Voltar

IBGC realiza seu 4º Encontro de Conselheiros em São Paulo

13/06/2016
O tema de 2016 é 'Conselho: ética, inovação e liderança'

Com o público consolidado de 194 pessoas, o 4º Encontro de Conselheiros do IBGC foi oficialmente iniciado por Emilio Carazzai, presidente do conselho de administração do instituto, para alertar sobre a importância de se discutir os temas ética, inovação e liderança com o público de conselheiros de administração e fiscal, Carazzai citou uma pesquisa da Ethics & Compliance Iniciative (ECI), que indica que o ambiente empresarial do Brasil possui maior probabilidade de práticas de má conduta e de corrupção do que outros países do mundo.

No ranking elaborado pelo instituto norte-americano, o Brasil aparece como o segundo país mais corrupto do mundo, ao lado da Índia. A primeira posição ficou a Rússia e o último lugar em grau de corrupção pertence ao Japão. “Esses dados, por si só, já justificam esse evento do IBGC que discutirá ética, inovação e liderança", comentou Carazzai.

O presidente do conselho enfatizou a presença do IBGC no combate a má conduta dentro das organizações e seu esforço na disseminação da governança corporativa. “No final de 2015 lançamos a 5ª edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, que introduziu novos temas, atualizou outros, tendo como foco as partes interessadas dos negócios. Já a introdução do documento cita a palavra ética dezesseis vezes”.

Carazzai ainda exaltou a importância do conselho de administração como o incentivador da inovação. “O conselho é o proprietário da estratégia dentro das organizações, e deve assegurar a busca pela implementação da tecnologia, assim como elevar o padrão de governança das empresas”.

Por fim, o presidente do conselho relembrou que o IBGC está focado no tema governança em estatais, tendo lançado recentemente diversos documentos sobre o tema, incluindo o Caderno de Boas Práticas de Governança Corporativa para Sociedades de Economia Mista, que levou seis anos para ser elaborado pela Comissão de Governança em Estatais do instituto.  

Confira o programa do evento aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS índice de notícias