Empresas Familiares

Ao considerar as particularidades de cultura, legislação e regulação de diferentes setores e tipos de organização ou controle societário, os cursos para segmentos específicos abordam as melhores práticas de Governança Corporativa em Empresas Familiares, Fundações e Institutos Empresariais, Saúde e Cooperativas.

Cursos oferecidos:

Governança Corporativa em Empresas Familiares

A importância e relevância das empresas de controle familiar no Brasil e no mundo em razão da considerável contribuição que trazem ao desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para a sociedade, contrasta com o alto grau de mortalidade dessas empresas devido às características e desafios particulares desse tipo de organização.

Este curso aborda temas de grande interesse para as empresas familiares, de capital aberto ou fechado, que buscam se desenvolver em meio aos desafios da transição de gerações, sucessão na propriedade e na gestão, acesso a capital e geração de valor.

O curso foi especialmente desenvolvido para sócios, gestores, herdeiros e conselheiros de empresas familiares. O programa é baseado na experiência desenvolvida pelo IBGC em seus programas de treinamento e é apresentado por profissionais com relevante experiência profissional e pessoal em empresas familiares, oferecendo um amplo painel para a compreensão da complexa relação entre empresa, família, sócios e investidores, destacando as vantagens da implantação das melhores práticas de Governança Corporativa.

Carga horária: 16h

Objetivos:

  • Apresentar as Melhores Práticas de Governança Corporativa para empresas de controle familiar e seus benefícios;
  • Discutir conceitos relacionados à administração de empresas familiares, incluindo relacionamento das famílias com as companhias;
  • Enfatizar a importância da criação de fóruns específicos para a discussão e resolução de assuntos societários e administrativos nas companhias de controle familiar;

Público-alvo: Membros de conselhos de administração, fiscal e consultivo, acionistas e cotistas, empresários, executivos e herdeiros de empresas de controle familiar.

Formação em Governança para Acionistas de Empresas Familiares

Com a criação de mecanismos que permitem aos acionistas uma visão panorâmica sobre as empresas, as boas práticas de governança corporativa tornam-se as principais aliadas das empresas de controle familiar.

Destinado a herdeiros e acionistas de empresas familiares que atuam ou não nos negócios da família, este curso abrange as variáveis que devem ser observadas e desenvolvidas para o melhor desempenho no papel de acionista. Estes aspectos vão desde a preocupação com o desenvolvimento pessoal e as responsabilidades junto ao negócio, ao patrimônio familiar e aos aspectos jurídicos, até a ênfase na adoção das práticas de governança corporativa e governança familiar.

A governança corporativa e a familiar atuam, neste contexto, como soluções que permitem tanto o crescimento e desenvolvimento pessoal dos herdeiros e acionistas quanto a maior perenidade dos negócios familiares.

Carga horária: 64h

Objetivo: Capacitar herdeiros e acionistas, independente de sua qualificação, formação e atuação ou não nos negócios da família, a exercerem seu papel de acionistas no melhor.

Público-alvo: Exclusivo para herdeiros e acionistas de empresas.