Carga horária

24

12
Créd.

Comitê ESG: como fortalecer a pauta estratégica do conselho

Categoria: ESG - Público: Profissionais de alta gestão e Conselho de Administração

Sobre o curso

O conselho de administração é o guardião da estratégia das organizações. Portanto, é por meio desse órgão social que são estabelecidas as diretrizes de longo prazo, assim como avaliados os riscos e oportunidades dentro e fora da conjuntura do negócio. Com o dinamismo das mudanças no contexto ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), essas funções se tornaram cada vez mais desafiadoras, demandando dos membros do conselho mais subsídios teóricos e práticos acerca de temas específicos.

É neste contexto que o IBGC oferece esse curso, que posiciona os comitês de sustentabilidade como instâncias estratégicas no assessoramento ao conselho em pautas ESG. Esses comitês podem debater com mais profundidade assuntos da agenda sustentável, acompanhar e buscar tendências, identificar riscos e oportunidades, e, assim, influenciar no desenho estratégico da organização. Esse curso, portanto, visa clarificar a temática ESG e as melhores práticas para um fluxo de informações fluído e eficiente entre o comitê ESG, o conselho e demais órgãos da governança, facilitando, deste modo, a transversalidade do tema na estratégia da organização.

Este curso é para mim?

O curso se destina, especialmente, a conselheiros de administração que sejam entusiastas da instauração de comitês ESG ou que tenham sido convidados a compor essas instâncias. Mas também é voltado para outros membros de comitês, além de lideranças e profissionais relevantes no desenvolvimento da agenda ESG da organização.

Como este curso pode me ajudar na carreira?

Este curso pode auxiliar o participante a ter uma visão mais holística e sistêmica das questões ESG, preparando-o para o novo contexto de negócios, no qual questões ambientais, sociais e de governança ganham cada vez mais relevância na tomada de decisões estratégicas e de investimentos. Além disso, irá prepará-lo para atuar e interagir com comitê ESG, bem como com os demais agentes de governança, facilitando o fluxo de informações ESG.

Ao final do curso, o participante receberá certificado de conclusão do IBGC, uma referência nacional e internacional em governança corporativa.

Glaucia Terreo

Coordenadora

Profissional com 21 anos de experiência com ferramentas de gestão para ESG/Sustentabilidade. Liderou a GRI Brasil – Global Reporting Initiative por 15 anos, tendo como uma das principais funções a disseminação das Normas da GRI para Relatos ESG para fortalecer a transparência no País. Foi a idealizadora e responsável pela pesquisa “ESG como Estratégia para Perenidade nos Negócios no Século XXI” e pela publicação do “Guia para Comitês de Sustentabilidade”. De 2001 a 2006, trabalhou no Instituto Ethos com processo de pesquisa e revisão dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social. Atualmente é sócia-diretora da Walk4Good.

Público

Membros de conselhos de administração e de comitês de assessoramento a esse órgão, executivos e profissionais relevantes que dão apoio à alta liderança no desenvolvimento da agenda ESG, ou que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o tema da sustentabilidade nas organizações.

Pré-requisitos

Participação em conselhos e em seus órgãos de assessoramento; atuação executiva direta ou indireta na temática ESG; lideranças e profissionais relevantes na definição da agenda da sustentabilidade da organização. Antes de ingressar no curso, seu currículo passará por uma avaliação da equipe IBGC para garantir que sua escolha é compatível com sua experiência.

Objetivos

O curso visa orientar os tomadores de decisão acerca da importância e do bom funcionamento dos comitês ESG no apoio ao conselho com relação à temática ESG, assim como preparar líderes que pretendem atuar ou interagir com essas instâncias de assessoramento. Dessa maneira, esse treinamento também pretende preparar as lideranças para o novo contexto de negócios e de mundo, no qual se deve privilegiar as melhores escolhas estratégicas sob critérios sociais, ambientais e de governança.

Metodologia

O curso permite aos participantes conhecer e refletir melhor sobre a atuação dos comitês ESG, por meio de leituras sugeridas, exposição da temática por instrutores experientes, além de apresentação de cases e depoimento de especialistas e profissionais de renome e relevantes no mercado. 

Para uma experiência completa do curso, o participante trilhará uma jornada de aprendizado dividida em 3 etapas:

  • Sessão de Networking;
  • Atividades on-line – Assíncronas; 
  • Aulas on-line – Síncronas (ao vivo).

Conheça os materiais disponibilizados pelo IBGC sobre o tema

Como faço para obter o certificado?

Para recebimento do certificado é necessário mínimo de 75% de presença nas aulas ao vivo. Ele será emitido ao final do curso e ficará disponível no seu login do ibgc, mesmo local utilizado para inscrição.

Caso tenha dúvidas a respeito do limite de faltas, nossa equipe está à disposição!

Alguma dúvida? Converse conosco.

Central de Atendimento - Diretoria de Desenvolvimento
Telefone: 11 3185-4252
Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp +55 11 3185 4200.

*Em caso de força maior, o IBGC tem a prerrogativa de alterar a estrutura dos cursos