Voltar

Diversidade em Conselho inicia terceira turma do programa de mentoria

12/06/2018

Iniciativa do IBGC, WCD e IFC visa aumentar a presença de mulheres em conselhos. Confira a lista de mentores e mentoradas

São Paulo, 12 de junho de 2018 - O programa Diversidade em Conselho, iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), da Women Corporate Directors (WCD) e da International Finance Corporation (IFC), lançou hoje, em São Paulo, a terceira turma do programa de formação para executivas que almejam ingressar em conselhos.

Após um processo seletivo que envolveu a inscrição de 220 candidatas, foram selecionadas 26 mulheres para serem mentoradas no programa de 2018. Para participar do processo, as mentoradas precisam ter ocupado uma posição de liderança como executivas ou empresárias e ter disponibilidade para atuação imediata em conselho.

De 2016 até agora, já passaram pelo programa 41 mentoradas e 32 mentores. As duplas se reúnem periodicamente durante 12 meses e têm como base uma metodologia desenvolvida pela coach e consultora Vicky Bloch. Além dos encontros individuais, as duplas de mentores e mentoradas participam de eventos e debates organizados pelo grupo Diversidade em Conselho ao longo do ano. “Este é um trabalho importante para viabilizarmos o acesso da mulher a conselhos”, explica a Heloisa Bedicks, superintendente-geral do IBGC.

“A diversidade em conselhos gera diversidade de pensamentos e valor para o negócio”, afirma Marienne Coutinho, co-chair do WCD e sócia da KPMG. O número de mulheres em conselhos de administração no Brasil é de apenas 7,9% entre as empresas abertas, segundo estudo realizado pelo IBGC, índice que tem permanecido estável nos últimos anos.

“Há muitas mulheres experientes e capacitadas para ocupar posições em conselhos. Nosso objetivo com esse programa é ampliar a visibilidade dessas mulheres”, afirma Frederico Benite, executivo responsável por Novos Negócios da IFC Brasil.

Confira abaixo a lista de mentoradas e mentores da turma de 2018:

Mentoradas:
Ana Siqueira, Adriana Muratore, Angela Seixas, Carla Leal, Cátia Tokoro, Cibele Castro, Claudia Amaral, Cynthia Hobbs, Daniela Cachich, Danielle Bibas, Edith Bertoletti, Elaine Schulze, Flavia Camanho, Geovana Donella, Isabella Sá, Juliana Buchaim, Junia Nogueira de Sá, Lires Bilibio, Luciana Bacci, Luciana Ribeiro, Magali Leite, Monica Pires, Rachel Maia, Sonia Favaretto, Valeria Schmitke e Wilsa Figueiredo.

Mentores:
Anderson Birman, Alberto Camões, Britaldo Soares, Cassio Casseb, David Feffer, Fábio Barbosa, Fernando Borges, Fernando Buso, Fernando Oliveira, João Cox, João Nogueira Batista, José Berenger, José Luiz Majolo, Maria Helena Santana, Murilo Passos, Pedro Passos, Pedro Paulo Campos, Piero Mainardi, Raul Calfat, Raul Rosenthal, Ronaldo Iabrudi, Romeu Domingues, Osvaldo Schirmer, Silvio Genesini, Susana Jabra, Vivien Rosso.


Sobre o IBGC
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa. Desde 27 de novembro de 1995, o Instituto contribui para o desempenho sustentável das organizações e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade.

O IBGC promove palestras, fóruns, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. As informações do instituto são transmitidas via Linkedin, Facebook e Twitter, além da newsletter mensal IBGC em Foco. 

O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC.

O Instituto tem sede em São Paulo e atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e o Global Network of Director Institutes (GNDI - http://www.gndi.org), grupo que congrega institutos relacionados à Governança e conselho de administração ao redor do mundo. Para mais informações, consulte o site http://www.ibgc.org.br/index.php.

Sobre a IFC
A IFC, instituição irmã do Banco Mundial e membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento do mundo voltada para o setor privado em mercados emergentes. Trabalhando com mais de 2.000 empresas em todo o mundo, usamos nosso capital, expertise e influência para criar mercados e oportunidades nas áreas mais difíceis do mundo. No exercício fiscal de 2017, nossos investimentos de longo prazo nos países em desenvolvimento atingiram um valor recorde de US$ 19,3 bilhões, alavancando a força do setor privado para ajudar a colocar fim à miséria e estimular a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite www.ifc.org

 


Mais informações para a imprensa:
Grupo CDI Comunicação e Marketing

Alexandre Carvalho
alexandre.carvalho@cdicom.com.br
Tel: (11) 3817-7948

William Maia
william.maia@cdicom.com.br
Tel: (11) 3817-7968

Everton Vasconcelos
everton@cdicom.com.br
Tel: (11) 3817-7947

ÚLTIMAS NOTÍCIAS índice de notícias