Associados

Contribua com a causa da Governança Corporativa

Reunião com associados 21/08/2023

Assembleia Geral Ordinária 30/03/2023

Comprometimento com a governança corporativa

Associar-se ao IBGC é uma forma de colaborar para o desenvolvimento da governança corporativa e participar ativamente das iniciativas do instituto. O integrante do nosso quadro de associados - nas categorias pessoa física ou jurídica - tem direito a desconto especial em cursos e eventos, acesso exclusivo a iniciativas como as Comissões Temáticas e as Jornadas Técnicas, passaporte GNDI e newsletters informativas. Todo associado tem igual direito de voto nas assembleias gerais do IBGC e possibilidade de candidatar-se nas eleições para o conselho de administração do instituto (ou para a coordenação dos capítulos regionais).

O IBGC também preza pela transparência. Os associados têm seus nomes divulgados no site e devem cumprir seus deveres. Entre eles, está a obrigação de observar valores, princípios e normas emanadas pelo IBGC, em especial no Código de Ética, além de manter em dia o pagamento das contribuições.

Como funciona o processo de associação?

Processo de associação

Modelos de associação

Pessoa Física

Pessoa Física

Saiba mais
Pessoa Jurídica

Pessoa Jurídica

Saiba mais

Conheça o perfil dos nossos associados

Os associados ao IBGC são conselheiros de empresas abertas ou fechadas, sócios ou herdeiros, executivos de primeiro escalão, além de auditores, advogados, acadêmicos e consultores.

Perguntas frequentes sobre associação

Preencha a ficha no site. Fique atento para a leitura obrigatória e adesão ao código de ética do IBGC.
Até 15 dias úteis para análise e envio da resposta ao e-mail.
Você receberá e-mail e um boleto para o pagamento da anuidade. A data de sua associação está vinculada ao pagamento.
Sim. Ela é válida dentro do ano vigente. As renovações ocorrem no início de cada ano.
O associado será comunicado para renovação via e-mail. É importante manter o cadastro atualizado.
Pode ser pessoa e empresa (representante). Categoria de associação por pessoa física ou pessoa jurídica
Não. É importante se enquadrar em uma das quatro categorias de associação. É preciso ser sócio/herdeiro ou ter experiência como conselheiro, como executivo ou especialista em assuntos de governança.
No primeiro ano existe uma contribuição (correspondente a 100% da anuidade) para Pessoa Física de R$1.490,00. Não é calculado de forma pro rata e é acrescentado na anuidade.

O que é governança corporativa

Governança corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.