Voltar

IBGC lança caderno com foco em gestão de riscos corporativos

19/05/2017

Publicação busca orientar executivos e conselheiros na implantação ou aperfeiçoamento de modelos de gestão de riscos nas empresas

São Paulo, 19 de maio de 2017 - O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) lançou hoje o lançamento do caderno Gerenciamento de Riscos Corporativos: Evolução em Governança e Estratégia, que busca trazer esclarecimentos ao público formado por executivos e conselheiros de administrando, visando a fornecer informações sobre como as empresas devem com os riscos inerentes a cada tipo de negócio.

A publicação faz parte da série Cadernos de Governança Corporativa do IBGC e tem como objetivo servir como orientação para executivos e conselheiros de administração no que se refere à implantação ou aprimoramento do modelo de gestão dos riscos corporativos relacionados ao negócio das empresas onde atuam.

"Na administração de qualquer negócio, por vezes, fica muito claro qual é o papel do conselheiro e do executivo em relação à estratégia da empresa, mas o cenário costuma ser bem diferente quando se fala em gestão de riscos e a maneira como as organizações lidam com esse tema", diz a coordenadora da Comissão deGerenciamento de Riscos Corporativos do IBGC, Mercedes Stinco. "Por isso, a proposta do caderno é aproximar esses dois públicos para que direcionem seu foco no aprimoramento do negócio, considerandosimultaneamente a estratégia de longo prazo e a gestão de riscos ", completa.

O caderno trará em seu conteúdo conceitos básicos, como a importância da gestão de riscos nas empresas, a partir dos princípios da boa governança, e de que maneira ela pode ser alinhada às estratégias corporativas. A publicação traz, ainda, conteúdo específico sobre o papel atribuído aos agentes de governança, subsídios para a implementação eficaz de uma estrutura de gestão de riscos corporativos e anexos como glossário e normas pertinentes.

"Os riscos fazem parte de qualquer atividade empresarial e todo executivo ou conselheiro precisa estar ciente disso o tempo todo. Para as organizações com visão de longo prazo, o entendimento correto das boas práticas usadas nos processos de gestão de riscos é essencial. Por isso, acreditamos que o lançamento desse caderno possa contribuir para um maior conhecimento sobre esse tema", diz a superintendente geral do IBGC, Heloisa Bedicks.

A íntegra do Gerenciamento de Riscos Corporativos: Evolução em Governança e Estratégia já está disponível para download gratuito no site do IBGC, por meio deste link: http://www.ibgc.org.br/userfiles/2014/files/Publicacoes/CG19_Riscos.pdf

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS índice de notícias