Agenda Positiva de Governança conduziu o 22º Congresso IBGC

Ética, diversidade, inovação e conselhos do futuro foram alguns dos temas abordados ao longo de três dias em um evento 100% virtual e interativo

  • 08/10/2021
  • Renata Milagres e Gabriele Alves
  • Congresso

22ª edição do Congresso Anual do IBGC aconteceu nos dias 5 a 7 de outubro, de forma 100% on-line, com mais de 30 horas de conteúdo distribuídas em 30 painéis, incluindo a abertura e o encerramento. O evento, que reuniu 1.067 inscritos, teve como tema “Se o propósito é o ponto de partida, a governança é o caminho” e contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, referências nos temas mais relevantes em governança corporativa.

Toda a programação foi delineada pelos seis pilares da Agenda Positiva de Governança que propõe para a sociedade, empresas e demais organizações um conjunto de princípios e melhores práticas de governança corporativa, principalmente em meio à velocidade de mudança com a qual as organizações têm passado a lidar nos últimos tempos. Ética e Integridade foi a primeira estação de um caminho diversificado apoiado também pelos pilares da Diversidade e Inclusão; Ambiental e social; Inovação e Transformação; Transparência e Prestação de Contas e Conselhos do Futuro.

Durante a abertura, Leila Loria, presidente do conselho de administração do IBGC, contou que a sociedade tem exigido avanços e melhores práticas sociais, ambientais e de governança corporativa e que essa tendência é crescente. “O conselho de administração tem o papel de pautar e alinhar a inovação com a estratégia do negócio, alocando os recursos da organização de forma adequada”, ponderou. Pedro Melo, diretor geral do IBGC, por sua vez, fez uma breve retrospectiva sobre as tendências em governança em 2021.

“Ao longo do ano, vimos vários temas em governança entrarem em ebulição: composição de conselhos foi um deles, com a presença de celebridades, por exemplo, além da discussão da sigla ESG cada vez mais profunda, sem falar nas reformas que passam pelo legislativo”, comentou Melo, ao reforçar também que o congresso é a oportunidade de cada empresa construir a sua jornada, de acordo com as suas necessidades e interesses.

Conteúdo extra

No último dia do evento, os participantes contaram com uma palestra extra com o tema “O poder da governança”, ministrada por Alex Edmans, professor de finanças na London Business School e mediada pelo conselheiro independente, Geraldo Affonso Ferreira. Foi discutido sobre questões do que é a boa governança, a importância da inovação e tomada de riscos, criação de valor de longo prazo para investidores e stakeholders, negócios responsáveis e a importância da materialidade.

Interação por meio de plataforma gamificada

Para reforçar o engajamento entre os participantes, foi utilizada a gamificação na plataforma do evento. Ao interagir nas plenárias e entre si, os inscritos ganharam pontos que poderão ser trocados por gratuidade ou desconto em cursos do IBGC, livros, e-books e na inscrição do congresso de 2022.

Acesso gratuito

Foram disponibilizadas nove sessões na íntegra no canal do Youtube do IBGC para o público em geral. Os vídeos abordam temas como diversidade, ESG, conselhos do futuro, entre outros assuntos atuais ligados à governança. Clique aqui para acessar.

Para quem se inscreveu, mas não conseguiu acompanhar todos os debates ao vivo, até dia 25 de outubro todo o conteúdo poderá ser acessado pela plataforma do evento, disponível neste link.

O 22º Congresso IBGC contou com patrocínio de KPMG, B3, Bradesco, Embraer, BB Tecnologia e Serviços, DocuSign, Itaúsa, Nasdaq e apoio de Brívia, Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Chapter Zero Brazil e Women Corporate Directors Foundation (WCD).

Confira as últimas notícias do Blog IBGC