Como construir capital social quando se trabalha remotamente

Artigo aponta que, atualmente, não basta ter experiência profissional, é preciso dar atenção aos relacionamentos e às habilidades de comunicação

  • 25/05/2023
  • Angelina Martins
  • Você sabia?

O capital social sempre foi um ponto essencial para os colaboradores de uma empresa, mas o trabalho híbrido e remoto tornou imprescindível o investimento nos relacionamentos interpessoais.

Hoje, não basta ter capacidade profissional, é preciso dar atenção aos relacionamentos e às habilidades de comunicação. Segundo a consultora sobre construção de marca e desenvolvimento de carreira, Liza Licht, é fundamental a parceria com membros da equipe, causar uma boa impressão, interagir em seu setor e se manter preparado para oportunidades.

Embora a obtenção de capital social sempre tenha sido essencial em um trabalho colaborativo, Liza Licht, que é fundadora da marca de multimídia e consultoria Leave Your Mark, sugere maneiras para os funcionários aumentarem seu capital social intencionalmente: ser gentil com o próprio tempo, comunicar-se estrategicamente e com intenção, acompanhar seus esforços, ficar atento à caixa de entrada do computador e ser generoso - praticar a gratidão.

O que faz com que uma pessoa acumule capital social? “Tudo se resume aos seus princípios, ética de trabalho e, às vezes, à sua capacidade de se organizar”, declara a consultora no artigo Building Social Capital When You Work Remotely, que indica meios de garantir capital social na empresa em que se trabalha e, consequentemente, bons relacionamentos, mesmo em trabalho remoto:

1. Seja gentil com seu tempo
Ao trabalhar em equipe pode-se apoiar o projeto de outros e ir além do escopo da própria função para ajudar as pessoas. Assim se estabelece uma reputação colaborativa e, geralmente, facilita a mudança para um departamento diferente da organização, se assim for pretendido. No caso de contratos de trabalho autônomo , é bom lembrar que ninguém quer trabalhar de graça ou por menos do que vale, mas às vezes é estratégico e aceitável fazer isso, porque poderá agregar credibilidade e experiência para o seu negócio e, provavelmente, refletirá na indicação de outros clientes. O importante é sempre pesar os prós e contras.

2. Comunique-se estrategicamente e com intenção
Mesmo trabalhando em frente a uma tela do computador, é preciso garantir que a comunicação seja escrita para inspirar ações. Primeiro, considerar o próprio tempo, ou seja, agendar e-mails para serem entregues dentro do horário de trabalho compartilhado com colegas para aumentar suas chances de resposta em tempo real. Ao escrever, considerar o público: fazer alguma pesquisa para entender a experiência ou o ponto de vista do destinatário.

3. Acompanhe seus esforços
Conforme a carreira progride, é preciso acompanhar a própria rede, dentro e fora da empresa, e isso se torna cada vez mais complexo, principalmente se o trabalho é remoto. Embora possa exigir um pouco mais de esforço, manter uma planilha com as interações e contatos  será extremamente valioso. Isso ajuda no gerenciamento de relacionamentos e na conexão com as pessoas.

4. Fique por dentro da sua caixa de entrada
Gerenciar todas as formas de comunicação permitirá aproveitar melhor as oportunidades. Utilizar filtros ou categorias para organizar os e-mails pode ajudar a ter mais agilidade para as respostas. Não demorar muitas horas para responder, mesmo que seja para comunicar que a mensagem foi vista e que está buscando a informação, pode ser gentil e colaborar para uma boa relação com os colegas.

5. Seja generoso e pratique a gratidão
Oferecer apoio e ampliar os esforços de outra pessoa ajuda muito. Também nunca é tarde demais para agradecer a alguém pela oportunidade. Não há data de validade para a gratidão. Além disso, se entrarmos em contato com a rede de trabalho para perguntar como estão os colegas, sem pedir nada - ou oferecer apoio e ter um interesse sincero no que estão fazendo - ficamos cheios de capital social, que garante a longevidade profissional. Para qualquer tipo de profissional, as conexões são tão significativas quanto o que se conhece e as habilidades que se possui.


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