Guias

O objetivo dos Guias produzidos pelo IBGC é levar as melhores práticas de Governança Corporativa para setores específicos.

Guia das Melhores Práticas para Organizações do Terceiro Setor: Associações e Fundações

Desde há muito tempo, coexistem organizações que, embora privadas, possuem objetivos estatutários de interesse público ou associativo, com atividades voltadas para a promoção humana e o bem-estar social. Esse conjunto de organizações apresenta, na sua imensa maioria das vezes, um universo multifacetado, popularmente chamado “terceiro setor”. Essa publicação trata de dois tipos de personalidade jurídica desse cenário: a associação e a fundação. A primeira caracteriza-se pela união de pessoas em prol de uma causa lícita, sem intuito de lucro. Já as fundações são instituídas a partir de um patrimônio destinado a uma causa de interesse público, também sem fim lucrativo.

Guia das Melhores Práticas para Cooperativas

Movidas por uma filosofia de vida e por um modelo socioeconômico capaz de unir as pessoas, visando ao desenvolvimento econômico e o bem-estar social do cooperado, as cooperativas tornaram-se parte relevante do tecido empresarial e financeiro brasileiro. Este documento oferece recomendações que permitem concretizar a eficiência das cooperativas por meio de práticas de governança corporativa, com a finalidade de preservar e otimizar o valor da cooperativa, facilitando seu desenvolvimento e contribuindo para sua longevidade.

Guia de Melhores Práticas de IFEs

O Guia das Melhores Práticas de Governança para Institutos e Fundações Empresariais é a primeira publicação no Brasil a apresentar recomendações de melhores práticas de Governança direcionadas especificamente a fundações e institutos empresariais. Fruto de uma parceria entre o IBGC e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas(Gife), o guia visa contribuir para promover as melhores práticas de Governança entre os principais agentes do investimento social no País.