10 materiais sobre diversidade em conselhos para conhecer

De publicações e pesquisas às iniciativas do IBGC e do mercado. Confira seleção com dados e perspectivas sobre o tema

  • 14/07/2022
  • Angelina Martins e Gabriele Alves
  • Diversidade

O debate sobre diversidade nas organizações vem, oportunamente, crescendo em qualidade e amplitude e por isso a comissão de Estratégia do IBGC elaborou o documento "Diversidade, Inclusão e Equidade: Um Imperativo Estratégico às Organizações" sobre  a importância de múltiplos conhecimentos, experiências, comportamentos, culturas, faixas etárias, etnias e gêneros para a existência de organizações mais plurais e, consequentemente, mais assertivas na tomada de decisões. Uma empresa diversa se traduz em  retenção de talentos, melhor clima organizacional, mais criatividade, inovação e, consequentemente, melhor retorno financeiro.

Essa é a premissa do Instituto em seu propósito de contribuir para a construção de uma sociedade melhor, por meio da disseminação de princípios e boas práticas de governança corporativa. Com esse objetivo o IBGC criou a Agenda Positiva de Governança: Medidas para uma governança que inspira, inclui e transforma, apoiada em seis pilares: ética e integridade; diversidade e inclusão; ambiental e social; inovação e transformação; transparência e prestação de contas; e conselhos do futuro.

A seguir, recomendamos 10 conteúdos focados em diversidade:

1. Programa Diversidade em Conselho (PDeC) - Criado em 2014 pelo IBGC, o programa está em sua sexta edição e já preparou 139 mulheres para atuar em conselhos de administração, proporcionando a elas mais visibilidade no mercado por meio da troca de experiências, aprendizado e fortalecimento de networking com importantes players do universo dos conselhos. Trata-se de uma ação conjunta da B3, IBGC, International Finance Corporation (IFC), Spencer Stuart e WomenCorporateDirectors (WCD) Foundation –s. 

2. Um conselho diverso - O conselho de administração está preparado para ter, entre seus pares, pessoas LGBTQIA+ ? Quais fatores considerar para a formação de um conselho diverso? Os conselhos de administração devem orientar a gestão para o desenvolvimento de projetos na jornada de diversidade? Leia três artigos publicados sobre o tema. 

3. As relações profissionais no pós-pandemia - Os desafios das organizações no pós-pandemia foi tema de fórum promovido pelo IBGC. A nova realidade está transformando as relações entre empresas e colaboradores e é evidenciada por questões como ESG e atração e retenção de talentos. Veja os resultados da pesquisa internacional “Corporate Board Survey Results: 2022 Trends & Insights”. 

4. Parceria do IBGC com o Fórum LGBTI+ - Em março de 2022, o IBGC e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ firmaram acordo para a promoção de ações em conjunto. Para conhecer os 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+, clique aqui.

5. IBGC adere ao pacto sobre equidade racial. Quais os desafios que se impõem? - Em fevereiro de 2022, o IBGC aderiu ao  Pacto de Promoção da Equidade Racial  que propõe implementar um protocolo ESG racial no Brasil e sua adoção por governos, empresas e investidores e sociedade civil. Para saber mais sobre o processo de adesão, que é voluntário e gratuito, acesse aqui. Leia também a entrevista que o diretor executivo do Pacto, Gilberto Costa, concedeu ao Blog IBGC.

6. Conselheiras 101: a inclusão de mulheres negras na governança - Lisiane Lemos, executiva de expansão de negócios da Google é cocriadora do Conselheira 101, iniciativa pioneira voltada a expandir o horizonte da governança corporativa, abrindo caminhos a mulheres negras.  Em fevereiro de 2022, ela foi entrevistada, para o Bate-papo do Blog IBGC: “A gente precisa de uma preparação cultural para fazer a inclusão de verdade. Para quebrar a resistência, todos terão que entender que o que trouxe a empresa até aqui não vai levá-la até onde quer chegar”.

7. Comitê de Pessoas - “As organizações podem se beneficiar da criação de comitês de pessoas para assessorar seus conselhos em assuntos relacionados à gestão do capital humano, alinhando esses temas à estratégia da organização e fornecendo subsídios e recomendações para melhorar a qualidade das deliberações dos conselhos nessa área”. Leia em: Comitê de Pessoas de Assessoramento ao Conselho: Orientações Práticas.

8. Percepções sobre diversidade - “Buscando compreender como o tema de diversidade relacionado à raça e gênero vem sendo tratado pelas organizações, especialmente no que tange a suas lideranças, o IBGC, a ABRH-SP e o Sistema B desenvolveram estudo no qual representantes das organizações compartilharam suas percepções sobre o tema, a partir das empresas em que atuam.”

9. Mulheres são minoria em conselhos - Estudo realizado pelo IBGC demonstrou que as mulheres ainda são minorias nos conselhos e nas diretorias. Das 295 empresas estudadas, 22,4% delas não apresentavam nenhuma mulher ocupando a posição de conselheira ou de diretora. A pesquisa está em: Análise da participação das mulheres em conselhos e diretorias das empresas de capital aberto - 2021

10. A diversidade de gênero nos conselhos e nas diretorias - Pesquisa evidenciou que a diversidade de gênero e raça nos Conselhos e Diretorias das organizações ainda não é uma realidade. Há muitas questões a serem trabalhadas sobre o tema. Leia em: Análise da participação das mulheres em conselhos e diretorias das empresas de capital aberto.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

13/06/2024

Remuneração nas estatais: evento no IBGC promove discussões

12/06/2024

Confira as rodas de diálogo on-line sobre gestão de crise

11/06/2024

Conexão Governança Pernambuco comemora 10 anos do capítulo

10/06/2024

"Para haver inclusão, é preciso intencionalidade"

07/06/2024

IBGC lança o Código das Melhores Práticas no Núcleo Espírito Santo

06/06/2024

IBGC promove o Conexão Governança Rio de Janeiro