Um ano de modernização e transformação para o IBGC

Diretor de Operações e Relacionamento do instituto, Reginaldo Ricioli, explica os planos para renovar sistemas e processos na organização

  • 07/02/2020
  • Mayara Baggio
  • Bate-papo
backgroundImageAlt1

Reginaldo Ricioli, diretor de Operações e Relacionamento do IBGC

Este ano, o IBGC se prepara para completar 25 anos e percorrer uma intensa fase de modernização e transformação de sistemas e processos de trabalho. Responsável pela área que suporta toda a operação do instituto, o diretor de Operações e Relacionamento Reginaldo Ricioli detalhou em entrevista ao Blog os avanços de sua equipe no ano passado e os planos desenhados para 2020. Acompanhe:

IBGC: Quais foram os principais destaques e desafios de operação do IBGC em 2019? 

Reginaldo Ricioli: a fim de viabilizar uma série de avanços de gestão e organização, no ano passado criamos e implementamos o CRM (Customer Relationship Management) para associados do IBGC. Antes do desenvolvimento dessa solução, todo o registro histórico do instituto, cada curso e evento realizado, estava em uma planilha em algum computador da equipe. Ninguém tinha acesso a essa informação de maneira rápida, organizada ou de modo indexado. Agora, temos de forma agrupada o histórico de engajamento de cada associado, em um só lugar. Para mim, essa foi a grande conquista de 2019. Além disso, entregamos um novo site IBGC, interligado ao CRM e ao Dynamics, nossa plataforma tecnológica. 

Outro grande trabalho desenvolvido no período foi o mapeamento de processos do instituto. Como o IBGC cresceu muito rápido, como pôde, como uma startup. Muitas decisões foram tomadas com os recursos disponíveis, não necessariamente ideais, mas acessíveis naquele momento. Por isso, contratamos uma consultoria responsável por identificar cada processo de trabalho da entidade e apontar melhorias para o futuro. Esse resultado tomará corpo em 2020. Em todas essas fases contamos com apoio pleno do conselho de administração do IBGC.

E quais as prioridades da área para este ano? 

Eu diria que para 2020 temos duas frentes de modernização e transformação no instituto: uma sistêmica e outra de processos. Estamos substituindo nosso antigo e principal sistema de gerenciamento de eventos e cursos, para anexar informações de outras áreas do instituto como Certificação, por exemplo. Essa fase é uma segunda etapa de implementação do projeto do CRM, em que estamos investindo muita energia e dedicação. Essa nova ferramenta poderá ser acessada em dispositivos móveis, o que hoje não é possível.

Esse ano também será finalizado o projeto de branding da marca IBGC e suas certificações, em parceria com a Interbrand. Montamos ainda um grupo de trabalho interno, incluindo todas as diretorias, para mapear e conectar todas as ações de Marketing da organização, desde o seu desenvolvimento até sua disseminação final por canais próprios para terceiros. Da mesma forma que o instituto cresceu de modo fragmentado, ainda temos alguns instrumentos que não estão totalmente conectados. A ideia é juntar esforços para garantir eficiência e suportar as atividades futuras do instituto.

O novo CRM já considera as exigências da nova LGPD? 

Sim, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma questão regulatória que o instituto precisar estar enquadrado até agosto. Criamos um grupo de trabalho no fim de janeiro em parceria com o escritório TozziniFreire e a consultoria EY. Primeiro, faremos um mapeamento dos processos internos relacionados ao uso de dados públicos, de associados e não associados. Depois, realizaremos um diagnóstico cruzando a realidade do IBGC com os requerimentos da lei, seguido por uma identificação de gaps e medidas necessárias para enquadrar os todos os processos do instituto. Da mesma forma, realizaremos um mapeamento de todos os nossos sistemas, analisando a questão de acessos, entradas e saídas de dados, identificando falhas e desenhando um plano de ação de modo a adequar o instituto os requerimentos da LGPD.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

Notícias da semana: conselhos devem levar a sério as questões ASG

Notícias da semana: conselhos devem levar a sério as questões ASG

21/02/2020

Artigos trazem reflexões sobre a importância dos temas para o futuro das organizações; veja essa e outras matérias

Saiba mais
“Avanço da remuneração dos conselheiros espelha amadurecimento do mercado”

“Avanço da remuneração dos conselheiros espelha amadurecimento do mercado”

21/02/2020

Para gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC, Luiz Martha, hoje há um entendimento maior sobre as responsabilidades e os riscos assumidos pelos conselheiros

Saiba mais
IBGC abre audiência pública para publicação sobre boas práticas em estatais

IBGC abre audiência pública para publicação sobre boas práticas em estatais

20/02/2020

Documento consolidará recomendações para empresas públicas e sociedades de economia mista

Saiba mais
Disrupção para conselheiros; conheça três fatores essenciais para garantir inovação

Disrupção para conselheiros; conheça três fatores essenciais para garantir inovação

19/02/2020

Relatório da EY aponta o que não pode faltar na construção de estratégias de longo prazo

Saiba mais
Arbitragem e seus dogmas

Arbitragem e seus dogmas

18/02/2020

Artigo de Gustavo Moraes traz reflexão sobre a real eficácia da arbitragem em matéria societária adotada no Brasil

Saiba mais
“Diversidade, engajamento e cultura devem constar na avaliação de executivos”

“Diversidade, engajamento e cultura devem constar na avaliação de executivos”

17/02/2020

Para CEO da Spencer Stuart, Fernando Carneiro, remuneração está longe de ser o item mais importante das discussões sobre desempenho

Saiba mais