Cultura e diversidade são desafios no mundo pós-pandemia

Conselheiros devem olhar para o futuro priorizando os desafios do capital humano, como retenção de talentos e modelos de trabalho, mostra pesquisa

  • 14/06/2022
  • Gabriele Alves
  • Diversidade

O IBGC promoveu no mês de maio um fórum de debate direcionado a compreender quais são os perfis de conselheiros que têm mais aderência aos desafios que se estabelecem a partir da pandemia de Covid-19 - que transformou o relacionamento entre as organizações e seu pessoal.

Debater o assunto torna-se importante e urgente, principalmente quando observamos o papel dos conselhos de administração no amparo a essa questão. Tornam-se necessários conselhos mais adaptados e alinhados com as novas realidades que surgiram nos últimos dois anos e que vão além de métricas, modelos engessados ou fórmulas prontas. É preciso olhar para as pessoas. O debate se desenvolveu focado em indicar caminhos para questões como:

- Após dois anos de pandemia, o que mudou nos conselhos de administração?
- Quais os perfis mais buscados?
- Que temas os conselhos mais debatem?

Para isso, o evento partiu dos resultados da pesquisa internacional Corporate Board Survey Results: 2022 Trends & Insights. O estudo subsidia como olhar para a questão da cultura das organizações considerando pontos importantes como diversidade e pluralidade e trouxe como principais resultados os seguintes dados:

Estratégia, liderança e tecnologia na sala de reuniões

•  A sucessão e a estratégia de liderança continuam a ser as principais questões na sala de reuniões.
• Os conselheiros olham ESG, tecnologia e talento como as principais questões do futuro.
•  A experiência digital da empresa, a perspectiva Millennial/Gen-Z e a diversidade são as habilidades menos representadas na sala de reuniões.

Talento

•  Os conselheiros relatam ter gastado mais tempo em questões de talento nos últimos dois anos.
•  A retenção de talentos executivos é a principal prioridade e o tópico de discussão na sala de reuniões.
•  Os conselheiros relatam vários métodos sendo usados ​​para aumentar a retenção de funcionários, com trabalho flexível/remoto e remuneração extra no topo da lista.

Efeitos da pandemia nas reuniões do conselho, tempo e tamanho

•  O tempo total gasto nas reuniões do conselho está diminuindo em relação aos picos de pandemia.
• As reuniões virtuais do conselho continuarão em 2022 e além.
• O tamanho do conselho se manteve estável nos últimos dois anos, com os conselhos adicionando novos membros principalmente para diversificar a representação e as habilidades.

Realizada com membros de conselhos em 2022, da qual participaram 14 empresas brasileiras de uma amostra global de 127 organizações, a pesquisa mostrou que a sucessão e estratégias de liderança continuam sendo o principal foco dos colegiados, mas, após a crise sanitária, questões como ESG e atração e retenção de talentos ganharam grande relevância e preocupação por parte dos conselheiros respondentes do estudo. Por outro lado, a questão permeia a maneira e o grau de intensidade dos princípios de diversidade em suas múltiplas formas, sejam elas geracional, de gênero, etnia, credo e ideologia.

No evento do IBGC, participantes reiteraram que é necessário provocar líderes com outras questões, desta vez, de modo a olhar, inclusive, para a própria composição dos colegiados: há pessoas inseridas nos conselhos que pensam e discutem sobre a cultura daquela empresa? Qual a cultura que queremos ter e passar? Como podemos transformar as métricas em culturas organizacionais?

Para conferir outros dados da pesquisa, clique aqui

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

04/07/2022

Eleição nos Capítulos: IBGC convoca associados para assembleias

01/07/2022

Vocalização e Influência: fique por dentro das atividades da semana

30/06/2022

Inscreva-se na 4ª edição do IBGC Dialoga

29/06/2022

Contribua com a publicação do IBGC sobre agenda ESG nas organizações

28/06/2022

5 princípios básicos para a governança em transformação digital

27/06/2022

Soft Skills para conselheiros guiam decisões conscientes