Saiba como o compliance pode ajudar na tomada de decisão nas empresas

Código de conduta e planejamento estratégico são pontos que norteiam as ações, segundo publicação do IBGC

  • 22/10/2019
  • Giulia Landriscina*
  • Cursos

O sistema de compliance deve ser compreendido como um guia de princípios e valores que compõem a identidade da organização, com foco em sua longevidade.

Um dos desafios das empresas é tomar decisões de forma ética. De acordo com a publicação Compliance à luz da governança corporativa, do IBGC, as tomadas de decisão éticas ocorrem, em sua maioria, individualmente. Para nortear as ações dentro da empresa e não deixar que ocorra falha na comunicação – isto é, as atitudes individuais não comprometerem o coletivo - é preciso adotar algumas práticas. Mas, como aplicá-las na hora de tomar decisões?

De início, algo precisa estar arraigado: identidade organizacional, que consiste na junção de propósito, missão, visão, valores e princípios. O sistema de compliance se baseia nesses conceitos e, ao tomar uma decisão, é preciso ter claro o que a empresa acredita.

O seguinte passo é fazer uso frequente do código de conduta. Ele é formado por diretrizes e orienta a atuação de todos dentro da empresa. No compliance, a prática é responsável por garantir a transparência, disciplinar relações internas e externas e administrar conflitos de interesses. É fundamental para compreender os limites da empresa. Em paralelo, a criação de políticas contribui para a formação de bases sólidas para a relação de confiança com o mercado e consolida a credibilidade da organização. Muitas vezes são elas que sustentam a decisão.

O planejamento estratégico é outro ponto essencial. O plano ajuda a alcançar objetivos da organização, sejam eles estratégicos, econômicos, financeiros ou sociais. Ele norteia a escolha de decisão e a hierarquia de importância das ações.

Por último e não menos importante, mensurar riscos nas tomadas de decisão é uma consequência um tanto quanto necessária. O gerenciamento de riscos é um alicerce do sistema de compliance. Contribui para o estabelecimento de processos alinhados e compromissos de curto e longo prazo documentados.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o sistema de compliance? No dia 5 de novembro, o IBGC realiza o curso Compliance e governança: da conformidade legal à integridade corporativa, em São Paulo. Serão apresentadas práticas de governança para o desenvolvimento e aplicação eficaz dos processos de compliance.

*Estagiária sob supervisão de Yuki Yokoi

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento

25/03/2024

Jornada Técnica à China estará em Beijing, Xangai e Shenzhen

22/03/2024

É preciso deixar o conselho de administração trabalhar