IBGC inicia processo eleitoral 2022 para coordenação de seus capítulos regionais

Gerente de Capítulos do instituto, Lucas Legnare, explica como associados do IBGC podem se candidatar. Conheça as etapas

  • 03/06/2022
  • Gabriele Alves
  • Capítulos

O IBGC iniciou em 2 de junho o processo de eleição dos membros da coordenação de seus Capítulos para o mandato 2022-2025. Assim, associados do IBGC pessoas físicas e representantes de associados pessoas jurídicas que sejam residentes, domiciliados ou sediados na jurisdição do Capítulo para o qual tem interesse em se candidatar podem encaminhar ao instituto até 20 de junho sua ficha de candidatura. É necessário também que todos os interessados estejam em situação associativa e financeira regular.

Os Capítulos do IBGC

Os Capítulos Regionais do IBGC são canais de ampliação da atuação do instituto em todo o território nacional compostos por associados locais. Atualmente, há nove capítulos com suas respectivas áreas de abrangência:

◉ Brasília/Centro-Oeste (DF, GO, MT, MS, TO e RO)
◉ Ceará (e área de abrangência – AM, MA, PA e PI)
◉ Interior Paulista
◉ Minas Gerais
◉ Paraná
◉ Pernambuco (área de abrangência – AL, PB, RN e SE)
◉ Rio de Janeiro (área de abrangência – ES)
◉ Rio Grande do Sul
◉ Santa Catarina

Esses Capítulos conectam os agentes de governança locais, suas expectativas e particularidades da região em que estão à estratégia do IBGC de contribuir com o desempenho sustentável e perene das organizações por meio da geração e disseminação de conhecimento das melhores práticas em governança corporativa, indo além dos limites da cidade de São Paulo, onde está localizada sua sede. As atividades desenvolvidas pelos membros do Comitê Coordenador são voluntárias e qualquer função é sempre exercida em caráter pro bono.

"Os capítulos têm um papel muito importante de capilaridade da causa da governança corporativa. Ao mesmo tempo, planejam e concretizam iniciativas específicas de forma voluntária, proativa e estruturada, levando em conta os desafios locais”, conta Lucas Legnare, gerente de Capítulos do IBGC.

Eleições 2022 nos Capítulos: o que muda?

De acordo com o novo Regulamento dos Capítulos, aprovado pelo conselho de administração do instituto em dezembro de 2021, os Comitês Coordenadores serão compostos por no máximo 5 membros sendo até 3 membros indicados pelo Conselho de Administração do IBGC e até 2 membros eleitos em Assembleia Geral Especial (AGE). Lucas explica que entre as mudanças do regulamento está o tempo de mandato da coordenação. "O novo regulamento prevê que os membros do Comitê Coordenador de cada Capítulo terão mandato de dois anos, podendo exercer até dois mandatos de forma consecutiva. No entanto, excepcionalmente nas eleições de 2022, o mandato previsto é de três anos". 

Segundo Lucas, essa foi uma escolha aprovada pelo CA para priorizar a alternância anual entre as eleições do conselho de administração do IBGC e a eleição dos coordenadores de capítulos regionais. “Com esta escolha, teremos a partir de então a eleição de capítulos acontecendo um ano após a eleição do conselho de administração. Como este último é responsável por indicar até 3 coordenadores, haverá tempo hábil para o conselho exercer sua prática de decidir em favor da organização como um todo”.

Outra mudança está relacionada à ficha de candidatura necessária para que os associados dos capítulos demonstrem interesse. Antes, ao abrir o processo de candidatura, já eram divulgados os candidatos indicados pelo conselho de administração do IBGC. “Todos que tiverem interesse precisam preencher esta ficha. E todos os candidatos são incentivados a obter até 3 declarações de apoio feitas por associados do IBGC, por meio do Formulário de Declaração de Apoio que deve ser submetido até 20 de junho também”.

O conselho, apoiado pelo Comitê de Pessoas, deve levar em conta em sua indicação uma série de critérios previstos no regulamento. Entre eles a disponibilidade de tempo do candidato; o conhecimento e experiência prática em governança corporativa, conselhos de administração, governança familiar ou outros temas estratégicos para o IBGC. Além de equidade e diversidade de perfis e experiências.

Após a indicação do conselho, os candidatos não indicados serão consultados se desejam seguir com o processo eleitoral. Os membros indicados pelo conselho de administração do IBGC serão divulgados em 4 de julho de 2022, mesma data de convocação das assembleias.

Votação em assembleia

As assembleias para eleição de até dois membros da coordenação serão realizadas exclusivamente em formato digital, ao longo do mês de agosto, onde participam associados dos respectivos capítulos. Os interessados em se candidatar para compor o comitê de coordenadores dos capítulos devem considerar que, entre seus deveres, estão o de conhecer o IBGC, suas temáticas e recomendações, atuar com proatividade, independência e objetividade. Anualmente, os membros eleitos são avaliados por seus pares e pela gestão do IBGC, que envia feedbacks sobre o trabalho realizado.

Os capítulos se estabelecerão com a presença de, no mínimo, 3 membros, havendo entre eles, obrigatoriamente, o coordenador-geral e o vice-coordenador. “Todo associado que tiver interesse em contribuir de maneira voluntária com esse processo de capilarização do IBGC ao longo do país é bem-vindo a se candidatar”, encoraja Lucas.

Para conhecer outras informações sobre a atuação dos Capítulos do IBGC clique aqui.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

18/04/2024

Programa Diversidade em Conselho: IBGC inicia 8ª edição

17/04/2024

Confira como foi o Seminário de Finanças e Governança em MG

17/04/2024

Deborah Wright é eleita presidente do conselho de administração do IBGC

16/04/2024

Compliance e integridade corporativa são temas de fórum no IBGC

15/04/2024

Conheça os novos espaços colaborativos do IBGC

15/04/2024

“Investir na diversidade de lideranças cria um efeito positivo”