Voltar

Sessão simultânea 3: Painelistas discutem a tomada de decisão em um ambiente de negócios cada vez mais complexo

13/06/2016

Congressistas foram convidados a discutir três casos de empresas de perfis distintos, envolvendo os temas de estratégia, inovação e sustentabilidade, dentro de um contexto no qual se tem um ambiente de negócios cada vez mais complexo. Nas situações apresentadas, o público presente pode se colocar como membros do conselho de administração das companhias exemplificadas na dinâmica e relatar como agiriam em uma reunião do board dessas organizações.

No primeiro caso, os congressitas explanaram como agiriam se fossem membros do conselho de uma empresa de tecnologia diante de um novo produto com capacidade disruptiva. No segundo, foram tratados os dilemas de uma indústria de bens de capital que exporta 40% de sua produção e que tem todas as suas operações fabris no Brasil. Entre as questões estavam a de optar ou não pela expansão internacional via aquisições, mesmo que essa decisão representasse fechamento de fábricas no país e gerasse, consequentemente, um alto índice de demissões.

No último caso, o público discutiu sobre os desafios de o conselho de administração monitorar as atividades de uma empresa de mineração que mantém 21 operações distintas ao redor do mundo e listada em três stock exchanges.

O painel contou com a participação de Ricardo Reisen de Pinho, conselheiro de administração e diretor da Cerbero, como moderador do painel, e dos debatedores Tarcila Reis Ursini, presidente do comitê de sustentabilidade do conselho da Duratex SA, e Maximiliano Carlomagno, sócio fundador da Innoscience.

Entre as conclusões dos congressitas e dos painelistas, pode-se citar que a complexidade de temas e cenários que se desenham no atual ambiente de negócios exige cada vez mais a presença de temas como sustentabilidade, gestão de riscos e inovação nas agendas de discussões dos conselhos de administração, bem como o melhor entendimento do modelo de negócios da organização e de sua estratégia, assunto imprescindível nas reuniões dos colegiados. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS índice de notícias