IBGC participa de conferência da ICGN; questões ASG são tendências para os próximos anos

Conselheiro Carlos Eduardo Lessa Brandão representou o instituto em evento realizado nos Estados Unidos

  • 08/11/2019
  • Equipe IBGC
  • Eventos

A revitalização do imperativo de investimento na América Latina norteou as reflexões do painel de encerramento da conferência da International Corporate Governance Network (ICGN), realizada nos dias 15 e 16 de outubro, em Miami, nos Estados Unidos.

O conselheiro do IBGC Carlos Eduardo Lessa Brandão participou do painel em conjunto com o presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Fabio Coelho, o chefe de Renda Variável da BTG Pactual Asset Management, Will Landers, o ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira, e o chefe de Investimentos da Aberdeen Asset Management, Peter Taylor.

O painel foi moderado pela diretora executiva do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), Vanessa Brenneke. Para Brandão, que representou o instituto no evento, dois temas permearam as discussões do encontro como um todo, que reúne a comunidade de investidores internacionais.

Um deles foi a crescente importância dos temas ambientais, sociais e de governança (ASG) no âmbito dos investidores e das empresas investidas, se consolidando como um fator mandatório para os negócios. O outro foi a repercussão da “declaração sobre o propósito de uma companhia” feita em agosto passado pela Business Roundtable, entidade que reúne CEOs de importantes companhias dos EUA.

A declaração destacou a importância dos stakeholders da companhia (incluindo os acionistas) para que esta entregue, ao longo do tempo, valor para todos os stakeholders, a companhia e a sociedade. Há, no entanto, divergências sobre essa posição, como a que diz respeito ao dever fiduciário dos administradores. Confira a declaração completa da entidade em inglês.

O conselheiro também destacou a presença de vários brasileiros no evento, acompanhando e participando dos debates sobre polêmicas de governança corporativa nos EUA, emissão de ações em duas classes, risco das mudanças climáticas, ascensão do investimento passivo, gestão do capital humano e integração de questões ASG nos planos de remuneração de executivos.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?

19/04/2024

Masterclass com Satish Kumar traz reflexões ao IBGC

19/04/2024

Fique por dentro das ações de Vocalização e Influência

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição