IBGC prepara nova trilha de interações on-line

Valeria Café, diretora de Vocalização e Influência, detalha programação inédita de eventos do instituto

  • 05/06/2020
  • Equipe IBGC
  • Eventos
backgroundImageAlt1

Valeria Café, diretora de Vocalização e Influência do IBGC

Quem conhece o IBGC compreende a relevância que os constantes debates e trocas de experiências de governança têm para a organização e para a sociedade. Com o início do período de isolamento por conta da Covid-19, essas interações perderam espaço presencial, mas não na plataforma on-line. Para garantir que o compartilhamento de conhecimento e networking de governança corporativa não fossem interrompidos, o instituto somou esforços para garantir uma nova trilha de eventos adaptada ao contexto atual.

“Acionamos nossas comissões para traçarmos juntos um novo formato de conexão entre stakeholders de toda sociedade. Resultado: em uma semana colocamos no ar uma série de webinars com debates diários sobre os mais variados assuntos, o IBGC Conecta”, conta a diretora de Vocalização e Influência, Valeria Café. Em entrevista ao Blog, Valeria dá mais detalhes sobre o sucesso dessa primeira iniciativa on-line do instituto e como esse projeto inspirou a criação de uma trilha especial de eventos neste momento de enfrentamento da pandemia. Acompanhe:

IBGC: Por que uma nova trilha de eventos? 

Valeria Café: A pandemia acelerou os processos de transformação de muitas companhias, exigindo um aprimoramento rápido do atendimento aos clientes e consumidores. No caso do IBGC, nossos clientes são os associados, mas também a sociedade como um todo. Se o instituto quer desenvolver uma governança corporativa melhor para uma sociedade melhor temos que nos estruturar cada vez mais como um hub de conhecimento e troca de ideias. Quando percebemos que tínhamos a competência de transportar todos os nossos encontros presenciais para o ambiente on-line, percebemos que poderíamos alcançar um número muito maior de pessoas, que teriam no IBGC um lugar em comum.

Após uma recepção bastante positiva do IBGC Conecta em formato webinar, pensamos em estender a marca para outras plataformas de interação. O podcast era um pedido antigo das comissões, que queriam ouvir mais sobre governança na prática, regulações em andamento e sobre como as companhias estão lidando com temas específicos. Nesse contexto, demos início às produções do podcast IBGC Conecta, com episódios de 10 a 12 minutos, uma duração relativamente curta para que as pessoas pudessem ouvir enquanto realizassem outras atividades.

Quais os objetivos de cada projeto?

Planejamos os webinars para dar vazão às entrevistas de membros do IBGC com especialistas de destaque da sociedade sobre assuntos que são tendências, começamos com o coronavírus, por exemplo, e já estamos com foco no “novo normal” após a pandemia. Já os podcasts têm a intenção de trazer experiências práticas de governança corporativa, como casos de empresas ou regulações de governança. A partir desse novo desenho, teremos edições de webinars uma ou duas vezes por semana. No caso dos podcasts, serão dois por semana, um estará na linha do IBGC Conecta e outro no novo canal de podcast IBGC Educa, que será dedicado a explorar conceitos básicos de governança corporativa, como se fosse uma série introdutória sobre governança. Ambos no Spotify.

No caso dos associados, o IBGC terá uma nova programação exclusiva? 

Todos os eventos presenciais destinados aos associados foram transportados para a plataforma on-line. Organizamos todos os encontros que já promovíamos para entender em detalhes seus objetivos, incluindo aqueles realizados nos capítulos do IBGC, como o fórum de mulheres. Outros fóruns exclusivos já conhecidos, como os destinados para presidentes de conselhos de administração (PCA) de empresas listadas em bolsa ou aqueles para membros de comitês de auditoria (Coaud) de companhias abertas, continuam restritos. Assim como os fóruns para herdeiros, para membros de empresas familiares, para conselheiros de estatais e para profissionais de secretaria de governança, além dos encontros para conselheiros certificados pelo IBGC (CCIs).

A novidade para os associados está por conta do IBGC Dialoga. Trata-se de um evento sem palestrante, que conta com um facilitador que fará três ou quatro perguntas sobre um tema escolhido previamente para participantes divididos em subgrupos virtuais. Após uma primeira discussão, os subgrupos se juntam em um único grupo para debater o assunto com o auxílio do facilitador. A ideia é que esse encontro virtual reúna associados de diferentes áreas e de todo o país, uma vez por mês. As pessoas iam ao IBGC criar networking e debater e o IBGC Dialoga será agora esse espaço para essa interação, em formato on-line.

E aos novos associados?

Os novos associados terão direito a participar de um workshop especial, com duas sessões de conversa, sendo facilitadas com dois instrutores do IBGC. Essas interações, que já estão acontecendo, estão sendo muito ricas, com muitas histórias sobre a governança corporativa no Brasil e todo trabalho desenvolvido nesses 25 anos de instituto, além de ser uma oportunidade para a troca de conhecimento entre novos associados.

Para sexta-feira (5 de junho), o instituto já prepara o envio de sua primeira programação completa de eventos on-line aos associados e interessados em governança por meio de um e-mail marketing. Na segunda-feira (8 de junho), os participantes do WhatsApp do IBGC também receberão um lembrete dessa agenda. Quem ainda não faz parte do grupo do instituto no WhatsApp e deseja participar deve enviar a palavra “IBGC” para 11-94337-2707 e salvar o IBGC como contato em seu celular. Queremos que os próprios associados do instituto repassem esses convites para seus contatos e para a sociedade como um todo.

Carregando eventos, aguarde...

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

04/07/2022

Eleição nos Capítulos: IBGC convoca associados para assembleias

01/07/2022

Vocalização e Influência: fique por dentro das atividades da semana

30/06/2022

Inscreva-se na 4ª edição do IBGC Dialoga

29/06/2022

Contribua com a publicação do IBGC sobre agenda ESG nas organizações

28/06/2022

5 princípios básicos para a governança em transformação digital

27/06/2022

Soft Skills para conselheiros guiam decisões conscientes