Destaque do Portal do Conhecimento em abril é pesquisa sobre “pratique ou explique”

Publicação sobre recomendações para a governança corporativa de empresas listadas também foi lançada no mês

  • 07/05/2021
  • Equipe IBGC
  • Portal do Conhecimento

A pesquisa Pratique ou Explique: Percepção dos profissionais de Companhias Abertas Acerca do Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa foi o destaque do mês de abril no Portal do Conhecimento do IBGC. O estudo, realizado pelo Grupo de Trabalho Pratique ou Explique - formado por organizações atuantes no mercado de capitais - teve como objetivo avaliar a percepção e o envolvimento dos profissionais das companhias abertas, acerca do informe de governança. E entender melhor o processo de elaboração e revisão dos envolvidos dentro das empresas.

Também merece atenção entre os lançamentos de abril a publicação Lições de 2020 para a governança corporativa de empresas listadas. O documento traz recomendações para algumas das questões que, em 2020, mais chamaram a atenção na governança corporativa de empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira. No documento, são destacados princípios e boas práticas que poderiam ter evitado ou mitigado algumas das falhas de gestão ou estratégia das organizações. A publicação baseou-se em casos reais que vieram a público ao longo do ano, aproximando-se de uma visão bem prática da aplicação dos princípios de governança corporativa. 

Veja a seguir outros destaques do mês de abril: 

EY Board Agenda 2021: five priorities for boards to shape the organization’s strategy. O Artigo em inglês fala da era de mudanças aceleradas e como os conselhos precisam reavaliar suas prioridades para permanecerem ágeis e resilientes.

Avaliação de Conselhos de Administração, Novo Mercado e Transparência. Produzida pelo EY Center for Board Matters (CBM), a publicação traz o ponto de vista dos autores sobre a avaliação de desempenho dos Conselhos e a divulgação de seus resultados para investidores e demais stakeholders, exigidas pelo segmento Novo Mercado da B3.

4 Steps To Building An Inclusive Organization. Artigo de autoria da consultoria Korn Ferry propõe um aprendizado de como uma organização pode tornar-se inclusiva. A desenvolvimento desta capacidade inclusiva acontece, segundo a publicação, baseando-se de alguns pilares como:  comportamental, inclusão estrutural, liderança inclusiva e gestão de mudança.

O ESG chegou na sala do CEO. ESG chegou finalmente à mesa dos CEOs – e chegou para ficar. É o que defende o artigo produzido pela McKinsey, de autoria de Reinaldo Fiorini e Vicente Assis. Antes atentar-se para questões ambientais, sociais e de governança poderia ser uma escolha de posicionamento das empresas. Hoje já é uma prioridade estratégica para os líderes com maior visão de futuro.

Global CEO Outlook Pulse Survey 2021. Com base em respostas de 500 CEOs de 11 mercados-chave, a pesquisa Global CEO Outlook Pulse Survey 2021 fornece insights atuais dos líderes com relação à retomada do crescimento dos negócios, distribuição de vacinas, seus principais riscos organizacionais e prioridades de transformação de negócios daqui para frente.

A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais. Nova edição do estudo evidencia o avanço e a importância das práticas de governança corporativa nas empresas abertas brasileiras.

Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo do IBGC: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), GNDI, International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, NACD, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PricewaterhouseCoopers (PwC), Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC