• 02/09/2019
  • Equipe IBGC
  • Congresso

Governança corporativa é aplicação da ética nos negócios

Lélio Lauretti afirma que maior transparência oferecida pelos novos sistemas de comunicação favorece combate à corrupção

backgroundImageAlt1

Lélio Lauretti, fundador e instrutor do IBGC

Crédito: Hara fotógrafo

“A corrupção está em processo de extinção”, afirmou Lélio Lauretti, fundador e instrutor do IBGC, durante sua palestra sobre ética, governança e sociedade no 20º Congresso IBGC. Segundo ele, os alicerces da corrupção estão desaparecendo. Não existe o sigilo absoluto, a cumplicidade entre os infratores é relativa e uso de papel moeda está diminuindo. Lauretti acrescenta que a impunidade também é menor. “A ética está crescendo, muito favorecida pelo maravilhoso sistema de comunicação”, disse.

Lauretti explica que é ética não é a antítese da corrupção. Ética é um conjunto de princípios universais, afirmativos e perenes. Aristóteles definiu ética como a felicidade dos homens. Na tradição judaico cristã, de acordo com conceito de Humberto Eco, a ética surge com o outro, na convivência e na compreensão das necessidades das pessoas.

“A governança corporativa é a continuidade do trabalho da gestão empresarial acrescido de princípios éticos”, afirmou Lauretti. A ética se materializa nos princípios da governança. A transparência favorece o combate à corrupção. A equidade, de acordo com Lauretti, se pratica por meio da meritocracia. A prestação de contas é um direito dos acionistas, que precisa ser exercido, e a responsabilidade corporativa se reflete no impacto das atividades da empresa no meio ambiente, analisa Lauretti.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC