Novo curso do IBGC propõe abordagem prática para tempos de crise

Programa voltado para executivos e conselheiros explora temas como liderança em momentos de estresse, mediação de conflitos e comunicação

  • 14/05/2020
  • Equipe IBGC
  • Cursos

A pandemia da Covid-19 tem intensificado inúmeros desafios de gestão envolvendo o papel dos administradores, a implementação de comitês de crise e as relações de liderança no ambiente corporativo. A fim de oferecer ferramentas e insights de enfrentamento à crise para as companhias, o IBGC preparou o novo programa Governança Corporativa em tempos de crise: uma abordagem prática.

Com lançamento marcado para o dia 25 de maio, seu conteúdo programático totalmente online trará discussões sobre os entraves das empresas nesse momento, assim como possíveis reações e estratégias em um ambiente pós-coronavírus. Por meio do compartilhamento de experiências e atividades práticas, os participantes serão estimulados a refletir sobre uma atuação diligente dos órgãos de governança corporativa, analisando temas como lideranças em momentos de estresse, mediação de conflitos, gestão de pessoas e comunicação para crises.

Segundo um dos criadores e coordenador do programa, Antônio Edson Maciel, os debates propostos aos alunos do curso foram pensados de forma a contribuir com os profissionais na busca por alternativas e respostas para seus negócios, de acordo com práticas de mercado e princípios de governança. “Um dos principais diferenciais desse curso está na criação conjunta de um comitê de crise logo nas primeiras aulas. Durante os encontros virtuais, os alunos conhecerão suas fases e ferramentas de implementação e, ao final, apresentarão seus próprios comitês”, afirmou. O programa é voltado para executivos seniores e agentes de governança em conselhos de administração e comitês de assessoramento. 

Há mais de dez anos atuando como membro da Comissão de Riscos do IBGC e 20 anos de experiência nas áreas de Controle, Riscos Corporativos e Auditoria, Maciel ressaltou que a governança é essencial em momentos de crise. Segundo o coordenador, as empresas precisam definir bem os papeis de seus colaboradores para sobreviver em um ambiente mais hostil. “A governança ajuda a organizar, estruturar e unir pessoas que não estão diretamente na crise, aproximando conselheiros e executivos da linha de frente da gestão”, explicou. Para ele, a governança é um modelo que auxiliará as companhias a atravessarem esse momento difícil.

Maciel apontou ainda que as empresas mais estruturadas já trabalham com equipes dedicadas a retomada de um novo mercado, o tão falado novo normal, e que a governança corporativa terá um papel importante também nessa nova fase de reestruturação.

O novo curso do IBGC prevê carga horária de 30 horas e 15 créditos ao programa de certificação de conselheiros do instituto (CCI). As aulas acontecerão ao vivo duas vezes por semana, das 18h às 21h. Saiba mais e inscreva-se!


Carregando cursos, aguarde...

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento

25/03/2024

Jornada Técnica à China estará em Beijing, Xangai e Shenzhen

22/03/2024

É preciso deixar o conselho de administração trabalhar