Voltar 4 Créditos

5º Encontro de Conselheiros - Dinâmica do Conselho de Administração - SP

5º ENCONTRO DE CONSELHEIROS - DINÂMICA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
08 DE MAIO DE 2017 - HILTON SÃO PAULO MORUMBI

O Encontro anual traz temas de interesse dos conselheiros e busca atualizá-los sobre os desafios e as tendências de governança corporativa, além de contribuir com o aprimoramento das práticas nos conselhos.

Em sua 5ª edição, por meio de sessões interativas, os especialistas convidados debaterão sobre competências, vieses comportamentais, seleção dos conselheiros, processos dos conselhos e sua composição, buscando o entendimento de como estes fatores podem contribuir para a efetividade dos conselhos de administração. 

A dinâmica do evento foca em interagir e construir 
Com o auxílio de modernas tecnologias, os participantes poderão opinar, interagir e construir coletivamente as recomendações para conselhos de administração mais efetivos. Para uma troca eficaz, o evento destina-se a conselheiros de administração com experiência comprovada e membros da Comunidade de Conselheiros Certificados IBGC (CCIs).

Seleção de conselheiros: uma questão de competência 
Os conselhos devem apresentar em sua composição diversidade de perfis e complementariedade de competências e experiências. Os conselheiros devem buscar o constante aperfeiçoamento de suas competências técnicas e comportamentais. As habilidades técnicas eram consideradas primordialmente essenciais na seleção de um conselheiro, entretanto, os chamados “soft skills”, menos evidentes no processo de seleção, têm se mostrado cada vez mais importantes neste processo. 

Venha ouvir especialistas e conselheiros sobre soluções para a implementação da diversidade necessária nos conselhos e como alinhar sua composição às estratégias de negócio da empresa, bem como os modelos mais modernos de seleção e nomeação de conselheiros. 

Como se comporta o seu conselho?
Em um ambiente em que o conhecimento técnico é pré-requisito para atuação, o comportamento individual e a capacidade de decidir em colegiado, é o diferencial que os conselhos precisam buscar para se tornarem efetivos e contribuírem com a evolução das práticas de governança corporativa.

Algumas técnicas atuais de evolução pessoal e de dinâmicas dos grupos podem catalisar o desempenho do colegiado. Saiba como a comunicação efetiva, a dinâmica dos grupos, técnicas como negociação e mediação podem agregar ao processo decisório de seu conselho.  

Independência de fato: como superar os vieses comportamentais e garantir uma postura independente 
Muito além do “ticking boxes” que define quem são os conselheiros independentes, externos ou internos, a postura independente visando a criação de valor para a empresa é o que distingue o conselho como líder efetivo de uma organização.

Apesar das boas intenções, vieses comportamentais podem reduzir a efetividade dos conselhos e, portanto, devem ser identificados e administrados. Como cada conselheiro e o presidente do conselho devem atuar neste cenário?

Reuniões de conselho que funcionam - Pergunte ao expert
A estruturação e organização das reuniões contribuem para um processo decisório mais adequado e efetivo. Algumas ferramentas podem facilitar a dinâmica dos conselhos e promover um fluxo eficiente de informações, aprimorando a relação entre os agentes de governança.

Discuta com executivos de governança sobre como eles elaboram o planejamento anual das reuniões, a agenda do conselho, organizam a secretaria de governança corporativa, realizam a avaliação do conselho e quais as ferramentas que viabilizam estas boas práticas. 

Vieses, comportamento, nomeação, dinâmica: e a empresa familiar?
Como as empresas familiares distinguem-se no processo decisório? Venha ouvir a experiência de empresas que há tempos contam com o conselho como órgão estratégico, qual caminho traçaram até aqui e os desafios que ainda persistem

MAIS INFORMAÇÕES: Secretaria de Inscrições (11) 3477-1646 / conselheiros@ibgc.org.br
 

 

4° encontro de Conselheiros 2016 - Conselho: ÉTICA, Inovação e Liderança

Confira as fotos do evento - Clique aqui
Confira a cobertura do 4º Encontro de Conselheiros nas mídias sociais: Site - Linkedin - Facebook - Twitter

Abaixo os materiais utilizados e autorizados pelos palestrantes durante o 4º Encontro de Conselheiros:

Café da Manhã Grant Thornton - Os processos de fusões e aquisições: riscos de um choque cultural e de padrões éticos distintos
Material Paulo Henrique Z. Funchal - Clique aqui

Workshop 1 - Comitê de Auditoria - PwC
Material Fernando Alves - Clique aqui

Workshop 3 - Estratégia, Inovação e Sustentabilidade
Material Maximiliano Carlomagno - Clique aqui

4ª Sessão - Ética e Accountability
Material Dr. Simon Longstaff - Clique aqui