Contribuição do governance officer para o sistema de governança

Publicação do IBGC coloca em pauta a importância da função, da qualificação e do reconhecimento da senioridade do profissional

  • 30/05/2023
  • Angelina Martins
  • Cursos

A atuação como Governance Officer (GO) demanda dos profissionais, entre outros requisitos, organização, disciplina, comunicação e gestão da governança de uma empresa. Assim, não existe um modelo único de responsabilidades e atribuições de um GO que envolva suas práticas em todos os níveis da estrutura da organização (estratégicos, operacionais e de controle).

A publicação “Governance Officer”, elaborada pelo IBGC para promover uma reflexão e o consequente interesse para temas sobre as estruturas de governança mundiais, coloca em pauta a importância da estruturação de uma função específica e o reconhecimento da senioridade e da qualificação exigidas do profissional de governança, a exemplo de tantas outras já reconhecidas, como a de relações com investidores, compliance, gestão de riscos, sustentabilidade e auditoria interna.

Uma contribuição fundamental da função do GO é criar mecanismos para o aprimoramento do sistema de governança. Conheça 13 responsabilidades do profissional que desempenha a função de GO, destacadas na publicação:

● Propor e desenvolver o sistema de governança, alinhado à cultura organizacional, para assegurar a efetividade do processo decisório.
● Desenvolver constantemente o sistema de governança.
● Certificar-se de que os princípios de governança sejam cumpridos e materializados em documentos societários, políticas, normas e documentos de apoio ao processo decisório, e apontar eventuais descumprimentos
● Estabelecer e monitorar procedimentos que permitam que os órgãos e agentes de governança tenham acesso a infraestrutura, documentação e informações necessárias para o desempenho de suas funções.
● Promover a fluidez da comunicação entre os órgãos decisórios, de apoio técnico e de fiscalização e controle.
● Prover recursos, metodologia e ferramentas que permitam definir e monitorar indicadores de desempenho do sistema de governança.
●Fornecer as informações sobre o sistema de governança para a elaboração de documentos, registros e formulários relevantes, interagindo com as demais áreas da organização.
● Coordenar processos de integração e educação continuada dos agentes de governança.
● Elaborar o relatório anual de governança.
● Gerir a área de governança.
● Orientar a elaboração da documentação que fundamenta o processo decisório.
● Atuar para o bom desempenho das reuniões de conselho de administração, conselho fiscal, diretoria e comitês de assessoramento.
● Avaliação do sistema de governança.


Clique aqui e saiba mais sobre o curso Governance Officer, do IBGC, que iniciará nova turma em 22 de agosto.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC