Em Davos, CGI lança guia para conselheiros sobre transição climática

Publicação foca no alinhamento urgente entre preservação dos recursos naturais e estratégia de negócios

  • 20/01/2023
  • Gabriele Alves
  • Pelo Mundo

O Fórum Davos 2023 com o lema “Cooperação em um Mundo Fragmentado" reuniu de 16 a 20 de janeiro mais de 100 países para debater os temas que orbitam a economia global. Entre as organizações presentes estava a Climate Governance Initiative, vinculada ao Fórum Econômico Mundial, organizador do evento, e que no Brasil é representada pelo IBGC, enquanto Chapter Zero Brazil.

Na ocasião, a CGI, que possui o trabalho de sensibilizar e capacitar conselheiros para enfrentar a emergência climática, lançou o guia The Chairperson's Guide to Valuing Nature que explora os riscos e oportunidades relacionados à perda dos recursos naturais e descreve as principais etapas que os conselheiros e demais executivos podem adotar para incorporar a natureza como essencial à estratégia de negócios.

Sobre o conteúdo

O material foi desenvolvido em colaboração com a Deloitte e possui como mensagem principal o quanto conselheiros têm responsabilidade em incorporar a importância da natureza na tomada de decisão diária de seus negócios. Também parte da premissa que, embora as empresas dependam da natureza para todas as atividades, elas a subestimam e a negligenciam como um ativo, levando a más decisões de negócios com relação ao mundo natural.

No entanto, o risco que as empresas correm com isso é declarado: a perda de biodiversidade e a falta de ação para solucionar o problema pode resultar no aumento dos preços das commodities, perda de empregos, aumento dos requisitos regulatórios, instabilidade política e falha em atingir as metas de redução de emissão de carbono.

Ao reconhecer a necessidade de valorizar e proteger a natureza como essencial para o objetivo do negócio, os membros do conselho podem ajudar a criar maior valor para todas as partes interessadas, ao mesmo tempo em que reforçam a resiliência física e comercial de sua organização. O guia estabelece as bases para as empresas definirem e atingirem suas metas, incluindo 5 passos:

1. Entender por que a natureza é importante
2. Fazer um balanço das atividades comerciais atuais
3. Localizar as interfaces com a natureza no negócio
4. Identificar os próximos passos
5. Comunicar

Para acessar o guia completo, clique aqui

Conheça o Chapter Zero Brazil, que tem tem o compromisso de promover conteúdos e eventos para informar, trocar ideias e compartilhar experiências sobre ações que minimizem as mudanças climáticas, em prol do planeta.

Leia ainda: Chapter Zero Brazil celebra seu 1º aniversário

Confira as últimas notícias do Blog IBGC