Voltar 4 Créditos

Comitê de Auditoria em Empresas Não Financeiras

Desenvolvimento para Conselheiros

 

 

O Comitê de Auditoria analisa as demonstrações contábeis, promove a supervisão da área financeira e assegura que a diretoria desenvolva uma estrutura de controles internos e de gerenciamento de riscos efetiva e confiável. Também analisa e propõe os trabalhos realizados pelas auditorias independente e interna.

Este curso tem por objetivos discutir o propósito e o papel do Comitê de Auditoria e sua estrutura e composição, além de analisar as diferenças em relação ao Conselho Fiscal, bem como os requisitos da Lei Sarbanes Oxley (SOx).

OBJETIVOS

Este curso tem por objetivos discutir o propósito e o papel do Comitê de Auditoria e sua estrutura e composição, além de analisar as diferenças em relação ao conselho fiscal, bem como os requisitos da Lei Sarbanes Oxley (SOx).

PÚBLICO-ALVO

Conselheiros de administração, membros de comitê de auditoria, conselheiros fiscais, diretores da área financeira e de controle, auditores internos e externos.

METODOLOGIA

Exposição do tema por profissionais com larga experiência em Governança Corporativa, discussão de casos práticos e apresentação de exemplos.

PERFIL DOS INSTRUTORES

 

João Verner Juenemann

"Contador pela PUC/RS, Administrador e Pós Graduado em Auditoria pela UFRGS. Fundador da Juenemann & Associados (atuação em auditoria independente de 1977 a 2015 e em perícias judiciais e consultoria empresarial). Conselheiro de Administração, membro de Comitês de Auditoria e Riscos e Conselheiro Fiscal de várias empresas abertas e fechadas nos últimos 30 anos. Atualmente Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. e de Forjas Taurus S.A. e membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Tupy S.A. desde 2009. Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Desenvolvimento Gerencial S.A. (Falconi Consultores de Resultado). Conselheiro Fiscal efetivo da Plascar Participações Industriais S.A. Saraiva S.A. Livreiros Editores, Sonae Sierra Brasil S.A. e Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos. Presidente do Colégio de Vogais da FACPC - Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e membro do Comitê de Indicação do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, membro do Conselho de Administração do IBGC, Presidente do Conselho Fiscal do Banco Meridional do Brasil S.A., professor da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Coautor do Guia de Orientação para as Melhores Práticas para o Conselho Fiscal – 2005 e para o Comitê de Auditoria – 2009, emitidos pelo IBGC."

Sérgio Moreno

Sócio Diretor da SMC Consultoria, desde 2013, empresa especializada em consultoria para a indústria bancária, de seguros, previdência, saúde e de serviços financeiros. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie. Pós-graduado em Administração pela FGV-SP. Foi o sócio responsável por trabalhos de assessoria estratégica, organizacional e financeira, gestão de riscos e controles na área de Management Consulting da KPMG até 2013. Tem mais de quarenta anos de experiência na indústria de Financial Services, Seguros, Pension e Saúde, atuando em diversos projetos de definição estratégica e de modelo de negócios, desenvolvimento de modelos de gestão operacional e financeira, pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos, desenho e re-estruturação de processos, seleção e implementação de sistemas aplicativos (ERP’s), desenvolvimento de estruturas e sistemas de gestão de riscos e controles internos. É professor convidado do MBA / FIA – USP, e do IBGC. É membro da ANSP - Academia Nacional de Seguros e Previdência desde 2000. É membro da Comissão Técnica Regional de Governança Corporativa da ABRAPP desde 2007. É Conselheiro certificado pelo IBGC. Ministrou cursos e palestras sobre governança, gestão estratégica, gestão de riscos e controles internos, solvência, em diversas instituições no mercado financeiro, segurador, de previdência e de saúde, e em congressos patrocinados pela FEBRABAN, ABRAPP, CNseg

HORÁRIO: 8h00 às 17:10

CARGA HORÁRIA: 8 horas

INVESTIMENTO

R$ 2.100,00 - Sócio

R$ 2.400,00 - Não sócio

DATA:

21/09/2017 

LOCAL

Sede IBGC - Av das Nações Unidas,12551 - 21º andar - Brooklin Novo - São Paulo - SP