Codim divulga Pronunciamento de Orientação sobre antecipação de informações

Texto estimula desenvolvimento de práticas e políticas em relação à transmissão antecipada de informações ao mercado

  • 12/08/2019
  • Mayara Baggio
  • IBGC Comunica

O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim) publicou um novo comunicado em agosto. O Pronunciamento de Orientação de número 25 trata da proibição de divulgação antecipada de informações sobre atos ou fatos relevantes para qualquer pessoa física e jurídica fora da companhia, especialmente analistas de valores mobiliários, em detrimento de outros acionistas ou investidores. Leia a ementa completa.

O documento relatado pelo coordenador do Codim e representante do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), Helmut Bossert, e pela representante da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Adriana de Carvalho Vieira, foi apresentado no último dia 1º na Abrapp, em São Paulo.

Segundo o texto, o objetivo do posicionamento é estimular o desenvolvimento de práticas e políticas de prevenção e orientação em relação à transmissão antecipada de informações sobre atos ou fatos relevantes a pessoas físicas e jurídicas.

O pronunciamento esclarece ainda as responsabilidades do profissional de relações com investidores, defende a importância da transparência e relevância desse posicionamento para o mercado e  aponta medidas preventivas de mitigação de riscos.

Além do IBGC, participam do Codim a Abrapp, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec), a Brasil Bolsa Balcão (B3), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e o Ibri.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC