Conselhos do Futuro é a 16ª comissão temática do IBGC

Objetivo do novo espaço é promover reflexão estratégica sobre os desafios dos boards, em um horizonte de 10 a 20 anos

  • 28/05/2021
  • Ana Paula Cardoso
  • Você sabia?

No mês de maio, o IBGC passou a dispor de uma nova Comissão Temática, denominada Conselhos do Futuro. Para Ricardo Lamenza, coordenador da Comissão Conselhos do Futuro, os associados do IBGC passam agora a contar com um espaço de reflexão estratégica para debater os desafios dos conselhos de administração em um horizonte estimado entre 2030 até 2040.

Lamenza ressalta ainda que o objetivo da nova comissão é formar pontos de vista sobre temas que hoje já são importantes na agenda das empresas. “Não temos a pretensão de adivinharmos o futuro”, disse. Para ele, a ideia é explorar quais serão os impactos destes temas e preparar os conselhos de administração para terem capacidade de analisar o cenário e tomarem as melhores decisões.

“A transformação no ambiente empresarial e as tendências de mercado e tecnológicas vão demandar novos modelos de gestão, processos, lideranças e, por consequência, novos conselhos de administração”, acrescentou Lamenza.

Transversalidade e diversidade

Antes de se transformar na Comissão Conselhos do Futuro existiu por um ano como um subgrupo de trabalho da Comissão de Conselhos de Administração (CA), depois virou um Grupo de Trabalho à parte da Comissão de CA e funcionou assim por cerca de um ano. Como a mais recente Comissão Temática, o grupo já nasce com uma peculiaridade: a transversalidade de seus componentes. 

Na composição da Comissão Conselhos do Futuro, a maioria dos associados é oriunda da Comissão Conselho de Administração, porque foi lá que a nova comissão nasceu.  Mas ao longo da construção do novo espaço, foram surgindo pessoas da Comissão Temática, da Comissão de Inovação, da Comissão de Pessoas, de Ética, Risco, Empresas Familiares entre outras.  

“Tomamos a decisão de trazer pessoas de outras comissões”, contou Lamenza. “E isso já é um exercício mirando nos conselhos do futuro porque justamente a tendência da composição dos conselhos é ficar cada vez muito mais diversa”, completou o coordenador da Comissão Conselhos do Futuro.

As Comissões Temáticas do IBGC são grupos formados por associados que, voluntariamente, contribuem para a qualidade e o aprofundamento das discussões realizadas no instituto. Debater as melhores práticas de governança corporativa é a razão de ser das Comissões Temáticas do IBGC. Associados interessados em participar da Comissão Conselhos do Futuro poderão se candidatar a partir de junho.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC