Terça-feira
2 de outubro

8h00 - 8h15


Palestra pocket

Certificação

Palestrante:

Adriane de Almeida, superintendente de Desenvolvimento do IBGC

8h30 - 9h00


Sessão

Transformação digital e seus impactos nas empresas e mercados

Vivemos em um mundo conectado e a revolução digital já transformou o modo como o mundo e os negócios são conduzidos. Mas como adaptar os negócios de maneira assertiva e aproveitar ao máximo os recursos e possibilidades que este cenário oferece? Trabalhar em sintonia com o mundo é fundamental! Liderança em tempos exponenciais, negócios disruptivos e novas formas de se fazer negócios são alguns dos temas que serão abordados.

Palestrante:

Silvio Meira, professor Emérito da UFPE e Pesquisador Sênior do ISI-TICS

9h00 - 9h30


Sessão

Questões sociais e éticas relacionadas à governança

Esta sessão falará sobre questões sociais e éticas e sua relação com governança corporativa. Em sua abordagem, Alexandre Di Miceli busca compartilhar o que pode levar pessoas comuns a agir de maneira antiética ou até mesmo ilegal nas organizações, assim como evitar que isso aconteça. A análise de Di Miceli une conhecimentos da psicologia social e neurociência a situações concretas do mundo dos negócios.

Palestrante:

Alexandre Di Miceli, palestrante, consultor, professor, pesquisador e escritor dedicado à governança corporativa e ética empresarial

9h30 - 10h25


Sessão

Panorama nacional de inovação

Nesta sessão será apresentado o panorama nacional de inovação, considerando os múltiplos stakeholders envolvidos no ecossistema. A ideia é que se possa fazer uma leitura crítica, traçando um paralelo entre o panorama internacional, apresentado no primeiro dia do Congresso, e a realidade brasileira.

Palestrantes:

Carlos Alberto Schneider, superintendente Geral da Fundação CERTI

Gabriela Agustini, fundadora e diretora executiva do Olabi

Lucilene Prado, partner do Derraik & Menezes Advogados

Moderador:

Nelson Blanco, VP of Global Sales na TMF Group

10h25 - 10h50
Coffee Break

10h25 - 10h35


Corner Startup

Beenoculus

A Beenoculus desenvolve soluções end-to-end em XR para grandes e médias empresas atendendo praticamente todos os setores da economia com educação/treinamento de recursos humanos e na melhoria de processos. Também atuamos como uma Venture Builder acelerando a inovação em Educomunicação para escalar modelos de negócios inovadores, transformadores e disruptivos como a BEETOOLS, uma inovadora metodologia e escola de ensino de idiomas, a JUNGLEBEE uma criativa e tecnológica produtora de audiovisual 360 e Cinematic VR XR - eXtendend Reality (realidade estendida), que envolve as tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista, são novas linguagens de educomunicação que irão transformar o mundo como o conhecemos. A Beenoculus está na vanguarda desse movimento na América Latina, liderando os esforços em inovação, pesquisa e desenvolvimento de hardware e software para que a tecnologia chegue a um número cada vez maior de pessoas. XR trata-se de novas “interfaces homem X computador” em linguagem natural que possibilitam às pessoas acesso ao conhecimento através de experiências memoráveis e engajadoras. Em XR estão as mais poderosas linguagens de educomunicação já inventadas. XR transforma as pessoas em protagonistas, é o último passo antes da prática.

Palestrante:

Rawlinson Peter Terrabuio, cofundador e CEO da BEENOCULUS

10h25 - 10h35


Corner Inovação em gestão pública

Centro de Liderança Pública

Fundado em 2008, o CLP é uma organização social que tem como objetivo transformar o Brasil, desenvolvendo líderes públicos e mobilizando a sociedade em causas estruturais para um Estado melhor. Reunimos e capacitamos pessoas de todo o país capazes de fortalecer a democracia, as instituições públicas e de promover uma vida mais digna a todos os cidadãos, em uma rede qualificada de líderes transformadores que troca experiências e conhecimento. Oferecemos conteúdo online, cursos locais, personalizados, e uma pós-graduação com especialistas em diagnosticar problemas e implementar políticas públicas de impacto. Mobilizamos e engajamos a sociedade e os líderes públicos em uma frente de advocacy que defende causas que permeiam a construção de um Estado mais justo e democrático, consolidando transformações duradouras.

Palestrante:

Luana Tavares, diretora Vice-presidente do CLP

10h50 - 12h05


Sessão

Visões setoriais sobre tecnologias emergentes e novos modelos de negócio

Como a inovação e a tecnologia têm possibilitado e fomentado a criação de novos negócios e mesmo alterado a forma de se fazer negócios? A partir de visões setoriais, esta sessão trará relatos sobre transformações nas diversas empresas, respectivas cadeias de valor e setores. Nesse contexto, a sessão busca fazer refletir sobre de que forma a inovação desafia a lógica setorial de negócios.

Palestrantes:

Luiz de Luca, Advisor no Laura.br Inteligência Artificial

Marcelo Câmara, executivo do InovaBra

Reginaldo Morikawa, diretor superintendente da Korin Agropecuária

Moderadora:

Leila Abraham Loria, membro do Conselho de Administração do IBGC

12h05 - 13h05


Sessão

Evolução da cultura organizacional e diversidade como diferencial competitivo

Esta sessão se propõe a discutir o fator humano e relacional face às novas tecnologias. De que forma a cultura organizacional, as relações de trabalho e a formação de equipes se transformam e evoluem, considerando o contexto das tecnologias emergentes? Como a diversidade surge, cada vez com mais força, como um diferencial competitivo e uma fonte de inovação dentro das empresas ?

