Governança para executivos: curso ganha módulo de mindset

Com pandemia, decisões devem equilibrar foco no capital e em demandas da sociedade

  • 21/10/2020
  • Ana Paula Cardoso
  • Cursos

As transformações no mundo empresarial têm trazido insights sobre as formas mais adequadas de atuação dos executivos em tempos de pandemia. Não poderia ser diferente trazer essa discussão também para as searas de formações e certificações profissionais. 

“O IBGC foi muito reativo porque percebeu que novas matérias deveriam ser inseridas dentro deste contexto”, avaliou Artur das Neves, ex-executivo da área de finanças, hoje conselheiro de diversas empresas e coordenador do curso Desenvolvimento em Governança Corporativa para Executivos no IBGC

Para Neves, a necessidade de equilibrar o foco no capital com a demanda da sociedade transformou regulamentações, políticas internas e alterou completamente o ambiente onde o ser humano vai atuar. “Portanto, prestar serviço a este executivo significa repensar o conteúdo de nossos cursos”, explicou o coordenador. 

O curso coordenado por Neves faz parte do portfólio de cursos do IBGC. E tão logo tornou-se 100% on-line, não se restringiu apenas a mudar o formato para digital. O conteúdo também foi adaptado. “Conteúdos com foco em reflexões sobre qual é o papel humano – e isso inclui o papel dos próprios executivos – de cada colaborador em uma organização tornaram-se fundamentais”, contou Neves.

O “próximo” normal

As mudanças tiveram boa receptividade por parte dos alunos. Um dos novos tópicos foi uma profunda reflexão individual: qual é o papel do executivo e sua contribuição para a empresa diante deste momento de crise. “E essa reflexão não é técnica, é humanista. Porque provoca o questionamento do indivíduo e sua missão como agente de transformação”, considerou o coordenador do curso.

O mudou - ou está mudando - na estratégia de governança nas empresas com o advento da pandemia é vasto. Necessidade do teletrabalho, mudanças regulatórias e novas formas de consumo são só alguns exemplos. Este cenário exigiu novos ritos de decisão dos executivos, que estão sendo inseridos em uma nova forma de valorização da governança.

Mudanças no mindset da governança foi outra matéria inserida no curso para executivos. Hoje, decisões em benefícios de interesse da comunidade pesam também, e não somente os interesses dos acionistas.  “Quais foram as alterações neste modelo mental que levam as pessoas a terem novas interpretações sobre o exercício do poder dentro de suas empresas?”, indagou das Neves, para quem vai ser preciso falar daqui para frente não de novo normal. Mas de “próximo” normal.

Mais informações sobre os cursos do IBGC, clique aqui

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

18/06/2021

Desafios e lições na aplicação de voto múltiplo e voto a distância

18/06/2021

França avança em equidade de gênero para além dos boards

18/06/2021

“Governança faz trajetória até IPO ficar mais suave”

17/06/2021

Chapter Zero Brazil apoia debate internacional no Encontro de Conselheiros

17/06/2021

Turma 100 do Curso para Conselheiros de Administração encerra com homenagens

11/06/2021

“Encontro de Conselheiros terá simulação de cenários até 2040”