IBGC fecha 2020 com 600 novos associados

No último encontro com associados, diretores ressaltaram que foco do ano foram as pessoas: sem elas não há governança

  • 18/12/2020
  • Ana Paula Cardoso
  • IBGC Comunica

“As pessoas foram nossa prioridade número um em 2020”, disse Pedro Melo, diretor geral do IBGC, na abertura do último encontro periódico entre o conselho de administração, diretoria e associados de 2020, que ocorreu na segunda-feira (14). O ano no qual o mundo inteiro foi afetado pela pandemia da Covid-19 foi marcado pela readequação das formas de trabalhar, mas também trouxe muitas conquistas para o instituto. 

“Muitas realizações foram capitaneadas pela gestão do IBGC, que as executou com muita velocidade, reafirmando os princípios de governança corporativa do IBGC”, disse  Ieda Novais, vice-presidente do conselho de administração do IBGC. Para ela, 2020 foi um ano desafiador mas também com muitas oportunidades de realizações, transformações e inovações. Marcado também pela velocidade na tomada de decisões. 

Uma destas oportunidades foi destacada por Reginaldo Ricioli, diretor de Operações e Relacionamento. A preocupação do instituto em reter os associados já existentes, compreendendo a dificuldade que as empresas passaram no ano de 2020, levou a uma série de medidas em relação ao pagamento de anuidades, que foram parceladas, postergadas ou renegociadas. “Concentramos esforços em manter nossos associados e conseguimos reter a maior parte de nossos associados”, disse Ricioli.

Ele informou ainda que este ano deve encerrar com um crescimento de 12% na base de associados, um total de 2.483 associados entre pessoas físicas e jurídicas. Ricioli destacou também que o volume médio mensal de novas adesões de pessoas físicas subiu de 36 em 2019 para 47 em 2020. “Apesar de toda a crise causada pela pandemia, vamos fechar o ano com novos 600 associados pessoas físicas. Nossa meta para o ano, determinada antes da pandemia, era de 400”, comemorou Ricioli. 

Sem cortes

Sem pessoas não há governança, lembraram os executivos do IBGC. Para eles, outro motivo para comemoração foi o fato de o instituto ter conseguido manter seu quadro de colaboradores, sem necessidade de demissão e nem de redução de reduzir salários.  No balanço das atividades do IBGC ao longo de 2020, destaque para a continuidade dos trabalhos de pesquisa e das publicações IBGC. 

Também foi ressaltada a rápida adequação do instituto às normas de segurança sanitária e ao teletrabalho. A realização da 21º edição do Congresso IBGC, totalmente on-line, foi lembrada como uma grande realização, que marcou a comemoração dos 25 anos do instituto, a divulgação da nova marca do IBGC e do lançamento da Agenda Positiva de Governança

Agenda Positiva de Governança

Valeria Café, diretora de Vocalização e Influência lembrou que a Agenda Positiva de Governança ressaltou que a Agenda Positiva de Governança foi construída com a participação de 40 especialistas do mercado. Divididos em seis grupos, eles debateram ações positivas apoiadas nos seguintes pilares: ética e integridade; diversidade e inclusão; ambiental e social; inovação e transformação; transparência e prestação de contas; conselhos do futuro.

“Também não podemos deixar de falar da quantidade de pessoas que atingimos esse ano. Com a pandemia, tivemos a necessidade de ser cada vez mais vocais”, disse Valeria. Ela informou que, a partir de março de 2021, o IBGC terá novos espaços de debate e troca de conhecimentos.  Trata-se do IBGC Dialoga, um novo espaço de debates voltados para governança, exclusivo para associados. "Serão 5 sessões de debates com o mesmo grupo durante 6 meses e isso tudo de forma gratuita. Aguardem!"

Curso in company para estatais

Adriane dos Santos de Almeida, diretora de Desenvolvimento lembrou que os cursos in company chegaram a sofrer uma baixa logo no início do confinamento, para a partir de setembro apresentarem um crescimento na procura. “As empresas perceberam a praticidade de educar seus colaboradores em plataforma on-line”. 

Segundo ela, os cursos para programas de estatais fizeram grande diferença. A procura tem relação com a exigência da lei de ser feita reciclagem de administradores das estatais, mas também muitos vieram ao IBGC porque quiseram complementar outras características importantes aos conselheiros. “Os profissionais de estatais percebem o diferencial do IBGC que é abordar também o comportamento dos conselheiros”, disse Adriane.

IBGC preparado para 2021

Pedro Melo encerrou o encontro afirmando que, apesar das conquistas alcançadas em um ano tão difícil, o IBGC não vai “dormir em berço esplêndido”. Para ele, os desafios de 2021 serão igualmente enormes. “O time executivo junto com conselho está olhando para o mesmo nível de resiliência que tivemos em 2020”.

O diretor geral do IBGC lembrou que faz parte da estratégia dos próximos 5 anos o fortalecimento e a ampliação dos capítulos dos capítulos e núcleos do IBGC. Pedro Melo informou que o IBGC já deu alguns passos concretos em 2020.  “Pedimos aos capítulos e núcleos que fizessem seus planos táticos e quais eram as demandas de eventos, de relação com associados e de interações de nível nacional”, contou Melo.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC