Comprometimento com a governança corporativa

Associar-se ao IBGC é uma forma de colaborar para o desenvolvimento da governança corporativa e participar ativamente das iniciativas do instituto. O integrante do nosso quadro de associados - nas categorias mantenedor, pessoa física ou jurídica - tem direito a desconto especial em cursos e eventos, acesso exclusivo a iniciativas como as Comissões Temáticas e as Jornadas Técnicas, passaporte GNDI e newsletters informativas. Todo associado tem igual direito de voto nas assembleias gerais do IBGC e possibilidade de candidatar-se nas eleições para o conselho de administração do instituto (ou para a coordenação dos capítulos regionais).

O IBGC também preza pela transparência. Os associados têm seus nomes divulgados no site e devem cumprir seus deveres. Entre eles, está a obrigação de observar valores, princípios e normas emanadas pelo IBGC, em especial no Código de Conduta, além de manter em dia o pagamento das contribuições.

Como funciona o processo de associação?

Processo de associação

Modelos de associação

backgroundImageAlt1

Pessoa física

Saiba mais
backgroundImageAlt2

Pessoa jurídica

Saiba mais
backgroundImageAlt3

Mantenedor

Saiba mais

Conheça o perfil dos nossos associados

Os associados ao IBGC são conselheiros de empresas abertas ou fechadas, sócios ou herdeiros, executivos de primeiro escalão, além de auditores, advogados, acadêmicos e consultores.


O processo de associação é o mesmo para pessoa física e jurídica.

Perguntas frequentes sobre associação

1. Como funciona o processo?
Preencha a ficha no site. Fique atento para a leitura obrigatória e adesão ao código de conduta do IBGC.  

2. Quanto tempo demora o processo?
Até 15 dias úteis para análise e envio da resposta ao e-mail. 

3. Como sei se fui aprovado?
Você receberá e-mail e um boleto para o pagamento da anuidade. A data de sua associação está vinculada ao pagamento. 

4.Tem validade a associação?
Sim. Ela é válida dentro do ano vigente. As renovações ocorrem no início de cada ano.

5. O que precisa fazer para renovar?
O associado será comunicado para renovação via e-mail. É importante manter o cadastro atualizado.  

6. Existe carência para usufruir os benefícios?
Sim. Para usufruir do benefício de preço diferenciado na inscrição do Curso para Conselheiros de Administração concedido exclusivamente a associados ativos do instituto, deve-se respeitar um período de carência de 180 dias corridos, contados a partir da data de pagamento da primeira anuidade do novo associado. 

7.Quem pode associar-se ao IBGC?
Pode ser pessoa e empresa (representante). Categoria de associação por pessoa física ou pessoa jurídica

8. Um analista pode se associar?
Não. É importante se enquadrar em uma das quatro categorias de associação. É preciso ter experiência como conselheiro, como executivo ou especialista em assuntos de governança. 

9. O que é contribuição complementar?
No primeiro ano existe uma contribuição (correspondente a 100% da anuidade) para Pessoa Física de R$ 1.050. Não é calculado de forma pro rata e é acrescentado na anuidade. 

O que é governança corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. Saiba mais.

Associados mantenedores