Governança em empresas familiares: três artigos para saber mais

Empresas de controle familiar lidam com questões que ultrapassam a esfera dos negócios e demandam instrumentos especializados

  • 28/01/2022
  • Gabriele Alves
  • Artigo

A dinâmica das empresas de controle familiar se diferencia pela sobreposição entre os sistemas da organização, da família e da propriedade. Essa conjuntura amplia as discussões sobre governança para além dos aspectos corporativos e requer conhecimento especializado sobre como essas organizações - protagonistas na economia da maioria dos países -  atuam.

Assim, para contribuir com a disseminação de boas práticas de governança corporativa em empresas familiares e para a maior longevidade dessas organizações, o Blog IBGC separou três artigos que podem ajudar na compreensão do tema. Veja a seguir:

1) Protocolo Familiar: o instrumento para apoiar a família empresária
O artigo fala do papel do “Protocolo Familiar”, enquanto documento vivo que, de tempos em tempos, deve passar por uma atualização. “Sua criação e aperfeiçoamento envolvem debates enriquecedores e resulta em um documento orientador para a família empresária, aumentado significativamente a probabilidade da longevidade da família e de seus negócio”, escrevem os autores. Leia aqui. 

2) Propriedade, família e empresa: como apoiar papéis e perspectivas?
O artigo fala um pouco do quanto é importante a capacitação de profissionais para atuar no universo de empresas familiares. Com entrevista com Lívia Freitas, gerente acadêmica do IBGC, o conteúdo mostra ainda uma série de cursos oferecidos pelo IBGC em sua Trilha da Empresa Familiar. Fique por dentro aqui. 

3) 5 dicas sobre a atuação de acionistas de empresas familiares
É comum que as empresas familiares contem com jovens conselheiros em sua jornada de sucessão. Para ajudar a compreender como esses acionistas podem se sair em suas atribuições, o artigo traz cinco dicas compartilhadas por especialistas na área que falam sobre a adaptabilidade da conduta dos novos conselheiros conforme passam as gerações. Acompanhe o conteúdo neste link.

Alguns dos cursos da trilha já estão com inscrições abertas para este semestre.
Saiba quais são na nossa página de Cursos clicando aqui

Confira as últimas notícias do Blog IBGC