Comitê Paralímpico conclui formação para conselheiros, no IBGC

O instituto adequou seu programa de aulas para receber 36 membros do Comitê Paralímpico Brasileiro no curso Conselheiros de Administração

  • 30/03/2023
  • Angelina Martins
  • Cursos

No dia 30 de março, integrantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e de suas federações esportivas, finalizaram o curso Conselheiros de Administração, no IBGC.

“Nossa rede paralímpica está mais forte. Fomos apresentados para o mundo do conselho de administração, da governança corporativa e, com todo o conhecimento que nos trouxeram, plantaram sementes de conhecimento em nós para nos transformarmos e transformar a sociedade que está à nossa volta”, afirmou Simone Rocha, coordenadora do programa Atleta Cidadão do CPB e ex-jogadora de goalball, durante o encerramento do curso contratado pelo comitê.

Simone frisou que os professores passaram aos alunos conceitos muitas vezes por eles almejados, como questões de diversidade, respeito à diferença: “As pessoas serem tratadas de acordo com suas necessidades e valorizadas por seus potenciais. Todos temos dificuldades e potencialidades. Para onde vamos se ficarmos atentos às nossas dificuldades?".

Para disponibilizar o curso, o IBGC revisitou os processos de acessibilidade à educação dos alunos com a contratação de assessoria técnica especializada para o treinamento de instrutores em pontos de atenção relacionados ao ensino (metodologia e plano de aula) para a compreensão de conteúdos por todos os alunos. Também revisitou a questão da acessibilidade a seus espaços físicos.

Na oportunidade, Yohansson do Nascimento Ferreira, vice-presidente do CPB e ex-atleta paralímpico brasileiro da classe T46 para amputados de membros superiores, afirmou: “Em alguns anos, muitas das pessoas que estiverem à frente de comites e confederações irão lembrar que nossa turma, hoje, deu o primeiro passo para tornar melhores as instituições e pessoas para que não se olhe mais para a deficiencia, mas para as potencialidades das pessoas com deficiência”


Leia aqui documento do IBGC que recomenda às organizações terem celeridade na divulgação de metas e métricas sobre o tema diversidade e inclusão. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC