“Encontro de Conselheiros terá simulação de cenários até 2040”

Para Ricardo Lamenza, coordenador da Comissão Conselhos do Futuro, perfil multidisciplinar vai compor boards do futuro

  • 11/06/2021
  • Ana Paula Cardoso
  • Bate-papo

Como as empresas devem se transformar hoje para estarem preparadas para o amanhã? A resposta a esta questão faz parte da pauta do Encontro de Conselheiros IBGC, que acontece nos próximos dias 29 e 30 de junho. “O objetivo é identificar quais serão os impactos nos grandes temas dos conselhos que as tendências - cada vez mais rápidas e voláteis - trarão até 2040 e como devemos hoje já nos preparar para  estes impactos, disse Ricardo Lamenza, coordenador da Comissão Conselhos do Futuro do IBGC

Segundo ele, a constante transformação no ambiente empresarial demandará novos modelos de gestão, processos, lideranças e, por consequência, novos conselhos. O coordenador da Comissão Conselhos do Futuro reforça, no entanto, que a dinâmica do evento irá muito além da simples troca de ideias. “O objetivo é identificar quais serão as tendências estratégicas dos conselhos de administração até 2040”, disse. 

O Encontro de Conselheiros de 2021 foi estruturado com base em simulações práticas. "Em uma das partes do Encontro, criaremos um ambiente de antecipação de cenários, no qual os participantes se sintam no futuro, lidando com as decisões que precisarão tomar hoje – já que o futuro começa agora – para que sejam desenhados os conselhos mais eficientes", contou Lamenza. 

Em entrevista ao Blog do IBGC, Ricardo Lamenza adiantou um pouco as principais situações com as quais os conselheiros precisarão lidar num horizonte mais à frente. Ele contou também que o aprendizado contínuo dos conselheiros - hoje já apreciado - no futuro será fundamental. “Membros multidisciplinares e que buscarão atualização – o chamado longlife learning -, cursos e formações constantes farão a diferença”.  Veja a seguir o bate-papo na íntegra.

Blog do IBGC. Como está desenhado o próximo Encontro de Conselheiros IBGC?
Ricardo Lamenza. Os conselheiros presentes no evento dialogarão com palestrantes nacionais e internacionais, além de pares de todo o país. Mas a dinâmica não será restrita ao diálogo. O ponto alto do Encontro de Conselheiros é propor um ambiente de antecipação de cenários, no qual os participantes se sintam no futuro, lidando com as decisões que precisarão tomar daqui a 10 ou 20 anos e quais mudanças precisaremos fazer hoje para estarmos melhor preparados.

Pode adiantar um pouco quais serão as tendências da estratégia dos conselhos no futuro?
Estamos falando do mundo VUCA (sigla em inglês para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). Escrevi recentemente, junto com a nossa colega Kika Ricciardi, um artigo para o Blog do IBGC no qual falamos sobre essas dinâmica e velocidade. Por exemplo, haverá mudanças tecnológicas muito significativas, como aumento exponencial da velocidade de transmissão de dados e a inteligência artificial cada vez mais presente. Os conselheiros terão muito mais informações do que tinham há alguns anos e será preciso também separar o que é fato do que é fake, ou que é concreto do que é superficial. Estou convicto também que os conselhos terão participação mais efetiva dos vários stakeholders. E que não são somente dos investidores, mas dos colaboradores, da comunidade, dos fornecedores os conselhos estarão cada vez mais próximos.

E o que é imprescindível já trabalhar hoje para embarcar no conselho de administração do futuro?
Vamos abordar essa temática no Encontro de Conselheiros. É importante lembrarmos dois aspectos fundamentais. O primeiro é que questões como ética e integridade, diversidade e inclusão, ambientais e sociais, inovação e transformação, transparência e prestação de contas estarão no radar do Encontro de Conselheiros, mas já estão nas pautas dos conselhos atualmente. Outro ponto para reflexão é que temos no Brasil vários tipos de empresa. Grande, média, pequena. De capital aberto e capital fechado. Familiares. Estas últimas em maior número. Por isso o conselheiro vai precisar também ser alguém que esteja muito atento ao conselho no qual está inserido e à maturidade deste conselho. 

Como será a composição dos conselhos do futuro?
Conselheiros mais engajados serão uma premissa. Conselheiros mais diversos também. E falo de diversidade ampla, cognitiva. De gênero, idade, etnia, nacionalidade, entre outras, mas também de diversidade de competência. Falando em apenas uma dessas diversidades, eu tenho certeza que uma - a faixa  etária - trará grandes mudanças. A geração Z já está ai e virão dela os novos conselheiros. E a Alpha está batendo na porta. Já participei de grupo de estudo que comprova: uma diversidade maior nas empresas, e por consequência na formação dos conselhos de administração, tem alto potencial de trazer melhor resultado para a organização. Os conselhos de administração são a chave da comunicação de valores de longo prazo de uma empresa. Sua composição, portanto, influencia o engajamento de todos os stakeholders, que adquirem um senso muito mais critico, racional e de longo prazo.

E qual seria o perfil desejado para os membros de conselho em 2030 ou 2040? 
As capacidades analítica e cognitivas acuradas compõem o perfil desejado do conselho do futuro, mas já precisam existir hoje. Membros multidisciplinares, e não mais somente especialistas em um único tema, serão apreciados. O aprendizado contínuo também será essencial. Não adianta ter feito somente um curso no IBGC 10 anos atrás. Os conselheiros que buscarem atualização, cursos e formações constantes farão a diferença. E para lidar com esse mundo cada vez mais veloz e volátil, os conselhos de administração do futuro vão demandar ainda outra característica: coragem de seus membros para as tomadas de decisões, que precisarão ser cada vez mais rápidas - porém seguras. Outra recomendação para os conselhos de administração é perder o medo de errar e, quando errar, corrigir rapidamente. Sem entretanto, deixar de perseguir incansavelmente a visão e propósito. Ficarei satisfeito se no fim do Encontro, todos nós conselheiros pudermos sair com a reflexão respondida: “Qual conselho dariam ao seu “Eu” conselheiro do futuro?” Bom encontro, vamos aprender juntos!