Palestrantes:

Carlos Piazza, fundador da Carlos Piazza Consultoria

Paula Paschoal, general Manager na PayPal

Viviane Mansi, regional Communication and Public Affairs Officer na Toyota

Moderadora:

Vicky Bloch, membro do Conselho de Administração do IBGC

13h05 - 14h20
Almoço

13h20 - 13h35


Palestra pocket

WCD

Palestrante:

Leila Abraham Loria, membro do Conselho de Administração do IBGC

14h20 - 15h35


Sessões Paralelas

Sessão

Trilha Familiar

O papel das novas gerações na reinvenção da gestão dos negócios familiares

Como as empresas familiares podem se preparar para inovar, no presente e no futuro? E qual o papel das novas gerações nesse contexto? Como prepará-las para manter e reinventar os negócios familiares? Estas e outras perguntas-chave direcionam a interação entre os palestrantes desta sessão. Será apresentado, também, o caso de uma empresa familiar brasileira que marcou gerações, perpetuando seus valores e espírito empreendedor.

Palestrantes:

Mauricio de Sousa, fundador da Mauricio de Sousa Produções

Mirela Rappaport, sócia fundadora da InvestPort

Moderadora:

Isabella Saboya, membro do Conselho de Administração do IBGC

Sessão

Trilha Mercado de Capitais

Inovação e governança à luz da Lei das Estatais

A Lei 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais) forçou a procura por soluções inovadoras para implementação de práticas de governança ao tornar obrigatória a aplicação de diversas orientações preconizadas por guias de adoção voluntária. Passados mais de dois anos da edição do estatuto jurídico das empresas públicas e sociedades de economia mista, é hora de discutir a efetividade desse processo, levando-se em conta os princípios e fundamentos que estão por trás das recomendações de boa governança. O objetivo desta sessão é debater formas de cumprimento efetivo, desafios e resistências aos comandos previstos em lei, tais como: mínimo de 25% de membros independentes nos conselhos de administração; instalação de comitês de indicação e avaliação; e mensuração e divulgação de impactos econômico-financeiros causados pelo atendimento a interesses públicos.

Palestrantes:

Ana Paula Vescovi, secretária-executiva do Ministério da Fazenda

Fernando Soares, secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Sergio Lazzarini, PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, e Mestre em Administração pela FEA/USP

Moderador:

Richard Blanchet, membro do Conselho de Administração do IBGC

15h35 - 15h55
Coffee Break

15h35 - 15h45


Corner Startup

Guiando

A Guiando provê uma plataforma global que centraliza e simplifica a gestão dos custos de telecom, impressão, licenças de software, energia, água e facilities. Visando redução de custos, o TWM processa automaticamente as faturas através de robôs, audita conforme contrato, organiza as informações - gerenciais, financeiras e contábeis - e integra diretamente com o ERP. Em telecom, os savings de nossos clientes são em média de 30% com a efetivação da auditoria, visibilidade de custos, otimização e políticas de uso.

Palestrante:

Marcel Frajhof, co-founder da Guiando e Diretor Comercial

15h35 - 15h45


Corner Inovação em gestão pública

Colab

O Colab é reconhecido nacional e internacionalmente por ser uma startup que trabalha pela inovação para a gestão pública com foco em participação e engajamento cidadão. O Colab foi eleito melhor app urbano do mundo pela New Cities Foundation, negócio mais criativo do Brasil em competição promovida pela Kauffman Foundation, melhor app de m-government e start-up de maior potencial de impacto positivo pelo BID. Hoje, possui contratos com diversos municípios brasileiros importantes como Recife, Teresina, Maceió, Niterói, Contagem, além de órgãos internacionais como a ONU Habitat.

Palestrante:

Gustavo Maia, CEO e Co-fundador do Colab

15h55 - 16h25


Sessão

Disruptura, estamos prontos? Inteligência artificial, blockchain e internet das coisas

Palestrante:

Gil Giardelli, web ativista, difusor de conceitos e atividades ligadas à sociedade em rede, colaboração e economia criativa

16h25 - 17h05


Sessão

O papel do Conselho de Administração no fomento à inovação

Esta sessão abordará o papel do Conselho no direcionamento e fomento à inovação. Quais são os novos conhecimentos necessários, como conciliar o modelo de negócio atual com oportunidades que surgem a partir da tecnologia, por vezes em diferentes setores. Na ocasião, o membro do Conselho de Administração do IBGC, Israel Aron Zylberman, entrevistará o Presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido.

Palestrante:

José Luciano Penido, Presidente do Conselho de Administração da Fibria

Moderador:

Israel Aron Zylberman, membro do Conselho de Administração do IBGC

17h05 - 17h45


Sessão

Cenário político e econômico brasileiro

Chris Garman é especialista em política de gestão macroeconômica em mercados emergentes. Nesta sessão, Chris falará sobre estudos comparativos entre política e economia, considerando a influência das eleições. Atualmente, Chris é Diretor Geral para as Américas na Eurasia Group. Antes de ingressar na Eurasia Group, trabalhou como analista político sênior em uma das principais consultorias econômicas brasileiras.

Palestrante:

Chris Garman, managing Director for the Americas na Eurasia Group

17h45 – 17h50


Encerramento

Palestrante:

Heloisa Bedicks, superintendente Geral do IBGC

* Programação sujeita a alterações.

Baixe o programa,
clicando aqui