Artigo apresenta três estratégias que têm dado certo frente à Covid-19

Material foi elaborado com base em pesquisa da Insead com mais de 300 CEOs de nove países sobre efeitos da pandemia

  • 31/07/2020
  • Equipe IBGC
  • Portal do Conhecimento

Para descobrir como a pandemia afeta os líderes empresarias, a Insead entrevistou mais de 300 CEOs e conduziu mais de 30 entrevistas na Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Irlanda, Polônia, Rússia e Reino Unido. O resultado da pesquisa está exposto no artigo Three CEO Strategies to Guide Companies Through Crises , de Stanislav Shekshni, e é um dos destaques de julho no Portal do Conhecimento do IBGC.  

O material reforça que, assim como crises globais anteriores, a pandemia de coronavírus passará. No entanto, o impacto decorrente da condução de líderes empresariais atuais irá perpetuar pelos próximos anos. Para que o legado seja positivo, a pesquisa reuniu três estratégias que têm dado certo, na visão dos entrevistados: ser assertivo, mas compassivo; estar habilitado; e ser justo, transparente e acessível. 

A publicação O Papel do Profissional de Governança no Aprimoramento do Desempenho dos Conselhos de Administração , elaborada pela Comissão de Secretaria de Governança Corporativa do IBGC, é outra novidade do Portal do Conhecimento. O documento aborda desde a função do conselho de administração até práticas que envolvem sua avaliação, passando por planos de melhorias, até a capacitação de membros para um melhor desempenho do órgão.

Confira outras publicações inseridas no Portal do Conhecimento do IBGC em julho:

Pratique ou Explique –  pesquisa Uso do Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas (2020) apresenta o nível de utilização do Informe de Governança por parte dos investidores, bem como sua percepção e informações para embasar propostas de mudanças aos reguladores.

Segurança  na reabertura: exemplos de práticas de empresas essenciais –  documento elaborado pela McKinsey & Company apresenta ideias para as empresas se prepararem para as boas-vindas a funcionários e clientes ao final da pandemia da Covid-19.

Pesquisa  nacional: Como será o retorno aos escritórios –  levantamento da KPMG traz a opinião de 722 empresários de todo o Brasil sobre expectativas em relação a aspectos que deverão ser observados no retorno às atividades presenciais.

ESG em tempos de crise –  material da KPMG aborda a importância de incorporar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), aspectos cada vez mais reforçados por investidores institucionais. 


Portal do Conhecimento

Lançado em 2018, o Portal do Conhecimento do IBGC reúne o conteúdo desenvolvido pelo instituto, por parceiros nacionais e internacionais, além de autores selecionados. Atualmente são parceiros de conteúdo: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Deloitte, EY, Fundação Getulio Vargas (FGV), Global Network of Director Institutes (GNDI), International Finance Corporation (IFC), Integrated Reporting, Insead, KPMG, Korn Ferry, McKinsey, National Association of Corporate Directors (NACD), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Rumo, PwC, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Revista RI e Spencer Stuart.

Confira as últimas notícias do Blog IBGC