6 publicações sobre o desempenho de conselheiros e executivos

Disponíveis no Portal do Conhecimento, conteúdos abordam práticas de monitoramento, pensar estratégico e gestão de riscos

  • 21/01/2022
  • Gabriele Alves
  • Portal do Conhecimento

No último mês, o Portal do Conhecimento, plataforma do IBGC que reúne pesquisas, publicações, artigos, entre outros conteúdos, publicou uma série de materiais que destacam o papel da governança corporativa atrelado aos temas mais importantes do mercado. Entre eles, destaca-se as questões de desempenho tanto para conselheiros quanto para membros executivos frente ao surgimento de novos ambientes de negócio, em uma era marcada por rápidas mudanças em todos os setores da economia e em escala global.

Atento a esse tema de destaque, o Blog IBGC separou seis publicações e pesquisas do período que apoiam a compreensão deste assunto para você ler a respeito. Veja a seguir:

1. Monitoramento do Desempenho Empresarial
O objetivo desta publicação é conectar o monitoramento de desempenho empresarial ao dever de diligência do conselheiro de administração — função que está no cerne da governança. Neste documento, você encontra tópicos sobre a geração de valor econômico, os aspectos principais das demonstrações financeiras requeridas pela legislação societária, noções de sistemas de remuneração e conceitos relacionados aos painéis de monitoramento. O documento é uma referência para que as companhias brasileiras evoluam em suas práticas de monitoramento de desempenho, em particular inserindo-se no contexto dos aspectos de sustentabilidade e da transformação digital. Veja aqui: 

2. Estudos de caso de sustentabilidade: lições aprendidas sobre liderança em crises e recuperação mais forte
Esta publicação apresenta orientações práticas de mulheres líderes empresariais de sucesso sobre como as empresas podem construir sua resiliência. Baseia-se em dados de pesquisas, experiências em primeira mão e lições aprendidas à medida que essas mulheres – todas trabalhando em mercados emergentes ou contextos frágeis – conduziram suas organizações durante a crise do COVID-19. Acesse aqui.

3. O pensar estratégico nas organizações e o papel de seus órgãos de governança
Esta obra, da série IBGC Orienta, busca avançar nas discussões propostas na publicação - O Papel do Conselho de Administração na Estratégia das Organizações, especificamente sobre o pensar estratégico. Partindo do que foi exposto, esta publicação aprofunda conceitos, dialoga com novos autores e propõe caminhos viáveis para aprimorar o pensamento estratégico nas organizações, independentemente de porte, natureza e mercado em que atuam. Confira neste link.

4. Global Network of Director Institutes 2020 - 2021 Survey Report
O relatório mostra como os conselhos de todo o mundo estão lidando com os impactos econômicos e sociais da crise de saúde global do COVID-19 e, para isso, a GNDI - autora da publicação - realizou uma pesquisa que relaciona o desempenho dos planos de enfrentamento à Covid-19 às percepções de diretores e conselheiros. Cerca de 72% dos diretores ficaram satisfeitos com o desempenho de seus planos de resposta a crises e sua própria capacidade de supervisionar durante a crise. Leia aqui

5. The 2021 European AGM Season
A revisão da temporada europeia da AGM de 2021 examina como a governança corporativa se desenvolveu durante o período da pesquisa, analisando três tópicos principais (participação dos acionistas, questões do conselho e itens de remuneração) em oito mercados europeus (França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido). Acesse a pesquisa completa aqui. 

6. KPMG 2021 CEO Outlook: Brasil
A pesquisa traz as lições aprendidas sobre como as lideranças brasileiras, sul-americanas e globais - principais economias do mundo - estão respondendo às transformações e aos desafios e apontando as expectativas para o futuro. A publicação inclui um descritivo das estratégias e riscos para o o bom desempenho, tributos, confiança nos CEOs entre outros temas. Confira os resultados aqui.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC