Voltar

IBGC lança projeto de métricas de Governança Corporativa

09/05/2018

Objetivo é incentivar as empresas a avaliar e refletir sobre seu grau de maturidade sobre o tema

São Paulo, 9 de Maio de 2018 - O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) anuncia o lançamento do projeto Métrica de Governança Corporativa, ferramenta gratuita de autoavaliação destinada a empresas de capital fechado – familiares ou não -, de qualquer porte ou setor de atuação. O objetivo é incentivá-las a refletir sobre o grau de maturidade de suas práticas de governança corporativa de forma contínua.

“A ideia principal é promover uma presença cada vez maior da governança corporativa na agenda das empresas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do tema no mercado brasileiro”, explica a superintendente de Vocalização e Influência do IBGC, Valéria Café.

Para participar da Métrica, é necessário preencher um formulário online, composto por 15 indicadores, distribuídos em 51 questões – que passam por temas como estrutura do conselho de administração, transparência e órgãos de fiscalização e controle. As informações serão processadas e apresentadas de forma automática em um relatório comparativo com um benchmark de práticas de governança, tendo como base a média de pontos de outras empresas cadastradas. O relatório terá, ainda, um mapa com a pontuação da empresa e a lista dos temas nos quais deixou de pontuar ou obter a pontuação máxima.

De acordo com a média obtida, as empresas cadastradas serão classificadas em um dos cinco estágios de evolução: embrionário, inicial, básico, sólido e avançado. O resultado – confidencial – ajudará a participante a planejar melhorias de longo prazo. Inclusive, com a possibilidade de retomar à plataforma anualmente para acompanhar sua evolução e de gerar relatórios que comparam seu desempenho com a média da pontuação de outras empresas.

Para orientar as empresas participantes, três documentos publicados pelo IBGC deverão ser levados em conta: Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, Caderno 12 - Boas Práticas de Governança Corporativa para Empresas de Capital Fechado e, no caso das empresas de controle familiar, o Caderno 15 – Governança da Família Empresária.

A Métrica de Governança Corporativa começou a ser desenvolvida em 2015. Na fase inicial do projeto, foram realizados análise de 19 iniciativas similares, no Brasil e no exterior; consultas a especialistas em governança corporativa; além de um projeto-piloto que contou com a participação de sete empresas.


Sobre o IBGC
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa. Desde 27 de novembro de 1995, o Instituto contribui para o desempenho sustentável das organizações e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade.

O IBGC promove palestras, fóruns, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. As informações do instituto são transmitidas via Linkedin, Facebook e Twitter, além da newsletter mensal IBGC em Foco. 

O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC.

O Instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e o Global Network of Director Institutes (GNDI - http://www.gndi.org), grupo que congrega institutos relacionados à Governança e conselho de administração ao redor do mundo. Para mais informações, consulte o site http://www.ibgc.org.br/index.php.

 

 


Mais informações para a imprensa:
Grupo CDI Comunicação e Marketing

Alexandre Carvalho
alexandre.carvalho@cdicom.com.br
Tel: (11) 3817-7948

William Maia
william.maia@cdicom.com.br
Tel: (11) 3817-7968

Everton Vasconcelos
everton@cdicom.com.br
Tel: (11) 3817-7947
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS índice de notícias