Conselho transformador é aquele que antecipa e acelera inovação

Mudança na ética social e a velocidade com que as tecnologias impactam os negócios são tendências que demandam atenção, disse Daniel Motta, da consultoria BMI

  • 24/06/2019
  • IBGC
  • Encontro de Conselheiros
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Da BMI, Daniel Motta acredita que mudanças na ética social impactarão os negócios. Crédito: Hara Fotógrafo 

Os conselhos de administração que transformam aceleram a jornada de transformação, antecipam as mudanças e alavancam as fortalezas existentes nas organizações, disse Daniel Motta, CEO da Blue Management Institute, durante o painel “O que é, afinal, um conselho que transforma?”, no 7º Encontro de Conselheiros do IBGC. Segundo ele, o conselho precisa estar atento a duas grandes tendências: a mudança na ética social e a velocidade com que as tecnologias impactam os negócios.

“A transição da ética social é mais impactante que a transformação tecnológica”, afirmou Motta. As pessoas são regidas pela chamada ética do prazer, em que as necessidades individuais se sobrepõem aos interesses coletivos. Essa centralização no indivíduo muda as relações de poder, dentro e fora das empresas, que sempre estiveram baseadas os princípios de obediência e hierarquia. “As organizações estavam ancoradas e se sustentavam no conceito de liderança e controle”, explicou.

O desenvolvimento da tecnologia digital acelerou a transformação, ultrapassando a capacidade de adaptação das grandes corporações. “A velocidade da transformação externa se tornou muito maior que a inércia interna das organizações”, disse Motta. O conselho precisa estar atento para calibrar as mudanças do mercado e da sociedade com a capacidade de inovação e adaptação da empresa.

Dentro deste cenário de transformação, os propósitos da empresa também devem ser transformados. De acordo com Motta, a nova ética social exige que o propósito tem que ir além da perenidade da organização. As atividades devem extrapolar os interesses organização e objetivar os interesses de toda a sociedade. “As empresas precisam encontrar uma agenda de futuro que extrapole a sobrevivência da corporação”, afirmou Motta.

O 7º Encontro de Conselheiros é uma iniciativa do IBGC e tem o patrocínio da B3, KPMG, Bradesco e Itaúsa, além do apoio da Mediastream e do WomenCorporateDirectors (WCD).

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