Conselho de Administração

Desde sua fundação, o IBGC conta com Conselho de Administração, composto por nove associados, eleitos em Assembleia Geral.

Guardião das boas práticas de Governança, o Conselho é responsável pela orientação geral, definição da estratégia e monitoramento dos planos de ação, além de se manifestar sobre o desenvolvimento da Governança Corporativa no País.

O Conselho realiza ao menos seis reuniões anuais e atua conforme disposições do Estatuto Social e de seu Regimento Interno, cujo conteúdo disciplina seu funcionamento e execução das competências estatutárias. O colegiado obedece a um regime de renovação dos mandatos dos conselheiros de administração, estabelecido pela reforma do Estatuto do IBGC em 2014, em que são eleitos três membros por ano, sempre com mandatos de três anos. 

Sua missão é auxiliada pela atuação de dois comitês, cujos membros são também conselheiros: Auditoria e Riscos e de Pessoas, assim como recebe assessoramento de dois colegiados de apoio: o de Governança e Indicação e o de Conduta.

Composição

Emilio Carazzai - Presidente

Sócio Sênior da HabitaSec Securitizadora S.A. É conselheiro de administração da Vix Logística, MDL Realty e da HabitaSec; e conselheiro consultivo do Banco Modal. Representa o IBGC no Conselho de Autorregulação de Gestão de Patrimônio, ANBIMA. Foi CEO da Medial Saúde, Banco Pine, CFO da Editora Abril e presidente da Caixa Econômica Federal. Formado em Direito, com mestrado em Administração pela Manchester Business School (Inglaterra).

Alberto Emmanuel Whitaker

Diplomado em Direito (OAB 37643/SP) e Administração (CRA-SP 2724), tendo completado cursos de extensão, no Brasil e no exterior, focados em Governança Corporativa. Cursou, também, o Ciclo de Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Faz parte do conselho de administração da TIM, onde coordena o Comitê de Auditoria Estatutário. É, também, vice-presidente do Conselho do CRA-Conselho Regional de Administração.

Aron Zylberman

Engenheiro Industrial Metalúrgico-Universidade Mackenzie (1970). MBA pela FIA-Fundação Instituto de Administração (2003). Corporate Social Responsibility - Harvard Business School (2009); Business Ethics - Bentley University (2010); Strategies for Sustainable Business - MIT Sloan School of Management (2013). Atualmente é Diretor Executivo do Instituto Cyrela e Professor de Ética e Sustentabilidade na FIA-Fundação Instituto de Administração e na FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Participa da Comissão de Estudos de Sustentabilidade e do Grupo de Estudos sobre Governança e Ética do IBGC e da VP de Sustentabilidade do SECOVI. Participa dos seguintes conselhos: Associação de Ex-Alunos da FIA; Instituto GESC; Liga Solidária; Instituto Paradigma; Junior Achievement do Brasil; Instituto Samuel Klein; Instituto Akatu e Programa Vivenda.

Doris Beatriz França Wilhelm

Associada ao IBGC desde 2002. Com mestrado em Finanças Internacionais pela University of Westminster of London, Economista pela UFRGS, cursos de Global Finance and Development Economies pela London School of Economics of London. É conselheira certificada pelo IBGC com curso para conselheiros da 24a turma. Atua por mais de 27 anos como executiva na área de relações com investidores (13 como diretora estatutária) de grandes companhias abertas como Unibanco, AmBev, Votorantim Papel e Celulose, Coteminas, Grendene, Paranapanema e Taurus. Ex-membro de Comitê Estatutário de Gestão e Governança Corporativa. Oito anos conselheira de administração e ex-Presidente do IBRI, atual consultora de Governança Corporativa Aplicada (GCA) no escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados.

Isabella Saboya de Albuquerque

Associada ao IBGC desde 2003. Graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (1993). Isabella é suplente do Conselho de Administração da PAR Corretora. Já atuou na Jardim Botânico Investimentos, Investidor Profissional, CVM e Banco Icatu.

Marcelo Bertoldi

Advogado sócio do escritório Marins Bertoldi Advogados, onde atua há mais de 20 anos nas áreas de direito contratual, societário, fusões e aquisições, contencioso e arbitragem. Mestre e Doutor pela PUCSP. Professor licenciado de direito societário da PUCPR e professor convidado em cursos de pós-graduação e mestrado em direito e em escolas de negóciosl. Autor de diversos livros e artigos jurídicos sobre temas de Direito Comercial e Societário.

Ricardo Egydio Setubal (vice-presidente)

Administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É presidente do Conselho de Administração da Itautec e vice-presidente do Conselho da Duratex, além de membro do Conselho de Administração da Elekeiroz e membro suplente do conselho de administração da Itaú Investimentos.

Richard Blanchet

Diretor de Negócios Estratégicos da CSN, membro dos Conselhos Deliberativos da CBS Previdência e da Fundação CSN e do Conselho de Administração da CBSI. Foi coordenador da Comissão Jurídica do IBGC e sócio coordenador da área internacional e societária da Loeser e Portela Advogados, responsável pelas práticas de Fusões e Aquisições e de Governança Corporativa. Advogado formado pela Universidade de São Paulo, com especialização em direito empresarial.

Robert Juenemann

Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC-RS e em Planejamento Estratégico pela ESPM-RS, além de especializado em mediação de conflitos por Center for Effective Dispute Resolution, instituição da Inglaterra. É sócio-administrador da Robert Juenemann Advocacia Empresarial e Familiar e conselheiro fiscal da Eletrobrás.


Calendário Temático

 

Atas Reunião do Conselho de Administração 

2017

31/01/2017 - Ata de Reunião do Conselho de Administração do IBGC

2016

2015

2014

2013

2012

2011

 

Avaliação do Conselho de Administração

 

Regimento Interno