Seis motivos para adotar práticas de governança em companhias de capital fechado

Preservação do valor da empresa e administração efetiva de conflitos são alguns dos benefícios

  • 24/10/2019
  • Mayara Baggio
  • Cursos

A adesão de boas práticas de governança corporativa em negócios de capital fechado pode representar um potencial positivo imediato e de longo prazo para as empresas. Com base no caderno do IBGC Boas práticas de governança corporativa para empresas de capital fechado – um guia para sociedades limitadas e sociedades por ações fechadas, selecionamos seis motivos para adoção de melhores práticas de governança neste tipo de companhia, acompanhe:


1) Preservação e otimização de valor 

A implementação de boas práticas de governança pode facilitar e contribuir em melhorias nos processos de tomada de decisões empresariais, além de reduzir a ocorrência de fraudes, agregando valor à empresa e reduzindo seu custo de capital. Finalmente, contribuindo para sua longevidade. A organização também tende a ser vista de forma positiva por seus stakeholders.

2) Melhorias de gestão 

A eficiência do modelo de gestão depende da qualidade das decisões, da eficiência dos processos e do comprometimento dos recursos humanos envolvidos, além dos mecanismos, estruturas de monitoramento e controle existentes na empresa. O desenvolvimento de uma estrutura organizacional que se oriente pelas boas práticas de governança, qualquer que seja o estágio, grau de maturidade e características da companhia, contribui para uma maior eficiência administrativa. 

3) Acesso a recursos financeiros e não financeiros

Maior transparência por parte das companhias reforça a confiança dos financiadores e facilita o acesso a recursos financeiros e a identificação de melhores condições de negócios junto a clientes, bancos, investidores e potenciais parceiros. Caso a empresa considere acessar recursos no Mercado de capitais, uma boa estrutura de governança acelera e facilita tal iniciativa. Tratando-se de recursos não financeiros, as boas práticas auxiliam no recrutamento e retenção de colaboradores e reforçam positivamente sua marca, imagem e outros intangíveis empresariais.

4) Longevidade e sustentabilidade

A boa governança propicia uma reflexão sobre os ciclos de crescimento, maturidade e reorientação das atividades empresariais e promove uma gestão alinhada com valores e visão estratégica de longo prazo, facilita a identificação monitoramento e mitigação de riscos e desenvolve, inova e antecipa tendências de ordem ambiental, social, legal e institucional. 

5) Administração de conflitos de interesse de forma mais efetiva

A existência de conflitos é uma realidade que pode comprometer os resultados e a sobrevivência das empresas. Práticas de governança ajudam a mitigar a ocorrência de conflitos relativos às questões sucessórias de gestão e propriedade. Regras claras são fundamentais para alinhar interesses e evitar a confusão de papeis, protegendo a companhia de conflitos organizacionais, societários e familiares.

6) Avaliação permanente de propósito

A implementação de ações de governança contribui para que o conjunto de valores, princípios e propósitos da companhia seja formalmente explicitado, avaliado e ajustado, auxiliando na geração de valor para o negócio e sua continuidade. 

Confira as últimas notícias do Blog IBGC

28/03/2024

Agenda de Vocalização e Influência: confira destaque

28/03/2024

Associados elegem o novo conselho de administração do IBGC

27/03/2024

Capítulo Santa Catarina sedia Seminário Sul e comemora 10 anos

26/03/2024

Pesquisa IBGC analisa diversidade de gênero e raça

26/03/2024

Startups: recomendações práticas para enfrentar desafios

25/03/2024

Novidades no Portal do Conhecimento