Acompanhe em julho os eventos internacionais do Chapter Zero

Questões de deveres e riscos legais das empresas frente à redução de emissões de carbono serão discutidas

  • 24/06/2021
  • Equipe do IBGC
  • Eventos

Durante o mês de julho, o papel dos conselhos em relação às mudanças climáticas e o futuro dos negócios continuará a ser debatido. Assim como ocorreu em junho, o Chapter Zero vai promover uma série de eventos para discutir as questões climáticas à luz das estratégias corporativas. A iniciativa é parte integrante da rede de organizações que mobilizam a alta gestão em prol da questão da redução de emissões de carbono no Planeta. 

No Brasil, o Chapter Zero Brazil – The IBGC Climate Forum tem como um dos objetivos divulgar os trabalhos sobre o tema ao redor do mundo. Neste mês de julho, o IBGC destaca eventos que vão desde a apresentação de melhorias na governança para as empresas adaptarem-se à responsabilidade ambiental, até riscos e deveres legais que orbitam sobre o tema. Todos os eventos podem ser acompanhados on-line.

Veja a seguir alguns dos webinars internacionais do Chapter Zero em julho:

1) Planning Ahead: Climate and Annual Reporting. Data: 1º/07. Neste webinar, o Conselho de Relatórios Financeiros (Financial Reporting Council - FRC) fornecerá uma perspectiva regulamentar, com orientações práticas para os conselhos de administração em matéria de relatórios. O evento também contará com a participação de uma empresa que criou recentemente a posição de Head of TCFD Implementation - um novo papel para a organização e parte da sua abordagem para melhorar a governança interna e os processos de gestão de risco.
Para saber mais informações sobre o evento, clique neste link.

2)  Primer on Climate Change: Director 's Duties and Climate Obligations. Data:1º/07 Este webinar, que tem o apoio do Chapter Zero Brazil, promoverá um painel formado por profissionais da área jurídica, conselheiros e investidores que compartilharão conhecimento sobre os riscos e deveres legais associados às alterações climáticas que os membros de conselho devem compreender e agir. A ideia é orientar sobre o modo como as empresas devem agir para alcançarem a resiliência e o sucesso do seu negócio, num mundo de carbono zero.
Para saber mais informações sobre o evento, clique neste link

3)  UK Business Climate Leaders’ Summit. Data 7/07. Este webinar apresentará, como preparação para a COP26, as empresas britânicas que já estão tomando medidas climáticas ambiciosas através do compromisso com o Race to Zero e explorará as ações que as demais empresas britânicas podem tomar para contribuir para que o Reino Unido alcance suas ambiciosas metas carbono zero
Para saber mais informações sobre o evento, clique neste link.

4)  Corporations and Climate: What Every Board Director Needs to Know. Data 13/07.   Há uma pressão crescente dos acionistas, outras partes interessadas e reguladores para uma maior ação e maior divulgação sobre o tema da mudança climática. Neste webinar, irá se discutir o papel do conselho de administração na condução deste tema em suas empresas. 
Para saber mais informações sobre o evento, clique neste link 

5) The Russian retail sector and climate change: challenges and opportunities for board members. Data: 15/07. Neste webinar, será discutido como os efeitos da mudança climática já estão sendo sentidos em todo o setor varejista na Rússia. Na cadeia de fornecimento global, as mudanças nos padrões e eventos climáticos mais extremos estão forçando os produtores a se adaptarem às novas práticas e tecnologias agrícolas, forçando os varejistas a ajustar suas cadeias de fornecimento e a consequente implicação em qualidade, preço e disponibilidade das mercadorias que estão crescendo a cada ano.
Para saber mais informações sobre o evento, clique neste link  

6) Legal Primer on Climate Change: Directors’ Duties and Disclosure Obligations. Data: 15/7. Este evento reúne especialistas jurídicos, conselheiros, diretores e investidores com objetivo de esclarecer como os conselhos devem interpretar suas obrigações legais diante das mudanças climáticas que, cada vez mais, evoluem de uma questão ambiental para uma questão crítica e de supervisão do conselho de risco. A ideia também é debater como compreender o conceito de “conselho responsável”, diante de um risco sistêmico que a economia global enfrenta como é o caso do tópico de mudanças climáticas. O painel marca o lançamento dos eventos Primer on Climate Change do Chapter Zero, na América do Norte. Para saber mais informações, acesse este link

7)  Director 's Duties and Climate Change: Primer on Climate Governance – Part IV. Data: 22/07.  Os conselhos de administração são, em última instância, responsáveis perante os acionistas. Diante das ameaças das mudanças climáticas, as funções dos conselheiros são cada vez mais variadas e sofisticadas. Neste webinar serão discutidas as mudanças deste contexto, em que os conselheiros serão responsabilizados por sua gestão dos riscos climáticos pelas partes interessadas internas e externas às suas organizações.
Para saber mais informações sobre o evento, clique neste link 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC