Representação

A disseminação dos conceitos da boa Governança é ampliada em função da conexão do IBGC com institutos e organizações locais e internacionais, por meio de parcerias ou da participação do Instituto nos eventos promovidos por instituições envolvidas com a causa. A representação do IBGC na agenda global e nacional é viabilizada pela iniciativa e envolvimento ativo dos associados, que devotam tempo e recursos próprios para a ação, da alta administração e dos colaboradores.

Uma dessas instâncias de interlocução é o Grupo de Trabalho Interagentes (GT Interagentes), coordenado pelo IBGC, que tem como objetivo construir, envolvendo os setores público e privado, uma agenda positiva capaz de produzir resultados que proporcionem um diferencial competitivo para o Brasil.

A iniciativa, que reúne onze das mais importantes entidades relacionadas ao mercado de capitais (ANBIMA, ABRAPP, ABRASCA, ABVCAP, AMEC, APIMEC, BM&FBOVESPA, BRAiN, IBGC, INSTITUTO IBMEC e IBRI), pretende propor discussões e ações focadas no fortalecimento das práticas de Governança Corporativa das empresas e das estruturas de proteção aos acionistas, o que entendemos ser de fundamental importância para o incremento de fontes de financiamento de longo prazo e atração de recursos que possam assegurar condições adequadas para expansão das atividades econômicas e para o desenvolvimento do país.

Guia GT Interagentes - Responsabilidade dos Administradores

Este documento é fruto do esforço conjunto dos integrantes do Grupo de Trabalho (GT Interagentes). Seu objetivo é orientar os administradores de sociedades anônimas, de capital aberto ou fechado, a respeito dos procedimentos e obrigações que devem ser seguidos para que possam cumprir, de maneira efetiva, o dever de diligência que lhes foi imposto pela Lei 6.404/76.

 

Guia GT Interagentes - Educativo de Prevenção ao Insider Trading

Este documento é fruto do trabalho do subgrupo do GT Interagentes de nome Insider Trading. O Guia é essencialmente didático e pode ser utilizado pelas diversas entidades do mercado, propiciando a educação daqueles que ingressam no mercado de trabalho e, ainda, servir de fonte permanente de orientação a todos os interessados.

 

 

Código Brasileiro de Governança Corporativa - Companhias Abertas

Este documento é fruto do esforço conjunto dos integrantes do Grupo de Trabalho (GT Interagentes). Concebido no modelo "pratique ou explique", o Código se divide em “Princípios”, “Fundamentos” e “Práticas Recomendadas”.