Da informação à formação em governança

Em entrevista, Adriane de Almeida fala dos planos para programas de capacitação do IBGC em 2020

  • 17/01/2020
  • Equipe IBGC
  • Bate-papo
backgroundImageAlt1

Adriane de Almeida, diretora de Desenvolvimento do IBGC

Os aspectos comportamentais dos agentes responsáveis pela implementação das práticas de governança nas organizações ganharão destaque nos programas de formação do IBGC este ano. Responsável pelas áreas de Cursos, Eventos e Certificação do instituto, a diretora de Desenvolvimento Adriane de Almeida explicou que a entidade pretende intensificar o processo de formação em governança, ajudando a moldar o que ela chamou de uma postura de governança.

“A cultura de um país não pode ser modificada apenas com informação, o comportamento das pessoas também deve ser trabalhado em busca de uma melhora dos processos de governança”, disse. Adriane destacou ao Blog as conquistas de suas equipes em 2019 e os projetos desenhados para 2020. Veja o bate-papo completo:

IBGC: Quais foram as principais atividades desenvolvidas no ano passado?

Adriane de Almeida: Ano passado foi um importante período de fechamento e consolidação de metas para o IBGC. Em Cursos, por exemplo, tivemos 59 turmas in-company, foram 893 horas de aula e 1.727 alunos apenas nessa modalidade. Em cursos abertos, oferecemos 76 turmas, 2.140 horas de aula e formamos 2.247 alunos.

Oferecemos nove novas opções de formação em 2019, entre elas temas como startups, apresentações para conselho, comitê de Auditoria, fiscalização e controles e governança familiar. Produzimos novos materiais de apoio, avançamos na capacitação de instrutores, com um programa específico de formação também previsto para 2020, e demos início aos módulos de ensino a distância.

Também tivemos novidades na área de Certificação? 

Em Certificação, vimos um aumento expressivo de profissionais certificados atuando como conselheiros em companhias abertas, de 155 em 2018 para 173 (número ainda em fechamento) em 2019, os quais ocupam um total de 247 assentos. Isso indica um avanço da representatividade do Programa de Certificação de Conselheiros IBGC (CCI). Além disso, tivemos um bom número de profissionais que se certificaram na categoria Conselheiro Certificado IBGC Experiente (CCIe): 38. O CCIe reúne os profissionais certificados que já atuam em conselhos bem estruturados. No total, o programa possui agora 1.140 profissionais certificados: 853 para conselhos de administração e outros 287 para conselhos fiscais.

Em 2019, 73 novas empresas também se cadastraram para acessar o Banco de Conselheiros do IBGC, plataforma com currículos de profissionais qualificados e certificados pelo instituto. Essa mesma equipe desenvolveu ainda o conteúdo e as regras para o processo de seleção do novo certificado do IBGC para profissionais de Comitês de Autoria (CoAud), com previsão de lançamento para este ano.

Quais os avanços na criação e realização de eventos do IBGC?

Em Eventos passamos a transmitir muitos de nossos eventos e encontros presenciais pela internet, o que beneficiou também a participação e interação dos Capítulos do IBGC, democratizando ainda mais nosso conteúdo, uma vez que todo esse material segue disponível em nosso canal no YouTube. Ao todo, organizamos 172 eventos, 86 deles em Capítulos.

Para o Congresso do IBGC deste ano, a equipe também está preparando novidades que ampliem o alcance do trabalho do instituto para o público interessado em governança, para além da programação paralela gratuita que aconteceu pela primeira vez em 2019.

E quais os planos para este ano?

Em Certificação pretendemos fechar detalhes do projeto de certificação CoAud, que deve ser beneficiado e acelerado pela finalização do trabalho de branding que o instituto está desenvolvendo com auxílio da Interbrand. Também contaremos com um novo sistema de cadastro, cumprindo as atividades previstas pelo plano estratégico. 

Também teremos novidades na trilha de cursos de empresas familiares, com foco nas modalidades in-company e a distância, mais sete cursos novos. A ideia é que a maior parte dos nossos programas do IBGC sejam blended, com módulos presenciais e online. A mudança forte dos cursos estará no foco da informação para a formação em governança. Queremos uma mudança de mindset sobre governança, com bastante destaque para aspectos comportamentais.

Devido ao sucesso das jornadas técnicas para Israel, projeto executado em parceria com a área de Vocalização e Influência, o IBGC dará continuidade as viagens exploratórias internacionais. Com duas JTs programadas para o Canadá ainda no primeiro semestre. E vale assinalar que boa parte dos participantes das jornadas são professores do instituto, que mostra sua contínua atualização sobre boas práticas de governança..

Estamos nos preparando agora para mais um ciclo estratégico, mas as mudanças já começaram: com conteúdos mais colaborativos, disseminação mais ampla do conhecimento, com cursos a distância e novas formas de compartilhar com a sociedade uma governança cada vez melhor.

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC

25/04/2024

IBGC participa do Web Summit Rio 2024

25/04/2024

Conheça novos títulos do Portal do Conhecimento

24/04/2024

A prática do princípio da integridade em uma visão estratégica

23/04/2024

IESBA divulga consulta pública sobre novo código de ética

23/04/2024

Veja quem são os profissionais certificados pelo IBGC em março

22/04/2024

Como construir um ambiente de trabalho mais saudável?