerando os múltiplos stakeholders envolvidos no ecossistema. A ideia é que se possa fazer uma leitura crítica, traçando um paralelo entre o panorama internacional, apresentado no primeiro dia do Congresso, e a realidade brasileira.

Palestrante:

Carlos Alberto Schneider, superintendente Geral da Fundação CERTI

Coffee Break


Sessão

Visões setoriais sobre tecnologias emergentes e novos modelos de negócio

Como a inovação e a tecnologia têm possibilitado e fomentado a criação de novos negócios e mesmo alterado a forma de se fazer negócios? A partir de visões setoriais, esta sessão trará relatos sobre transformações nas diversas empresas, respectivas cadeias de valor e setores. Nesse contexto, a sessão busca fazer refletir sobre de que forma a inovação desafia a lógica setorial de negócios.

Palestrante:

Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil


Sessão

Evolução da cultura organizacional e diversidade como diferencial competitivo

Esta sessão se propõe a discutir o fator humano e relacional face às novas tecnologias. De que forma a cultura organizacional, as relações de trabalho e a formação de equipes se transformam e evoluem, considerando o contexto das tecnologias emergentes? Como a diversidade surge, cada vez com mais força, como um diferencial competitivo e uma fonte de inovação dentro das empresas ?

Palestrantes:

Carlos Piazza, professor de pós-graduação e MBAs, palestrante nacional e internacional, autor e mentor de hackathons

Gabriela Agustini, fundadora e Diretora Executiva da Olabi

Viviane Mansi, diretora regional de relações públicas e comunicação da Toyota para a América Latina

Almoço


Sessões Paralelas

Sessão

Trilha Familiar

O papel das novas gerações na reinvenção da gestão dos negócios familiares

Como as empresas familiares podem se preparar para inovar, no presente e no futuro? E qual o papel das novas gerações nesse contexto? Como prepará-las para manter e reinventar os negócios familiares? Estas e outras perguntas-chave direcionam a interação entre os palestrantes desta sessão. Será apresentado, também, o caso de uma empresa familiar brasileira que marcou gerações, perpetuando seus valores e espírito empreendedor.

Palestrantes:

Mauricio de Sousa, fundador da Mauricio de Sousa Produções

Mirela Rappaport, sócia fundadora da InvestPort

Sessão

Trilha Mercado de Capitais

Governança como caminho para a renovação: de setores tradicionais à tecnologia

Esta sessão abordará de que forma a transformação (ou inovação) pode vir pelo caminho da governança e quais são os passos que as empresas vêm trilhando para criar um ambiente favorável à inovação. Participam da mesa representantes de empresas de setores tradicionais que buscam se renovar, empresas que já nasceram com a inovação em seu DNA e empresas que utilizam tecnologia como base para seus negócios.

Palestrante:


Rony Meisler, presidente do Grupo Reserva

Coffee Break


Sessão

Questões sociais e éticas relacionadas à inovação

Novas formas de se fazer negócio surgem com as tecnologias emergentes e o constante incentivo à inovação. A partir disso, que questões sociais e éticas emergem e de que forma as empresas podem se preparar para essa realidade? Como agendar questões como segurança da informação e transparência, num contexto onde as relações empresariais e sociais são amplamente alteradas pela tecnologia?


Sessão

O papel dos conselheiros no fomento à inovação

Esta sessão abordará o papel do Conselho no direcionamento e fomento à inovação. Quais são os novos conhecimentos necessários, como conciliar o modelo de negócio atual com oportunidades que surgem a partir da tecnologia, por vezes em diferentes setores. Essas e outras questões pautarão as falas e a interação entre os palestrantes.

Palestrante:

José Luciano Penido, Presidente do Conselho de Administração da Fibria


Sessão

Ecossistema de Governança: Inovação e Legado

* Programação sujeita a alterações.