GRI faz consulta pública para setores agrícola, pesca e de carvão

Questionários estão disponíveis desde 19 de maio e permitem participação até 30 de julho

  • 27/07/2021
  • Alvaro Bodas
  • Você sabia?

A Global Reporting Initiative, uma das principais iniciativas globais que define padrões para relato de indicadores-chave de desempenho em sustentabilidade, está com consulta pública aberta para normas nos setores agrícola e de pesca e também de carvão, até dia 30 de julho.

O primeiro documento engloba, entre outros aspectos, os tópicos mais críticos para organizações que atuam na agricultura, aquicultura e pesca, incluindo seu papel central na produção de alimentos, normas trabalhistas, manejo de pragas, solo e recursos naturais.

É um ponto de partida para as organizações que buscam integrar os objetivos de desenvolvimento sustentável em seus relatórios, atendendo padrões e critérios recomendados por entidades como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Organização Internacional do Trabalho (ILO), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Os padrões para o setor de carvão abrangem temas como a transição de baixo carbono, impactos nas comunidades locais e gestão de riscos ambientais, entre outros.

Histórico

Em 2019, o Global Sustainability Standards Board (GSSB), órgão independente de definição de padrões da GRI, iniciou um projeto para desenvolver, pela primeira vez, um padrão de normas para agricultura, aquicultura e pesca, a fim de identificar e descrever os impactos mais significativos e as preocupações das partes interessadas para o setor. Além de servir de base para fomentar mais transparência e relatórios mais consistentes a essas organizações.

De acordo com a entidade, esses segmentos foram priorizados devido aos impactos que têm nos aspectos econômico, ambiental e social, incluindo os efeitos sobre mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e envolvimento com as comunidades em que estão inseridos. No caso do setor de carvão, o projeto, também pioneiro, teve início em 2019, com o objetivo de desenvolver uma norma setorial para petróleo, gás e carvão.

Em abril de 2020, no entanto, o GSSB decidiu criar dois padrões setoriais separados: um de petróleo e gás e outro, de carvão, que aborda 22 tópicos mais críticos para organizações desse setor, cobrindo mudanças climáticas, meio ambiente, saúde e segurança, emprego, comunidades e governança de recursos.

O padrão para carvão é um dos primeiros a ser desenvolvido no Programa Setorial, e foi priorizado pois é um importante fornecedor de matérias-primas para geração de energia e outras indústrias importantes, com impactos sobre o meio ambiente, pessoas e economias. Mais transparência em torno desses impactos aumenta a responsabilidade e permite uma discussão informada sobre o futuro sustentável do setor à luz da transição para o baixo carbono. As versões finais das duas novas normas serão publicadas em 2022.

Como participar

Para participar das consultas públicas, acesse os questionários e registre sua manifestação até 30 de julho.

Para questionário  do setor de agricultura e pesca, clique aqui 
Para questionário do setor de carvão, clique aqui 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC