"Velocidade exponencial das mudanças traz oportunidades para a sociedade"

Presidente do conselho de administração do IBGC, Henrique Luz, dá início ao 7º Encontro de Conselheiros em São Paulo

  • 24/06/2019
  • Mayara Baggio
  • Encontro de Conselheiros
backgroundImageAlt1

Presidente do conselho de administração do IBGC, Henrique Luz, durante a abertura do evento. Crédito: Hara Fotógrafo

"Diante das novas tecnologias e formas de fazer negócios, o ritmo e a escala da disrupção criam oportunidades com velocidade sem precedentes. Ou a empresa adota a inovação ou corre o risco de ficar para trás", afirmou o presidente do conselho de administração do IBGC, Henrique Luz, durante a abertura oficial da 7º edição do Encontro de Conselheiros do IBGC, em São Paulo. Para ele, essa velocidade exponencial das mudanças traz desafios, mas também oportunidades para a sociedade.

Sob a temática "Conselhos que transformam", mais de 300 conselheiros de administração participaram na segunda-feira (24 de junho) do evento. Na ocasião, Luz defendeu a análise desses novos paradigmas como um aspecto essencial para a reavaliação constante das estratégias das companhias.

"É sabido que a vontade da disrupção está na agenda da maioria dos conselhos, mas essa vontade não é o suficiente. Os investidores esperam que os CEOs inovem para impulsionar o sucesso da organização a longo prazo e, ao mesmo tempo, naveguem pela perturbação de concorrentes inesperados", explicou.

O presidente do conselho do IBGC disse ainda que os conselheiros devem estar confortáveis em um ambiente que lhes é desconfortável, que é o ambiente de mudança constante. "As inovações chegam para que possamos compreender melhor e nos aproximar de nossos clientes e parceiros e isso deve ser feito rapidamente", disse Luz.

Sobre a atuação do IBGC, Henrique Luz explicou que o instituto está trabalhando em diversas frentes. Apenas no ano passado, o IBGC lançou mais 15 publicações, além da realização de cursos de profissionalização e atualização, jornadas técnicas internacionais, encontros nas principais capitais do país e desenvolvimento constante de pesquisas. Ainda em 2019, o IBGC lançará uma certificação para profissionais que atuam em comitês de auditoria.

O 7º Encontro de Conselheiros é uma iniciativa do IBGC, com patrocínio da B3, KPMG, Bradesco e Itaúsa e apoio da Mediastream e do WomenCorporateDirectors (WCD).

Confira as últimas notícias do Blog do IBGC