Comunicado sobre o Processo Eleitoral 2018 do IBGC

06/11/2017

O Colegiado de Apoio ao Conselho – Governança e Indicação (CAC G&I) do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), no cumprimento de suas atribuições estatutárias e de seu regimento interno, informa os procedimentos para o processo eleitoral 2018, a ser aberto pelo Conselho de Administração no próximo dia 20 de novembro de 2017.

Conforme o Estatuto do IBGC, o Conselho de Administração é composto por nove associados com mandato escalonado de três anos, permitida a reeleição consecutiva apenas uma vez. Em 2018 serão renovados os cargos de três conselheiros para o mandato de abril de 2018 a março de 2021. Não haverá eleição para a coordenação dos Capítulos, cujos coordenadores foram eleitos em março de 2016 para um mandato unificado de três anos.

A eleição dos três novos conselheiros do IBGC ocorrerá na Assembleia Geral Ordinária (AGO), a se realizar no dia 27 de março de 2018 em São Paulo. A partir de 20 de novembro próximo serão aceitas candidaturas dos associados do IBGC que estejam em situação associativa e financeira regular perante o Instituto. O atual conselho de administração é composto pelos conselheiros Emílio Carazzai (presidente), Isabella Saboya e Ricardo Egydio Setúbal (vice-presidentes), Alberto Emmanuel Whitaker, Doris Beatriz França Wilhelm, Monika Conrads, Richard Blanchet, Robert Juenemann e Vicky Bloch. De acordo com o estatuto social, os conselheiros Emílio Carazzai e Robert Juenemann terão completado dois mandatos e deixarão o conselho. O conselheiro Alberto Whitaker terá completado seu primeiro mandato em março de 2018 e poderá se candidatar para um segundo mandato. O CAC G&I recomenda a apresentação de candidatos que complementem e reforcem as qualidades do atual conselho do IBGC, de forma a enfrentar o desafio de melhorar a governança de nossas empresas e demais organizações, missão essa tornada ainda mais relevante no contexto da crise atravessada pelo país.

Além do imprescindível comprometimento com os princípios, valores e código de conduta do Instituto, os candidatos devem ter experiência em conselhos de administração, seja em empresas de capital aberto ou fechado, de controle familiar ou do terceiro setor, devem idealmente ter experiência e bom relacionamento com órgãos de governo, associações empresariais e contatos de interesse potencial do IBGC.

No Formulário de Candidatura 2018, que estará disponível a partir do dia 20 de novembro de 2017, o candidato será solicitado a especificar sua formação acadêmica, especialidade, experiência profissional, ocupação atual e, ainda, de que forma espera contribuir para o IBGC. Tais informações visam orientar os eleitores a escolher seus candidatos, bem como ajudar a alcançar uma composição equilibrada do Conselho, em linha com o Estatuto do IBGC e com seus desafios. Os interessados em candidatar-se para o Conselho de Administração terão até 20 de dezembro de 2017 para preencher e encaminhar o Formulário de Candidatura.

A fim de melhorar o processo de candidatura, bem como da definição dos votos dos associados, cada candidato pode obter até três declarações de apoio, feitas por associados do IBGC, por meiro do Formulário de Declaração de Apoio na Candidatura, que também estará disponível a partir do dia 20 de novembro até o dia 20 de dezembro de 2017.

Todos os associados que preencherem e enviarem os formulários de candidatura ao conselho de administração do IBGC serão posteriormente contatados para o agendamento de entrevista com o CAC-GI, no período entre janeiro e fevereiro de 2018.

A divulgação pelo IBGC dos candidatos, com seu perfil, foto, objetivo da candidatura e declarações de apoio, será feita no dia 02 de março de 2018, dois dias antes da abertura do período de votação, ocasião em que o CAC-G&I apresentará aos associados sua recomendação, indicando em sua avaliação aqueles que melhor preenchem os requisitos para atuação no conselho do Instituto.

Adicionalmente informamos que:

• O presidente e dois vice-presidentes do conselho serão escolhidos pelos seus pares posteriormente à eleição em AGO.
  • O atual regime de reuniões do Conselho é mensal e os conselheiros compõem ainda, comitês que se reúnem, também, mensalmente.

Esclarecimentos adicionais podem ser encaminhados ao CAC G&I pelo e- mail eleicao2018@ibgc.org.br

O CAC G&I tem como membros os seguintes associados: Celso Giacometti, Fernando Mitri, Gilberto Mifano, João Pinheiro Nogueira Batista, João Verner Juenemann, Leonardo Viegas (coordenador), Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, Mauro Rodrigues da Cunha, Roberto Waack e Ronaldo Camargo Veirano.